Programa visa garantir a dignidade menstrual para todas as mulheres, concedendo absorventes em farmácias credenciadas.
A Prefeitura de Trizidela do Vale deu início ao Programa Dignidade Menstrual, uma iniciativa do governo federal que visa fornecer absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica. A Secretaria municipal da Mulher promove ação de cadastramento na Casa da Mulher Trizidelense.
"Nosso papel, enquanto gestora de políticas públicas para as mulheres, é estar trabalhando, oportunizando, fomentando essa política e inserindo essa mulher no mercado de trabalho. Nós estamos durante todo esse mês com o cadastro do programa Dignidade Menstrual, onde as mulheres entre 10 e 49 anos tem acesso a receber absorvente nas farmácias credenciadas pelo governo federal", explica a secretária da Mulher, Dina Selma, sobre o programa que é uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério das Mulheres.
Meninas e mulheres sem acesso à internet pode recorrer a Casa da Mulher de Trizidela do Vale, onde uma equipe técnica está à disposição para efetuar o cadastro deixar toda e qualquer mulher apta a receber o benefício. "Chamamos nossa assistente social, e a equipe da Secretaria para estar realizando esse cadastro. Para facilitar, nós abrimos as portas da Casa da Mulher para ajudar essa mulher a se cadastrar", ressalta Dina Selma.
Para efetivar a participação no programa Dignidade Menstrual é necessário apresentar documento com foto, estar inscrita no CadÚnico, ser declarado como baixa renda, integrante da rede pública de ensino ou se encaixar no quadro de situação de vulnerabilidade.
A secretária também acrescenta que esta prestação de serviço se estenderá à zona rural de Trizidela do Vale, onde haverá atendimento às mulheres.