O curso de formação começou com os conselheiros tutelares e agora chega ao segundo momento.
A Prefeitura de Trizidela do Vale, em parceria como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove a segunda etapa do processo de capacitação com todos os atores da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
"A capacitação está acontecendo para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes. Foi realizada a capacitação do conselheiros tutelares do município Trizidela do Vale e, desta forma, estamos voltando o dinheiro que foi aplicado no Fundo da Criança e Adolescência, de forma a qualificar os profissionais para atender todas as crianças e adolescentes no município", frisa Ana Menezes, presidente do CMDCA.
A palestrante Socorro Régis detalha este segundo momento de formação dos operadores de sistema de garantia de direitos da criança e adolescente. "Hoje é direcionado para a rede de proteção, sistema de garantia, que são os órgãos governamentais, poder público, e a sociedade civil. Esse momento está sendo focado para qualificar, trazer as atualidades de conhecimento desse trabalho em equipe, como melhorar, como estabelecer um fluxo e protocolo para melhorar a política de atendimento dentro do município. Foram convocadas as instâncias para se fazer aqui presente e estarmos aqui levantando as questões e trabalhando a formulação e execução da política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente", explica.
"Hoje, estamos aqui mostrando assim a nossa transparência. Esse Fundo, nós recebemos doações para nós tivéssemos estar investindo em nossas crianças e adolescentes. Só temos a agradecer os parceiros que fizeram essa doação, a Prefeitura de Trizidela do Vale e a todos que fazem parte da Secretaria de Assistência Social", complementa Rose Silva, secretaria municipal de Assistência Social.
"Estamos aqui como representante da sociedade civil e também como membro do CMDCA. Trata-se de um momento muito especial em nossas vidas, onde de forma muito clara estamos desenvolvendo a prática de contratar os recursos dos fundos aplicados para cuidar bem das nossas crianças e adolescentes", finaliza o pastor Samuel.