A gente também vai trabalhar o Sistema de Informação da Infância", diz palestrante.
Durante três dias, a Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), oferta uma capacitação para os conselheiros tutelares do município, sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA).
O SIPIA é um sistema que registra informações e dados sobre os direitos fundamentais da infância e adolescência, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo essencial para a atuação dos Conselhos Tutelares.
A palestrante Socorro Régis enfatiza que a Prefeitura fornece subsídios necessários para regular a utilização do SIPIA pelos membros do Conselho Tutelar. "Dentro dessa capacitação, a gente apresenta todo o conteúdo acerca das atribuições, das competências do conselheiro tutelar. A gente também vai trabalhar o Sistema de Informação da Infância, onde eles vão estar treinando. Esse sistema apresenta todos as informações acerca de todos os atendimentos que o Conselho Tutelar do município registra. Vamos estar treinando os conselheiros a como utilizar. A gente vai estar trabalhando o atendimento humanizado do próprio Conselho Tutelar, como trabalhar em equipe, como trabalhar com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e enfatizando sempre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a legislação que rege a conduta do conselheiro tutelar, que vai garantir e promover a defesa dos direitos", explica.
O curso qualifica os conselheiros tutelares a desempenhar seu papel de forma mais otimizada e eficaz. "Queremos agradável a Prefeitura de Trizidela do Vale, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, por estar nos proporcionando essa capacitação, que irá contribuir com as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. É um curso muito importante que irá nos capacitar. São três dias de capacitação. Iremos trabalhar com uma grande ferramenta e exercer um belo trabalho", pontua o conselheiro tutelar Arysson Nava.