NOTÍCIAS

08-MAI-2024

Encontro da Saúde, Assistência e Conselho da Criança define metas e viabiliza caminhada contra violência sexual infantil

O Dia D da Campanha de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes ocorrerá no próximo 18 de maio.

#Saúde POR JOSÉ RIBAMAR 08 DE MAIO DE 2024

Foi realizado em Trizidela do Vale o Encontro de profissionais da Saúde e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como objetivo apontar as ações de atenção primária que venham garantir um atendimento de melhor qualidade à sociedade. A reunião mensal foi especial neste mês de maio, pois tratou ainda da Campanha de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, que trouxeram mais detalhes sobre o programa do governo do Maranhão, ‘Cuidar de Todos'.

A secretária municipal de Saúde, Fabiana Meireles, explica que neste encontro são analisados os processos de trabalho e traçados os objetivos para os próximos períodos. "Dessa forma a gente melhora nossa assistência e atendimento. Também para ter educação e saúde permanente, orientar os nossos profissionais que precisam oferecer atendimento de melhor qualidade. O programa ‘Cuidar de Todos', disponível pelo governo do Estado, vem para nos mostrar o panorama dos nossos municípios com vários indicadores, para a gente olhar como estamos e onde precisamos melhorar", afirma a secretária.

"Estamos com a campanha de proteção a crianças vítimas de violência. Nosso município trabalha de forma intersetorial, no qual a Secretaria de Saúde tem sido parceira nessa ampliação das políticas públicas de proteção à criança ao adolescente. Estamos com o cronograma desde o dia 2 de maio ao dia 31 com ações que envolvem todas os setores: Educação, Assistência, Saúde, juntamente com o Ministério Público e o o Poder Judiciário para que essa campanha seja visibilizada de forma ampliada", destaca Ana Menezes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDC).

O Dia D da Campanha de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes ocorrerá no próximo 18 de maio, com concentração na praça Santo Antônio de Pádua, onde haverá atividades de conscientização, panfletagem e outros. Os participantes farão uma caminhada até o Centro de Trizidela do Vale.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Arlene Freitas, ressalta a pauta deste Encontro. "Uma reunião de alinhamento do processo de trabalho, para a gente repassar quais as nossas ações, quais os nosso objetivos, e hoje estamos recebendo duas equipes, da Assistência Social, que vem falar para a gente da campanha de proteção e combate à violência sexual à criança e ao adolescente. Também estamos recebendo a equipe da regional de Saúde, o gestor com a Assessoria do Estado, que vem passar para a gente sobre o programa ‘Cuidar de Todos', que veio para fortalecer a atenção primária, trazendo quais são nossos objetivos dentro da população", explica.

Compartilhando as iniciativas estaduais de apoio ao município, Otacílio Fernandes, gestor regional de Saúde, participou do evento e destaca esta característica proativa da gestão trizidelense. "A gente recebeu o convite para estar aqui neste evento em Trizidela do Vale. Nós representando o Estado, através da Secretaria de Saúde, viemos prestar apoio nesse evento que trata das ações da atenção primária no município. A gente percebe o empenho de cada profissional. Viemos também tratar de um programa muito importante, o ‘Cuidar de Todos', viemos para trazer um pouco das informações, como o programa funciona, qual a importância, quais os benefícios, então a Regional tem esse papel na aproximação com os municípios. Estamos enriquecendo mais ainda as ações do município com apoio da Regional. Estamos dando toda a condição para que o município se empenhe mais nas ações e faça para que a população sinta-se satisfeita", finaliza.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Prefeito Há 8 dia(s)

Prefeito e primeira-dama prestigiam Domingão da Mamãe Premiada em Trizidela do Vale

Evento realizado pela gestão municipal chegou ao quarto ano consecutivo com sorteio de prêmios.

#ConselhoTutelar Há 8 dia(s)

Rede de proteção recebe capacitação sobre sistema de garantia de direitos da criança e adolescente em Trizidela do Vale

O curso de formação começou com os conselheiros tutelares e agora chega ao segundo momento.

#ConselhoTutelar Há 13 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale oferta curso de capacitação para conselheiros tutelares

“A gente também vai trabalhar o Sistema de Informação da Infância", diz palestrante.

#Saúde Há 17 dia(s)

Ação das Secretarias de Assistência Social e de Saúde distribui enxovais e leva informações a gestantes trizidelenses

As mamães participaram de roda de conversas sobre saúde bucal e pré-natal.

#Infraestrutura Há 17 dia(s)

Recuperação de estrada do Povoado Centro do Meio é realizada pela Prefeitura de Trizidela do Vale

“Mesmo com as dificuldades, temos que trabalhar para deixar as comunidades assistidas”, afirma secretário de Infraestrutura.

#Infraestrutura Há 19 dia(s)

Prefeito Deibson Balé visita a Rua Soraia onde obra de drenagem está em ritmo acelerado

“Nossas equipes estão trabalhando, efetuando suas atividades, de modo que o povo possa ter mais comodidade, mais trafegabilidade”, afirma o gestor.

#Infraestrutura Há 22 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale renova drenagem com substituição de manilhas na Rua Soraia

“Aqui é um fluxo muito grande, e essa obra só vai beneficiar as pessoas que passam pelo local”, afirma secretário de Infraestrutura.

#Cultura Há 24 dia(s)

Cultura apoia roda de capoeira em celebração que reuniu mestres e amantes desta arte em Trizidela do Vale

“A gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social”, afirma secretário Chagas Melo.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito