21-NOV-2019

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE TRIZIDELA DO VALE FOI EMPOSSADO COMO UM DOS MEMBROS DO COLEGIADO CBHRM

#MeioAmbiente POR THONY MARANHÃO 21 DE NOVEMBRO DE 2019
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim realizou nos dias 20 e 21 deste mês a posse do colegiado e eleição da Diretoria. Ambos os eventos aconteceram no Auditório do Instituto de Educação ,Ciência e Tecnologia -Iema de Pedreiras.
A posse dos membros do colegiado aconteceu após a eleição, ocorrida no dia 29 de outubro, no município ne Bacabal. Do segmento "Setor Público" foram eleitas 12 instituições; e uma dessas instituições a prefeitura de Trizidela do Vale no qual ali foi representada pelo secretário municipal de meio ambiente Raí Brito, da "Sociedade Civil", foram eleitas 10 instituições e do segmento "Usuários" foram eleitas 17 instituições.
ASSECOM
SOBRE O CBH - Rio Mearim
Os Comitês de Bacia Hidrográfica, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o "Parlamento das Águas", espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.
Comitê é um termo que indica uma comissão, junta, delegação ou reunião de pessoas, para debate e execução de ações de interesse comum. Bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Unindo os dois conceitos: Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) significa o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum - o uso d’água na bacia.
É por meio de discussões e negociações democráticas que os comitês avaliam os reais e diferentes interesses sobre os usos das águas das bacias hidrográficas. Possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para gestão das águas nas bacias, sobretudo em regiões sujeitas a eventos críticos de escassez hídrica, inundações ou na qualidade da água que possam colocar em risco os usos múltiplos da água, conforme assegurados em Lei.

#Saúde Hoje

#Infraestrutura Hoje