Abril é o mês dedicado à conscientização sobre o Autismo.
A Prefeitura de Trizidela do Vale realizou o 6º Seminário sobre o Autismo, um evento essencial para promover a conscientização e a inclusão das pessoas autistas na sociedade. O seminário contou com a presença de diversas autoridades, profissionais da educação e saúde, além de membros da comunidade.
A secretária municipal de Educação, Sônia Abreu, destacou a importância do seminário, enfatizando que abril é o mês dedicado à conscientização sobre o Autismo. Ela ressaltou que o evento foi uma oportunidade para apresentar um balanço das ações. "Nós aproveitamos também esse seminário para apresentar todos os dados do que a gente vem trabalhando com relação à educação especial. Tudo que a prefeitura tem proporcionado aos pais de crianças atípicas e às crianças atípicas. Então são vários os serviços que são oferecidos e a gente tem todo um prazer de realizar esses trabalhos. E esse mês nós já estamos trabalhando a consciência gerando a informação, a informação, gerando empatia e a empatia, respeito", afirmou Sônia.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Corró, também esteve presente e ressaltou a importância do apoio legislativo em eventos como este. "A Câmara não pode ficar de fora de um evento tão significativo. Estamos aqui para apoiar iniciativas que promovam a inclusão", declarou.
Além disso, a secretária de Planejamento, Márcia Maia, representando o prefeito Deibson Balé, expressou sua satisfação em participar desse seminário tão importante para Trizidela do Vale. "Trizidela do Vale é um município que sempre sai na frente nas políticas públicas que venham contribuir com o desenvolvimento e inclusão desses espectros. Que nós possamos aqui juntos buscar mais informações para que a gente possa cada vez mais dar importância e respeito a essas mães e às pessoas com essa necessidade", afirmou.
O 6º Seminário sobre o Autismo foi um passo importante na promoção da inclusão e no combate ao preconceito. A Prefeitura de Trizidela do Vale reafirma seu compromisso em continuar desenvolvendo políticas que garantam direitos e dignidade às pessoas autistas e suas famílias.
"Para nós é uma grande satisfação. Nós não amamos o que nós não conhecemos. Por isso estamos aqui hoje buscando mais informações para que o município de Trizidela do Vale continue desenvolvendo políticas públicas em prol do nosso aluno com deficiência", pontuou Elizabete Santos, coordenadora da Educação Especial de Trizidela do Vale.
Flávia Neres, professora e participante do seminário, comentou sobre a relevância do evento para a equipe docente. "É muito importante que todos nós entendamos sobre o autismo, pois as pessoas autistas estão presentes em todos os segmentos. Quanto mais a sociedade tiver informações tivermos, melhor para praticarmos a inclusão com respeito", disse.