Cuidados aos nossos, desde a disponibilização do transporte, o cadastro, a disponibilização do abrigo seguro e também toda a assistência, disse o prefeito .
O plano de contingência durante a cheia do Rio Mearim é uma estratégia essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população afetada. Este plano envolve a Prefeitura de Trizidela do Vale, a coordenação entre diversas secretarias e órgãos, como Defesa Civil, Assistência Social e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de minimizar os impactos.
O foco da Prefeitura é garantir que as ações sejam rápidas e eficazes, minimizando os danos à comunidade. "Nós ativamos hoje o nosso plano de contingência, prevendo as fortes chuvas, aumento do nível do Rio Mearim, já fizemos a vistoria, já estivemos nas ruas conversando com as famílias e o nosso plano de contingência está ativado, no sentido de reunir todos os secretários para unirmos forças e dar toda a atenção necessária aos nossos trizidelenses como é de costume, nessa época do ano, período de chuva, infelizmente, Trizidela do Vale enfrenta essa realidade todos os anos e a gente aqui. Nós temos plano de contingência que abrange todas as secretarias, hoje também na presença dos nossos vereadores, e isso fortalece essas ações, esses cuidados aos nossos, desde a disponibilização do transporte, o cadastro através da Secretaria de Assistência Social, a disponibilização do abrigo seguro e também toda a assistência necessária dentro dos abrigos. Então, o nosso plano de contingência contempla todas essas ações, esse conjunto de ações que beneficiam diretamente esses cuidados especiais aos amigos que sofrem ano após ano, por conta da cheia do Rio Médio", frisou o prefeito.
O secretária de Defesa Civil, Otone Souza, comentou sobre as ações a serem implementadas. "Essa reunião foi de grande importância a implementação do nosso plano que já tinha feito e agora foi ativado e aqui consta todas as delimitações de cada secretaria dentro do plano, então eles vão passar a conhecer o plano real e o que vão fazer dentro desse período chuvoso que pode vir a inundar várias famílias. Então, todo mundo está com o plano em mãos e agora vai e ler interpretado do jeito que pode ser cumprida a linha e a serviço da nossa população que está sendo atingida", afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosa Silva, confirmou sua disponibilidade da em prol da população trizidelense. "Hoje aqui já nos reunindo com toda a equipe, todos os secretários, colocando o plano de contingência em ação. Nós, enquanto a Secretaria de Assistência, já estamos à disposição da população, caso precisem nos procurem, nós vamos divulgar, a gente tá divulgando o telefone. Vamos ativar também o QG, né, pra que a gente receba as pessoas, pra que a gente possa tentar levar... Peraí, vem, vem, vem, eu começo. Comunicar a população, né, principalmente os ribeirinhos, que todas as secretarias estão à disposição, pra que a gente possa fazer um trabalho com essas famílias que sofreram ou que não vai mais dar sorte. E só avisando que todas as secretarias estavam aqui, estamos à disposição dessa população, pra que a gente possa estar levando a palavra e atendendo essas famílias, na verdade. A Secretaria de Assistência já está toda em ação, buscando essas famílias, fazendo esses cadastros", destacou.