25-ABR-2024

#DefesaCivil POR JOSÉ RIBAMAR 25 DE ABRIL DE 2024

Com o volume de chuvas que incidem sobre o Rio Mearim, a Defesa Civil de Trizidela do Vale está monitorando o comportamento das águas. O órgão, que trabalha em parceria com a Prefeitura, também avalia a situação nas regiões ribeirinhas do município, que são as primeiras a serem afetadas em caso de cheia.

"A gente vem monitorando o rios esse janeiro, quando chegou em fevereiro ele apresentou um grande volume de água, quando chegou em março ele tirou a primeira família chegando a cota de 6,60. Até abril ele aumentou várias vezes e baixou. Nós já tivemos ele com 7,29 e 7,48", relata Otone Sousa, coordenador Defesa Civil de Trizidela do Vale.

As famílias afetadas pelas enchentes deste ano se encontram em alojamentos criados pela Prefeitura de Trizidela do Vale, onde recebem alimentação e cuidados emocionais. "O mês de abril é um mês de grande precipitações. Se eles voltassem, corriam o risco de voltar a ser realocados. Alguns não atenderam nossas solicitações e voltaram, mas ele já estão de novo no abrigo", ressalta o coordenador.

"O prefeito é uma pessoa sensível com esse povo da parte baixo do município. Somos parceiros e qualquer necessidade eles já têm nosso contato. A gente está aqui à disposição de todos eles", finaliza Otone Sousa.