19-ABR-2024

#Educação POR JOSÉ RIBAMAR 19 DE ABRIL DE 2024

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Coordenação da Educação Especial realizou, na escola Frei Germano, em Trizidela do Vale, a quarta edição do Seminário voltado para o Autismo e demais deficiências, com o objetivo de aprimorar o processo de adaptação e integração do aluno no ambiente escolar.

"Nós estamos realizando o nosso quarto seminário sobre autismo. Minha maior satisfação em ver a casa cheia, onde encontramos pais dos alunos, alunos, professores, as demais secretarias, estou muito feliz. Sempre trabalhamos algum evento em relação ao mês de Conscientização Mundial sobre o Autismo", explica Elizabete Santos, coordenadora da Educação Especial de Trizidela do Vale.

A secretária de Educação de Trizidela do Vale, Sônia Abreu, lembrou que a gestão municipal vem garantindo a aplicação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas para essas crianças que precisam de maior atenção e têm direito a uma educação de qualidade.

"Desde que nosso prefeito Deibson Balé assumiu a Prefeitura, ele tem tido um olhar especial para essa área. Em 2021, a gente já inaugurou um Centro de Educação Especializado, com profissional de apoio que venha atender melhor essas dificuldades das crianças especiais. A gente resolveu ampliar e colocar o psicopedagogo na escola mesmo para vivenciar o dia a dia das nossas crianças que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem. Como também os assistentes sociais, ampliamos o trabalho. Nós temos 56 auxiliares de apoio trabalhando, especificamente, com crianças autistas e que apresentem outras especialidades, então a gente tem uma rede de apoio para essas mães, que são lutadoras, guerreiras. Estamos incansáveis nessa luta buscando dar dignidade e melhorar o nível dessas crianças, que elas também têm o direito de aprender", destaca Sônia Abreu.

Adriana Oliveira é mãe do João, que é autista. Para ela, esta é um oportunidade da população entender mais sobre o transtorno do espectro autista. "É de suma importância para esclarecer a todos os moradores do nosso município o quão é importante lutar pelo direito de nossos filhos em relação à escola, às terapias, com relação a tudo que envolve essa crianças. Quem é mãe de autista sabe que é uma luta diária, mas com dedicação e determinação a gente consegue vencer", relata.

"A Prefeitura já faz muito, mas a gente precisa melhorar muito mais. Então esse congresso faz isso. A gente vem trabalhando, e a gente sabe que o município precisa de parcerias. Então as demandas a gente vai levar e vai melhorar. Mas creio que nesses três anos do governo Deibson Balé, a gente já avançou muito nessa área", pontua o secretário Municipal de Planejamento, Charles Bedor.