09-ABR-2024

Prefeitura de Trizidela do Vale instrui artistas sobre incentivo da Lei Paulo Gustavo e oferta oficinas

O secretário de Cultura e Turismo, Chagas Melo, acompanhou o momento que convocou artistas da região.

#Cultura POR JOSÉ RIBAMAR 09 DE ABRIL DE 2024

Para auxiliar os artistas a elaborarem seus projetos, no intuito de conseguir usufruir o benefício da Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou palestra para tirar dúvidas sobre produção cultural. Além disso, foram promovidas oficinas que vão ajudar os participantes a explorar uma nova habilidade e concretizar seus projetos com mais excelência.

"Depois de tanto tempo a gente vem trabalhando. É um recurso da Lei Paulo Gustavo para este tipo de oficina. A lei vem carimbado com 70% audiovisual e 30% para os outros segmentos. Os artistas estão tendo uma palestra, um esclarecimento sobre a prestação de contas que vai até o dia 31 de dezembro desse ano. Trouxemos uma pessoa para tirar as dúvidas. Vai sair todo mundo habilitado para a prestação de contas. Eles assinam também o ato de adesão e quem teve seu projeto aprovado o dinheiro estará na conta" explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Chagas Melo.

"Nosso secretário de Cultura, Chagas Melo, não mediu esforço, meses e meses nessa luta. As pessoas não vinha e chamava em casa, ligava para os artistas, para as quadrilhas. A gente tem que sempre agradecer o noos secretário pelo desempenho da Lei Paulo Gustavo. Está sendo um benefício muto gratificante para nós todos. Nós vamos ter que saber utilizar esse recurso para nossa área. É um recurso que veio fortalecer nossa área. Comprar um instrumento, uma iluminação, uma coisa que seja investida na nossa área. O nosso projeto "A Noite Cultural na Comunidade" vamos trabalhar em cima disso, para a gente prestar conta com nosso município. Agradecer o nosso prefeito também que está dando maior suporte para a gente. Esse recurso está vindo numa hora boa. As coisas começaram a clarear", relatou o artista Mateus Sousa.

O Salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua abriu as portas para realização de oficinas de culinária, artesanato e empreendedorismo. Luzia Ferreira, do curso de Culinária demonstrou a satisfação de participar e incentivou as mulheres a buscarem capacitações deste tipo. "É muito improtante para o nosso aprendizado e para as mulheres. Quem não tem nada para fazer em casa, porde fazer um docinho para vender, não precisar só do trabalho do marido e ter aquela renda extra", frisou.