O nível do Rio Mearim ultrapassou a marca de 7 metros e está sendo monitorado constantemente.
O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé, decretou estado de emergência no município devido às chuvas intensas que elevaram o nível do Rio Mearim, provocando enchentes. A cheia ocasionou a retirada de família de áreas inundadas e também comprometeu estabelecimentos comerciais na cidade.
Há vários dias, o volume do rio vem sendo monitorado constantemente desde o início das intensas chuvas na região. Abrigos em diversos pontos já haviam sido montados pela Prefeitura de Trizidela do Vale, que garante o máximo de assistência aos afetados.
"Considerando os últimos acontecimentos em nossa Trizidela do Vale, elevação do nível do Rio Mearim que ultrapassou a marca de 7 metros. Em consonância com as orientações da Defesa Civil municipal, estadual, e federal, nós estamos hoje decretando estado de emergência em nossa Trizidela do Vale para que possamos trabalhar de uma maneira melhor e cuidar dos nossos trizidelenses. São vários bairros atingidos, são várias famílias, que realmente estão sofrendo por conta dessas inundações, tendo a necessidade de se deslocar para locais seguros disponibilizados pela Prefeitura", declara o prefeito Deibson Balé.
Toda a situação está sendo gerenciada de perto pelo prefeito e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que trabalham em parceria com a Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros. Outras secretarias também atuam neste momento delicado para tantos moradores de regiões ameaçadas pelas enchentes.
Pelo documento, ficam autorizados os órgãos da administração pública e os agentes da Defesa Civil a determinar procedimento entrada em domicílios para prestação de socorro, evacuação em caso de risco iminente e também uso de propriedade particular, assegurando indenização ao proprietário posteriormente.
"Nós vamos continuar, como sempre, tendo responsabilidade de dar todo apoio necessário aos trizidelenses mais um ano consecutivo de nossa gestão. Quarto ano de enchente, e a gente vem cuidando do nosso povo", completa o prefeito.
Além disso, o decreto permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar as ações de assistência à população afetada. O decreto já está em vigor.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (99) 98133-8685 ou o Corpo de Bombeiros (99) 98437-3267.