NOTÍCIAS

18-MAR-2024

Secretaria de Educação de Trizidela do Vale promove capacitação sobre Plano Educacional Individualizado

O objetivo da formação é compreender os meios mais adequados de inclusão das crianças e adolescentes dentro da rede regular de ensino.

#Educação POR JOSÉ RIBAMAR 18 DE MARÇO DE 2024

A Secretaria Municipal de Educação de Trizidela do Vale realizou mais uma formação destinada aos educadores e cuidadores do município. Desta vez, a capacitação teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais acerca do Plano Educacional Individualizado (PEI). Ele atende às necessidades educacionais e sociais específicas de cada aluno.

"Estamos enquanto Secretária Municipal de Educação, através da Coordenação da Educação Especial, com nossos professores e cuidadores, ou seja, nosso primeiro encontro de apoio à inclusão, trabalhando a formação com o PEI, que é o plano individualizado do aluno. Pois chegamos ao consenso de que os nossos alunos aprendem porque têm habilidades para essa aprendizagem. E, para isso, nós trabalhamos também o princípio da educação especial inclusiva, de que toda pessoa tem direito à educação, toda pessoal, independentemente de suas deficiências, aprende. O processo de aprendizagem é singular. O convívio escolar comum vai beneficiar a todos. A educação inclusiva diz respeito a todos. Por isso, nós temos o cuidado, a sensibilidade de trabalhar o nosso aluno na inclusão. Para que realmente haja esse trabalho, esse desenvolvimento, o município oferta os nossos cuidadores" explica a coordenadora municipal da Educação Especial, Elizabete Santos.

O objetivo da formação é compreender os meios mais adequados de inclusão das crianças e adolescentes dentro da rede regular de ensino. "É de suma importância esse momento de formação com toda essa equipe. Uma troca de informação. A gente vai poder ver a realidade lá no Centro de Atendimento Multifuncional junto com os cuidadores. A gente vai ter que pautar as necessidades de cada indivíduo e discutir para que a gente consiga juntos. Uma criança que tem uma necessidade especial não consegue se desenvolver sozinha. Então, precisa da família, precisa do professor de apoio, precisa do psicólogo, do terapeuta ocupacional, do psicopedagogo. Então, juntos a gente consegue fazer um desenvolvimento muito melhor para esse indivíduo e que ele consiga alcançar habilidades e tenha um aprendizado de eficácia", destaca a fonoaudióloga Jéssica Quinderé.

"Primeiramente, gostaria de parabenizar o nosso município por esse momento histórico. Nós, enquanto profissionais da saúde dentro da educação, como psicólogo, psicopedagogo, nós estamos fazendo esse trabalho de suporte, de apoio de estipulação cognitiva, juntamente com o Plano Educacional Individualizado, que é a nossa temática de hoje. Esse trabalho do psicólogo é essencial. É um profissional de extrema importância dentro da educação e dentro dessas demandas, dessas psicopatologias que temos inseridas na sociedade e na contemporânea", pontua a psicóloga Kelly Cristina.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Trizidela do Vale é contemplada com 100 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida - Calamidades

Atuação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em parceria com a Prefeitura garantiu construção de moradias às famílias trizidelenses afetadas por enchentes.

#Saúde Há 3 dia(s)

Secretária de Saúde de Trizidela do Vale realiza ação sobre saúde mental aos profissionais do Hospital João Alberto

A iniciativa visa fortalecer o bem-estar psicológico dos colaboradores da unidade.

#Agricultura Há 6 dia(s)

Trizidela do Vale anuncia associações contempladas com recursos do PAA Conab para aplicação na agricultura familiar

“O montante em dinheiro será de 270 mil reais que serão transformados em cestas verdes”, afirma o secretário municipal de Agricultura.

#Cultura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale instrui artistas sobre incentivo da Lei Paulo Gustavo e oferta oficinas

O secretário de Cultura e Turismo, Chagas Melo, acompanhou o momento que convocou artistas da região.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Ações de cuidado e acolhimento da Prefeitura e Assistência Social aos desabrigados garantem segurança e bem-estar

Equipe multiprofissional ouve e atende às necessidades das famílias afetadas pelas enchentes e que estão vivendo em abrigos em Trizidela do Vale.

#previdência Há 11 dia(s)

Nova entrega de certificados de aposentadoria a servidores trizidelenses é realizada no governo Deibson Balé

“Estamos cumprindo com nosso dever de entrega de direitos e garantias constitucionais”, afirma o presidente do Instituto de Previdência Social municipal.

#Emprego Há 11 dia(s)

Prefeito Deibson Balé assina Ordem de Serviço para construção da Quadra Poliesportiva do Gavião

“Uma obra que agrega na educação, no lazer, no esporte, com certeza vai ser de muito valor”, aponta o secretário de Esporte.

#pascoa Há 15 dia(s)

Pelo quarto ano consecutivo, prefeito Deibson Balé distribui ovos de Páscoa e faz alegria da criançada

Idealizado pela primeira-dama Josy Fernandes, a entrega de chocolates nesta época virou tradição na zona urbana e rural de Trizidela do Vale.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito