18-MAR-2024

Secretaria de Educação de Trizidela do Vale promove capacitação sobre Plano Educacional Individualizado

#Educação POR JOSÉ RIBAMAR 18 DE MARÇO DE 2024

A Secretaria Municipal de Educação de Trizidela do Vale realizou mais uma formação destinada aos educadores e cuidadores do município. Desta vez, a capacitação teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais acerca do Plano Educacional Individualizado (PEI). Ele atende às necessidades educacionais e sociais específicas de cada aluno.

"Estamos enquanto Secretária Municipal de Educação, através da Coordenação da Educação Especial, com nossos professores e cuidadores, ou seja, nosso primeiro encontro de apoio à inclusão, trabalhando a formação com o PEI, que é o plano individualizado do aluno. Pois chegamos ao consenso de que os nossos alunos aprendem porque têm habilidades para essa aprendizagem. E, para isso, nós trabalhamos também o princípio da educação especial inclusiva, de que toda pessoa tem direito à educação, toda pessoal, independentemente de suas deficiências, aprende. O processo de aprendizagem é singular. O convívio escolar comum vai beneficiar a todos. A educação inclusiva diz respeito a todos. Por isso, nós temos o cuidado, a sensibilidade de trabalhar o nosso aluno na inclusão. Para que realmente haja esse trabalho, esse desenvolvimento, o município oferta os nossos cuidadores" explica a coordenadora municipal da Educação Especial, Elizabete Santos.

O objetivo da formação é compreender os meios mais adequados de inclusão das crianças e adolescentes dentro da rede regular de ensino. "É de suma importância esse momento de formação com toda essa equipe. Uma troca de informação. A gente vai poder ver a realidade lá no Centro de Atendimento Multifuncional junto com os cuidadores. A gente vai ter que pautar as necessidades de cada indivíduo e discutir para que a gente consiga juntos. Uma criança que tem uma necessidade especial não consegue se desenvolver sozinha. Então, precisa da família, precisa do professor de apoio, precisa do psicólogo, do terapeuta ocupacional, do psicopedagogo. Então, juntos a gente consegue fazer um desenvolvimento muito melhor para esse indivíduo e que ele consiga alcançar habilidades e tenha um aprendizado de eficácia", destaca a fonoaudióloga Jéssica Quinderé.

"Primeiramente, gostaria de parabenizar o nosso município por esse momento histórico. Nós, enquanto profissionais da saúde dentro da educação, como psicólogo, psicopedagogo, nós estamos fazendo esse trabalho de suporte, de apoio de estipulação cognitiva, juntamente com o Plano Educacional Individualizado, que é a nossa temática de hoje. Esse trabalho do psicólogo é essencial. É um profissional de extrema importância dentro da educação e dentro dessas demandas, dessas psicopatologias que temos inseridas na sociedade e na contemporânea", pontua a psicóloga Kelly Cristina.