17-MAR-2024

Março Lilás: vacina contra HPV é ofertada em escola de Trizidela do Vale

Imunização é importante no combate ao câncer de colo do útero.

#Saúde POR JOSÉ RIBAMAR 17 DE MARÇO DE 2024

A Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações da Campanha Março Lilás, mês de combate ao câncer de colo de útero. No Colégio Frei Germano foi ofertada a alunos e alunas de 9 a 14 anos a vacina contra o papilomavírus humano (HPV).

A vacinação contra o HPV é importante para meninas porque previne contra o câncer de colo de útero, ginecológico e vulva, e no caso dos meninos, previne contra o câncer de pênis. Ambos os sexos com a imunização tem proteção também contra o câncer de reto, garganta, laringe, faringe, língua, entre outros na região bocal.

"A gente está trazendo a importância de estar fazendo esse rastreio o quanto antes. Na oportunidade, a gente também está ofertando a vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, para os meninos e para as meninas. A vacinação contra o HPV é uma das principais prevenções ao câncer de colo de útero visto que o vírus HPV é um dos principais causadores desse câncer. A gente está trabalhando a conscientização desses adolescentes para que eles levem também a informação para casa", ressalta a enfermeira Isabel Brandão.