NOTÍCIAS

12-MAR-2024

Campanha Março Lilás reforça a prevenção do câncer de colo de útero nas UBSs de Trizidela do Vale

Roda de conversa, orientações e o trabalho de porta em porta dos agentes de saúde são algumas ações para conscientizar as mulheres.

#Saúde POR JOSÉ RIBAMAR 12 DE MARÇO DE 2024

A campanha Março Lilás, que trata da importância de se prevenir contra o câncer de colo do útero, tem sido amplificada nas Unidades Básicas de Saúde de Trizidela do Vale. Exames preventivos e odontológicos para o estão sendo ofertados ao público-alvo na UBS da Baixada. Por lá, o tema virou roda de conversa, com um café da manhã especial, visando explicar e informar melhor as mulheres sobre os cuidados necessários.

"A gente está ofertando aos nossos pacientes daqui da área da Baixada uma roda de conversa sobre a temática desse mês, explicando, tirando dúvidas ofertando também atendimento com a Dra. Júlia, odontológico, exames para as mulheres da faixa etária e tirando todas as dúvidas da população", comentou Layana Sousa, diretora da UBS da Baixada.

A agente de saúde Lúcia Loira destacou que o trabalho de conscientização e acolhimento sai dos postos e é feito também dentro das comunidades. "Nós temos várias UBSs em Trizidela do Vale, e todas elas fazem esse trabalho, quer dizer, o município está na ativa o tempo todo, não só no mês março. Por que a importância no mês de março? É um a conscientização maior que temos com as mulheres. Nós agentes de saúde vamos de casa em casa, de porta em porta. Existe sempre aquele receio por conta do incômodo, mas nosso trabalho é falar da seriedade, do carinho com é feito o exame, porque, se tem receio e não se cuida, quando você vai descobrir, o câncer de colo de útero já está bastante avançado. Nosso trabalho é o elo de trazer as mulheres até a unidade de saúde", afirma a agente de saúde, que ressalta ainda que as UBSs de Trizidela do Vale realizam exames preventivos todos os dias.

"É um mês voltado à mulher. O câncer de colo do útero é bastante acometido na sociedade hoje em dia. Hoje, a gente tem em todas as UBSs de Trizidela do Vale enfermeiras capacitadas para estar realizando [exames]", finaliza a enfermeira Catarine Leite.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Trizidela do Vale é contemplada com 100 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida - Calamidades

Atuação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em parceria com a Prefeitura garantiu construção de moradias às famílias trizidelenses afetadas por enchentes.

#Saúde Há 3 dia(s)

Secretária de Saúde de Trizidela do Vale realiza ação sobre saúde mental aos profissionais do Hospital João Alberto

A iniciativa visa fortalecer o bem-estar psicológico dos colaboradores da unidade.

#Agricultura Há 6 dia(s)

Trizidela do Vale anuncia associações contempladas com recursos do PAA Conab para aplicação na agricultura familiar

“O montante em dinheiro será de 270 mil reais que serão transformados em cestas verdes”, afirma o secretário municipal de Agricultura.

#Cultura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale instrui artistas sobre incentivo da Lei Paulo Gustavo e oferta oficinas

O secretário de Cultura e Turismo, Chagas Melo, acompanhou o momento que convocou artistas da região.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Ações de cuidado e acolhimento da Prefeitura e Assistência Social aos desabrigados garantem segurança e bem-estar

Equipe multiprofissional ouve e atende às necessidades das famílias afetadas pelas enchentes e que estão vivendo em abrigos em Trizidela do Vale.

#previdência Há 11 dia(s)

Nova entrega de certificados de aposentadoria a servidores trizidelenses é realizada no governo Deibson Balé

“Estamos cumprindo com nosso dever de entrega de direitos e garantias constitucionais”, afirma o presidente do Instituto de Previdência Social municipal.

#Emprego Há 11 dia(s)

Prefeito Deibson Balé assina Ordem de Serviço para construção da Quadra Poliesportiva do Gavião

“Uma obra que agrega na educação, no lazer, no esporte, com certeza vai ser de muito valor”, aponta o secretário de Esporte.

#pascoa Há 15 dia(s)

Pelo quarto ano consecutivo, prefeito Deibson Balé distribui ovos de Páscoa e faz alegria da criançada

Idealizado pela primeira-dama Josy Fernandes, a entrega de chocolates nesta época virou tradição na zona urbana e rural de Trizidela do Vale.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito