NOTÍCIAS

01-MAR-2024

Escola Monsenhor Gerson, da rede pública de Trizidela do Vale, começa ano letivo em regime de tempo integral

A unidade ainda tem vagas abertas para o 7º, 8º e 9º ano.

#Educação POR JOSÉ RIBAMAR 01 DE MARÇO DE 2024

Os alunos matriculados na Unidade de Ensino Integral Monsenhor Gerson Nunes Freire, escola de tempo integral da rede pública de Trizidela do Vale, começaram o ano letivo de 2024, com uma nova rotina que vem agregar mais conhecimento e experiências para a formação acadêmica e social. A escola funciona no período das 7h20 às 16h50.

Os alunos recebem lanches nós dois turnos e almoço. O plano de ensino integral engloba as disciplinas convencionais e também um ensino diversificado que amplifica a grade curricular com o intuito de estimular mais habilidades nos estudantes.

A Unidade de Ensino Integral Monsenhor Gerson dispõe de quatro laboratórios, sendo de ciência, matemática, língua portuguesa e de informática.

O diretor pedagógico Adilson Carvalho explica o método de ensino desenvolvido na escola de tempo integral. "A parte pedagógica vem dividir em duas situações: o trabalho feito com a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e a parte diversificada que é o diferencial que nós temos na escola integral porque ele fala sobre o projeto de vida, sobre o estudo orientado, ele fala sobre o protagonismo jovem e também as eletivas. Ela é distribuída dentro dos horários junto a BNCC para que os alunos tenham mais facilidade de aprendizado e possa também contribuir na formação", comenta.

Os alunos têm, além dos períodos de aulas, alimentação saudável e descanso com interações e descontração, que podem acontecer, por exemplo, no salão de jogos. "Um ambiente que durante os intervalos os alunos podem ter uma diversidade, se divertir e interagir um pouco mais uns com os outros", ressalta Adilson Carvalho.

A diretora-geral da escola Monsenhor Gerson, Sara Rodrigues, revela como é a rotina da de alunos e profissionais na unidade de tempo integral. "Todas as manhãs nós temos um acolhimento diferenciado com eles para que se sintam bem-vindos, se sintam bem, porque a escola é deles. Depois nós vamos para as salas. Nós temos uma equipe maravilhosa de profissionais de excelência. Não só professores, mas toda a equipe da escola. Nós temos pessoas engajadas na questão da limpeza e lanche porque existe uma dinâmica dessa alimentação", explica.

O corpo docente e demais profissionais estão sempre atentos às necessidades dos estudantes a fim de garantir uma convivência harmônica e experiência proveitosa durante a jornada. "Não é tão cansativo, é gostoso, é prazeroso. A dinâmica está funcionando, quando não está a gente senta conversa e vê o que pode ser melhorado. O importante é que todos estejam falando a mesma linguagem. No momento estamos fazendo mais do que o impossível, e as coisas estão acontecendo", destaca.

"Só temos que agradecer o apoio da nossa secretária Sônia e agradecer ao nosso prefeito que nos deu oportunidade de trabalhar. E está vindo mais coisa. Temos muita coisa para ofertar para a comunidade. O projeto é para nós, pais e mães, que passamos o dia no trabalho e precisamos deixar nossos filhos em segurança. E pode ter certeza que aqui eles tem carinho, conforto, lanche, almoço e ensino. É nisso que a gente tem trabalho: prepará-los para uma vida em sociedade", pontua a diretora-geral.

A garotada se adaptou bem aos novos horários e aprova o projeto. "Eu queria tentar estudar em escola integral que nunca estudei. Está sendo bom. Os conteúdo estão muito bons. Os professores tem paciência com a gente", afirmou a estudante Ana Beatriz.

"Mudou um pouco porque a gente está acordando mais cedo, podem é uma escola maravilhosa. Profissionais muito bem capacitados para dar aula e a gente está aprendendo muito. É uma experiência nova. É um ano muito diferente, muitas experiências boas. Espero aprender muito mais. É cansativo, mas é bom pra nossa aprendizagem", disse a estudante Katrine Lopes.

A Unidade Integrada Monsenhor Gerson ainda tem vagas abertas para o 7º, 8º e 9º ano. Interessados devem se dirigir à escola, procurar a direção e realizar as matrículas dos filhos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 2 dia(s)

Cultura apoia roda de capoeira em celebração que reuniu mestres e amantes desta arte em Trizidela do Vale

“A gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social”, afirma secretário Chagas Melo.

#Esporte Há 3 dia(s)

4º Encontro de Lameiros de Trizidela do Vale atrai motociclistas para esta aventura única

Participantes de cidades vizinhas também compareceram ao evento.

#Juventude Há 3 dia(s)

Secretaria da Juventude orienta estudantes trizidelenses sobre oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho

“Nosso objetivo é fazer o Plantão de Oportunidades em todas as escolas do município”, afirma o secretário Júnior Oliveira.

#DefesaCivil Há 4 dia(s)

Defesa Civil de Trizidela do Vale segue monitorando o volume do Rio Mearim

O órgão, que trabalha em parceria com a Prefeitura, também avalia a situação nas regiões ribeirinhas do município.

#Educação Há 6 dia(s)

Trizidela do Vale ocupa posição de destaque no ranking nacional do Índice de Fluência Leitora 2023

“Parabenizo todos os profissionais da educação por essa conquista. Nossa gestão, investe de forma considerável da educação do município”, afirma Deibson Balé.

#Juventude Há 7 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale entrega camisetas a alunos do projeto Capoeira Renascer do Amanhã

Foram doadas mais de sessenta camisetas em benefício ao projeto voltado a crianças e adolescentes.

#Educação Há 10 dia(s)

Seminário discute educação especial e inclusiva para autistas e crianças com deficiência em Trizidela do Vale

“Estamos incansáveis nessa luta buscando dar dignidade e melhorar o nível dessas crianças, que elas também têm o direito de aprender”, destaca a secretária Sônia Abreu.

#Saúde Há 11 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale garante atendimento domiciliar a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção

Equipe multiprofissional é formada por médicos e enfermeiros.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito