A unidade ainda tem vagas abertas para o 7º, 8º e 9º ano.
Os alunos matriculados na Unidade de Ensino Integral Monsenhor Gerson Nunes Freire, escola de tempo integral da rede pública de Trizidela do Vale, começaram o ano letivo de 2024, com uma nova rotina que vem agregar mais conhecimento e experiências para a formação acadêmica e social. A escola funciona no período das 7h20 às 16h50.
Os alunos recebem lanches nós dois turnos e almoço. O plano de ensino integral engloba as disciplinas convencionais e também um ensino diversificado que amplifica a grade curricular com o intuito de estimular mais habilidades nos estudantes.
A Unidade de Ensino Integral Monsenhor Gerson dispõe de quatro laboratórios, sendo de ciência, matemática, língua portuguesa e de informática.
O diretor pedagógico Adilson Carvalho explica o método de ensino desenvolvido na escola de tempo integral. "A parte pedagógica vem dividir em duas situações: o trabalho feito com a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e a parte diversificada que é o diferencial que nós temos na escola integral porque ele fala sobre o projeto de vida, sobre o estudo orientado, ele fala sobre o protagonismo jovem e também as eletivas. Ela é distribuída dentro dos horários junto a BNCC para que os alunos tenham mais facilidade de aprendizado e possa também contribuir na formação", comenta.
Os alunos têm, além dos períodos de aulas, alimentação saudável e descanso com interações e descontração, que podem acontecer, por exemplo, no salão de jogos. "Um ambiente que durante os intervalos os alunos podem ter uma diversidade, se divertir e interagir um pouco mais uns com os outros", ressalta Adilson Carvalho.
A diretora-geral da escola Monsenhor Gerson, Sara Rodrigues, revela como é a rotina da de alunos e profissionais na unidade de tempo integral. "Todas as manhãs nós temos um acolhimento diferenciado com eles para que se sintam bem-vindos, se sintam bem, porque a escola é deles. Depois nós vamos para as salas. Nós temos uma equipe maravilhosa de profissionais de excelência. Não só professores, mas toda a equipe da escola. Nós temos pessoas engajadas na questão da limpeza e lanche porque existe uma dinâmica dessa alimentação", explica.
O corpo docente e demais profissionais estão sempre atentos às necessidades dos estudantes a fim de garantir uma convivência harmônica e experiência proveitosa durante a jornada. "Não é tão cansativo, é gostoso, é prazeroso. A dinâmica está funcionando, quando não está a gente senta conversa e vê o que pode ser melhorado. O importante é que todos estejam falando a mesma linguagem. No momento estamos fazendo mais do que o impossível, e as coisas estão acontecendo", destaca.
"Só temos que agradecer o apoio da nossa secretária Sônia e agradecer ao nosso prefeito que nos deu oportunidade de trabalhar. E está vindo mais coisa. Temos muita coisa para ofertar para a comunidade. O projeto é para nós, pais e mães, que passamos o dia no trabalho e precisamos deixar nossos filhos em segurança. E pode ter certeza que aqui eles tem carinho, conforto, lanche, almoço e ensino. É nisso que a gente tem trabalho: prepará-los para uma vida em sociedade", pontua a diretora-geral.
A garotada se adaptou bem aos novos horários e aprova o projeto. "Eu queria tentar estudar em escola integral que nunca estudei. Está sendo bom. Os conteúdo estão muito bons. Os professores tem paciência com a gente", afirmou a estudante Ana Beatriz.
"Mudou um pouco porque a gente está acordando mais cedo, podem é uma escola maravilhosa. Profissionais muito bem capacitados para dar aula e a gente está aprendendo muito. É uma experiência nova. É um ano muito diferente, muitas experiências boas. Espero aprender muito mais. É cansativo, mas é bom pra nossa aprendizagem", disse a estudante Katrine Lopes.
A Unidade Integrada Monsenhor Gerson ainda tem vagas abertas para o 7º, 8º e 9º ano. Interessados devem se dirigir à escola, procurar a direção e realizar as matrículas dos filhos.