Vamos continuar trabalhando sempre pensando no nosso povo, dando toda assistência necessária, afirma Deibson Balé.
As cheias do Rio Mearim no período chuvoso, historicamente, desabrigam famílias todos os anos. Visando amenizar a situação de risco e o temor da população ribeirinha, as equipes da Prefeitura de Trizidela do Vale, em conjunto com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, já revisam locais mais vulneráveis e os pontos mais sensíveis para agir prontamente em caso de qualquer emergência. É o chamado Plano de Contingência de enchentes.
Este trabalho de prevenção vem subsidiar as ações da administração municipal e dos órgãos perante as consequências da elevação do nível do Rio Mearim.
"Nos últimos dias, o nível do Rio Mearim subiu consideravelmente, mais de cinco metros em relação ao seu nível habitual. Nós da Prefeitura de Trizidela do Vale já estamos reunidos com a equipe da Defesa Civil local e a equipe do Corpo de Bombeiros, os nossos secretários, colocando o nosso Plano de Contingência em atividade para dar toda atenção necessária caso as nossas ruas, as residências, as famílias sofram com as inundações que o Rio Mearim possa causar em nossa Trizidela do Vale. Vamos continuar trabalhando sempre pensando no nosso povo, dando toda assistência necessária para aquelas famílias que sofrem ano após ano com a questão da cheia do rio", explica o prefeito Deibson Balé.
O nível do Rio Mearim vem sendo monitorado constantemente, e a Defesa Civil municipal preparou ações coordenadas para enfrentar situações de crise.
"A reunião foi convocada pelo prefeito porque o rio deu uma alterada nesses dois dias. A gente tem um plano, já foi feita a revisão, a gente está aqui ativando o Plano de Contingência porque dentro dele contém todas as atividades de todas as secretarias que compõem o município. Ao sair daqui, já sabemos o que fazer se por ventura o rio vier a encher e alagar essas partes ribeirinhas da nossa cidade. Esse é o propósito dessa reunião rotineira no período de inundação", complementa Otone Souza, coordenador da Defesa Civil de Trizidela do Vale
O capitão Breno Santana da 13° Companhia Independente de Bombeiros de Trizidela do Vale aponta que a atuação de todos em união é decisiva para prevenir e reduzir danos em caso de enchentes.
"Queria, primeiramente, parabenizar o prefeito Deibson Balé juntamente com todos seus secretários por esse momento de ativação do Plano de Contingência, que é um documento que vai dar diretrizes do que vai ser feito no momento de desastre que pode acontecer com a inundação do Rio Mearim. Então, nós enquanto Corpo de Bombeiros não podemos nos eximir da função constitucional de estar presentes tanto nesse momento de prevenção e ativação do Plano, quanto na execução das nossas funções no resgate, na preservação de bens e pessoas", pontua.