25-JAN-2024

Secretaria da Mulher convoca reunião com órgãos públicos para discutir Campanha de Prevenção da Violência Doméstica

#Mulher POR JOSÉ RIBAMAR 25 DE JANEIRO DE 2024

O Carnaval se aproxima e, tendo em vista a segurança e bem-estar das famílias, uma reunião discutiu uma série de medidas para buscar o alinhamento e fortalecimento das instituições públicas dentro do município. Órgãos que constituem a rede de proteção de crianças, adolescentes e mulheres se unem para garantir que este público continue sendo assistido e tendo seus direitos respeitados antes, durante e depois do período carnavalesco.

A Secretaria da Mulher de Trizidela do Vale convocou a Polícia Civil, Polícia Militar, incluindo a equipe da Patrulha Maria da Penha, Conselho Tutelar, Ministério Público, Assistência Social e Saúde municipal para que, juntos, realizem a campanha de prevenção do Carnaval 2024, levando informações e orientações sobre violência doméstica e violência contra a mulher.

O momento de troca de ideias é essencial para fomentar ações que garantam o respeito dentro e fora de casa durante as festividades de Carnaval. "Todos os anos, todos os setores desenvolvem esse trabalho de prevenção durante a campanha de Carnaval. Priorizamos por juntar esses órgãos de proteção e fazer dois momentos. O primeiro momento será 9 de fevereiro, abrindo o carnaval. Fazemos um trabalho de orientação e conscientização para evitarmos a violência doméstica e contra a mulher. Só temos a agradecer a todos que compõem essa rede, à Prefeitura municipal e chamamos a população para que participe e vejas orientações para que a gente brinque um carnaval seguro e feliz", explica a secretária da Mulher de Trizidela do Vale, Dina Selma.

Sempre trabalhando em prol de toda e qualquer mulher dentro do município de Trizidela do Vale, a Patrulha Maria da Penha foi ganhando a confiança da população e, hoje, está presente no dia a dia, perto das comunidades, sendo um instrumento essencial nesta rede de proteção no âmbito da violência contra a mulher.

"A gente vem mostrar que a Patrulha Maria da Penha está ativa, está surtindo efeito. É aquele trabalho de formiguinha que vem sendo implantando. Foi implantando desde o dia 2 de agosto de 2022. As mulheres vem tendo confiança na segurança pública. Realmente, a Polícia Militar está aí protegendo as nossas Marias, as nossas mulheres. Antes, o pessoal não acreditavam. A justiça vale para todos. A nossa Maria da Penha vem atuando muito, nos bairros de Trizidela do Vale", afirma a soldado da Polícia Militar, Renilma.

"Não acredito em transformação que não ocorra com a união das pessoas. A Polícia Militar se fez presente na reunião, bem como outros líderes, buscando iniciativas comuns. Quando a gente consegue discutir a gente consegue um resultado muito melhor. Discutimos muitas coisas aqui que podem ser potencializadas, podem virar futuras ações. A princípio, estamos tratando do carnaval. Temos muitos trabalhos. A gente busca nessas reuniões o fortalecimento da sociedade trizidelenses. A gente está aqui para somar esforços, a Polícia Militar está pronta", completa o capitão Fraga da Polícia Militar.

Os direitos de crianças e adolescentes também estão sendo observados e a campanha de prevenção abrange também este público. "O Conselho Tutelar vai estar de sobreaviso para qualquer emergência e urgência para atender os direitos das crianças e adolescentes. Durante todo o carnaval o Conselho vai trabalhar para trazer mais direito e dignidade às crianças e adolescentes de Trizidela do Vale", destaca o conselheiro tutelar Arysson Nava.