Dezenas de famílias recebem atendimento médico e odontológico sem precisar se deslocar para longe.
Cerca de 60 famílias do Morro dos Pregos e povoados vizinhos, em Trizidela do Vale, estão sendo, diretamente, assistidas por meio de uma ação da gestão municipal que leva saúde para as comunidades mais distantes.
Serviços de atendimento médico, de enfermagem, teste rápidos e atendimento odontológico com unidade móvel foram levados à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro dos Pregos. Uma ação da Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
"Toda semana a gente vai a um interior diferente atender a população. A gente vem aqui conversar, ver o que precisa, fazer encaminhamento para a cidade, para eles não terem que ficar se deslocando. Sei que é mais difícil, e a gente vem fazer o atendimento na proximidade das casas deles. A gente vê a preocupação do prefeito, ele está sempre acompanhando de perto", explica o ginecologista e obstetra Alex Viana
A coordenadora da Atenção Básica, Arlene Freitas, destaca o trabalho da gestão e dos profissionais da área, já que a saúde é o fator essencial para que cada um possa ter qualidade de vida. "A saúde está dando pontapé inicial nas suas atividades, voltando com força total. Estamos realizando diversos atendimento, recebendo nossa comunidade e informando a eles as atividades que a gente tem dentro da saúde, como a UBS totalmente ampliada e reformada para garantir o melhor conforto para nossa sociedade", declara.
"Estamos aqui em alusão à conscientização contra a hanseníase que é o Janeiro Roxo. Mas também estamos fazendo nossos atendimentos mensais com médico e enfermeira. Temos mais o odontomóvel. Queremos agradecer ao nosso gestor Deibson Balé pela reforma da nossa unidade, com móveis novos, onde a gente vai poder dar melhor assistência à população dessa comunidade", pontua a enfermeira Dorinha Dantas.
Francisco da Silva mora no Povoado Açude Velho e ressalta a importância de aproveitar as oportunidades de buscar um médico para avaliar sua condição de saúde. "É muito bom. A gente que vive aqui na zona rural não tem acesso, muitas vezes, aos posto da saúde da cidade. Essa equipe, o médico é muito bom. É aqui pertinho, e a gente não precisa ficar se deslocando. Sempre venho e é uma coisa essencial para nós", afirma.