29-NOV-2023

Santa Maria dos Ricardos recebe ação de saúde e partida de futebol pela campanha Novembro Azul

Além da oferta de testes rápidos, de glicemia e aferição da pressão, os homens bateram uma bola no campo da comunidade rural de Trizidela do Vale.

#NovembroAzul POR ASCOM 29 DE NOVEMBRO DE 2023

A população masculina da comunidade rural Santa Maria dos Ricardos, em Trizidela do Vale, recebeu nessa quarta-feira (29) uma série de ações de saúde da campanha Novembro Azul, que foram conjugadas a uma partida de futebol. O público masculino teve acesso a serviços de saúde e informações sobre prevenção ao câncer de próstata.

A atividade foi promovida pela Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Esporte e Lazer. Nesta ação foram ofertados serviços de saúde como: testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, além de uma programação com palestra para a difusão de conhecimentos e informações sobre a campanha "Novembro Azul".

"Nós trouxemos a palestra do Novembro Azul, porque esse mês nós trabalhamos a prevenção do câncer de próstata voltada para o público masculino. Vamos promover uma partida de futebol, justamente, como uma estratégia para chamar a atenção dos homens, para eles estarem vindo até nós para prestarmos esses atendimentos e dando as informações, orientando", disse a enfermeira Samara Arruda.

"Agora, a gente aproveita para enfatizar esse cuidado com a saúde do homem. E, também, aproveitando a oportunidade, trazendo a temática do tabagismo, controle e prevenção. São vícios que trazem diversos prejuízos. A gente trouxe esses atendimentos para a comunidade para que eles realizem o autocuidado", completou a enfermeira Isabel Brandão.

Presente no local dando apoio a ação com partida de futebol no Campo Society da Santa Maria dos Ricardos, o secretário de Esporte e Lazer de Trizidela do Vale, José Francisco Silva, o ‘Café', falou sobre esta importante parceira com a pasta da Saúde. "É com muita honra e muito prazer que estamos aqui. Estamos fazendo na zona rural e vamos encerrar o Novembro Azul no Estádio Municipal Claudimiro de Sousa, várias equipes fazendo parte. Quero agradecer à Prefeitura de Trizidela do Vale que vem sempre apoiando a saúde e o esporte ao mesmo tempo", declarou.

Os participantes desta atividade aprovaram e agradeceram pela oportunidade. "Acho importante porque as enfermeiras e o doutor dão assistência muito bem. Todo mês estão dando assistência. Hoje, eu estou vendo muita coisa que eu nunca pensei ver. Todo mundo fica satisfeito", disse o morador João Ricardo.