24-NOV-2023

Trabalhadores do Garajão de Trizidela do Vale recebem orientações sobre câncer de próstata e serviços de saúde

A partir dos cuidados promovidos por equipe da Saúde, o objetivo foi chamar a atenção dos homens para os exames do câncer de próstata.

#NovembroAzul POR ASCOM 24 DE NOVEMBRO DE 2023

Profissionais da rede pública de saúde de Trizidela do Vale levaram o alerta da Campanha Novembro Azul aos trabalhadores do setor de transportes, no Garajão, nesta quinta-feira (23). A ação contou com aferição de pressão no público masculino, que também recebeu orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que atingem os homens.

Dessa forma, a equipe da Saúde foi ao Garajão, local onde ficam os transportes da Prefeitura de Trizidela do Vale - como ônibus escolar, máquinas, ambulâncias e outros -, com o objetivo de chamar a atenção dos homens que atuam no setor para realizarem exames periodicamente. "É um público que não se cuida muito. Nós pensamos muito nesse espaço, que são pessoas que trabalham o dia todo e não têm tempo para cuidar da saúde. O câncer de proposta ainda tem muitos tabus, muitas pessoas tem preconceito ainda de estar fazendo o exame para descobrir como está sua próstata. Mas ele da índices", aponta a enfermeira Carla Uchôa.

Ela também elencou os exames que ajudam a descobrir qualquer alteração na próstata. Antes de tudo, os profissionais têm uma longa com os trabalhadores para mostrar que o preconceito precisa ser derrubado, pois a saúde vale muito mais. "Hoje em dia, já temos o exame de sangue também que ajuda a detectar o câncer, o PSA, e o ultrassom de próstata. Todo mundo pensa que é só o exame do toque. Essa ação e principalmente para levar essa informação aos homens. No mês de novembro, nós trabalhamos com esse público de maneira especial, com exames, com informações, como tratar, porque ele descoberto com tempo hábil, tem cura. Então, homens, vamos nos cuidar!", continua a enfermeira.

O diretor do Departamento de Transportes, Rivaldo Santos, destaca a importância de ações como esta voltada aos homens trizidelenses. "É de grande importância. Estava aqui a equipe de saúde fazendo esse grande trabalho do Novembro Azul direcionado aos homens. Fizeram alguns exames, com medição de pressão, fizeram palestras, deram alguma informações para os motoristas, foi muito bom", disse.