22-NOV-2023

UBS Chico Chicote intensifica atendimentos e exames voltados para a saúde dos homens trizidelenses no Novembro Azul

No mês de prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Trizidela do Vale promove ação para reforçar a oferta de serviços de saúde para o público masculino.

#NovembroAzul POR ASCOM 22 DE NOVEMBRO DE 2023

Sabendo que cuidar da saúde ainda é um assunto difícil para muitos homens, a Prefeitura de Trizidela do Vale promoveu uma ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Chicote, com o objetivo de alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

"Nosso Novembro Azul é voltado para tratar a política do homem, política essa que é voltada para capturar esses homens para as UBS, onde dentro das unidades de saúde, eles vão encontrar o médico, enfermeiro, educador físico, nutricionista, diversos atendimentos voltados para ele. Sabemos que os homens ainda têm aquele preconceito por não querer participar das atividades voltadas à saúde, por não querer procurar o seu médico e realizar seus exames de rotina. Então, o Novembro Azul é, justamente, para conquistar esses homens porque sabemos que a prevenção é sempre o melhor remédio", frisou Arlene Freitas, coordenadora da Atenção Básica do município.

A enfermeira Adryele Rimar comenta que o público masculino ainda tem certa resistência na hora de ir ao médico, por isso, ações como está são necessárias para convocar o público-alvo para cuidar da saúde. "A gente vê que a população feminina é bem maior. Os homens têm certa dificuldade, têm um preconceito por causa do assunto. Existe um tabu por causa do exame, sendo que existem outros tipos de exame, o PSA, exame de sangue, que a gente já pode está vendo alguma coisa precocemente. Os homens, realmente, precisam ter mais atenção voltada para a saúde deles", explica.

"A gente está aproveitando esse momento para alertar a população masculina sobre os cuidados que se deve ter com a saúde, principalmente, sobre o câncer de próstata, onde a gente aborda nesse Novembro Azul. A partir de qual idade se deve procurar o médico, os exames que se deve fazer, o toque retal, a gente está alertando e estamos de portas abertas para fazer o rastreio. Nossa intenção é mudar essa realizada. O câncer de próstata ainda é um dos mais existentes na população masculina. Nossa intenção é diminuir as complicações", completa o médico Eduardo Brandão.

A rede pública de saúde de Trizidela do Vale está equipada e preparada para receber os homens em novembro ou qualquer época do ano para a realização de exames que levem ao diagnóstico do câncer de próstata, como o PSA, ultrassom e também o exame do toque.

Nesta ação, os profissionais aproveitaram para tentar despertar a consciência dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata ou qualquer outro problema de saúde que o paciente possa vir a ser acometido. "Falando da importância do autoexame, passando para eles a mensagem de como se prevenir, de uma boa alimentação. Estamos com profissionais aqui, médico da área, nutricionista, educadora física, enfermeiras, e estamos à disposição da população", afirmou Rejane Sales, diretora UBS Chico Chicote.

"Já fiz exames. Tem que ir. Ou vai ou morre. Não tenho vergonha de nada não. Não pode estar morto dentro de casa. Eu sou conhecido demais e já fiz tanto exame. Não tenho vergonha de nada não", disse o paciente da UBS Raimundo Batista.

#Prefeito Hoje

#ConselhoTutelar Hoje