NOTÍCIAS

20-OUT-2023

Ação Outubro Rosa

UBS Chico Chicote estimula o autoexame e convoca mulheres trizidelenses a adotar hábitos saudáveis para prevenir o câncer de mama

#outubrorosa POR ASCOM 20 DE OUTUBRO DE 2023

As ações de atenção à saúde da mulher, que ocorrem durante todo o ano, são intensificadas durante o Outubro Rosa nas unidades de saúde de Trizidela do Vale. Além do agendamento de exames de mamografia, uma palestra com orientações na Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Chicote teve o intuito de despertar a busca por hábitos saudáveis e, também, tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

Aberta das 8h às 22h, a UBS Chico Chicote conta com profissionais qualificados, que estão sempre envolvidos em atividades que proporcionem uma rotina saudável aos pacientes, como a que ocorreu nesta semana. "Uma ação diferente, onde as meninas estão motivando todas a mulheres a praticar exercícios. Mas também com uma palavras da médica Dr. Andressa trazendo informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama, orientações, informações, conhecimento, para que a gente deixe nossas mulheres cada vez mais munidas de informação", explica a secretária de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles.

Temas como prevenção, autoexame e hábitos saudáveis foram levados às pacientes da UBS. "É importante a gente prevenir e informar os nossos pacientes, principalmente, nesse Outubro Rosa, que é a prevenção ao câncer de mama. A nossa área é muito participativa, a nossa equipe é muito árdua em poder buscar nossos pacientes. Aqui a gente sempre está falando dos fatores de riscos, a prevenção, tirando as dúvidas, estamos de portas abertas", ressalta a clínica-geral Andressa Barros.

A mulherada foi motivada a praticar exercícios físicos e combater o sedentarismo, um risco para a saúde e fator que contribui não só para o câncer de mama como também outras enfermidades. "É uma forma de prevenção do câncer fazer exercício físico e alimentação adequada. O que a gente quer deixar? Que esse trabalho em feito durante todo o ano o mês de outubro é só pra enfatizar", comenta a enfermeira Adriele Araújo.

"Uma atividade física requer muito exercício do nosso corpo e evita o câncer de mama. É uma precaução. Boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas, tabagismo, isso tudo é uma forma de se prevenir contra câncer de mama. No mês Outubro Rosa a gente enfatiza muito a conscientização, o apoio das empresas e um diagnóstico precoce", acrescenta a diretora da UBS Chico Chicote, Rejane Sales.

Os exames para o diagnóstico do câncer de mama estão disponíveis gratuitamente na UBS. "Às vezes você se tocando, descobre nódulo que pode ser benigno ou mo. Hoje, no nosso município, nós temos a mamografia de graça, ultrassom, preventivo, então a gente só tem a agradecer ao nosso prefeito, à secretária, à coordenadora da Atenção Básica e à diretora da UBS", aponta a enfermeira Luzia Carvalho.

É importante trabalhar o corpo, mas a mente e espiritualidade também estiveram em foco nesta ação, por isso, um líder religioso foi convidado para enriquecer o momento de conscientização. "Essas lutas são muito importantes. Elas têm dois enfoques: a participação coletiva e responsabilidade individual. Quando falamos da responsabilidade individual, necessariamente ou obrigatoriamente, nós temos que lembrar de Deus, de recorrer a ele, suplicar sua ajuda. Portanto, essa iniciativa da UBS Chico Chicote e da Saúde como um todo que tem sempre alguém para trazer uma palavra de Deus, uma orientação espiritual, é muito válido. Isso não pode ser negligenciado. O município tem cuidado muito bem disso e eu louvo a Deus por isso", conclui o pastor Anax.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Hoje

Cultura apoia roda de capoeira em celebração que reuniu mestres e amantes desta arte em Trizidela do Vale

“A gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social”, afirma secretário Chagas Melo.

#Esporte Há 1 dia(s)

4º Encontro de Lameiros de Trizidela do Vale atrai motociclistas para esta aventura única

Participantes de cidades vizinhas também compareceram ao evento.

#Juventude Há 1 dia(s)

Secretaria da Juventude orienta estudantes trizidelenses sobre oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho

“Nosso objetivo é fazer o Plantão de Oportunidades em todas as escolas do município”, afirma o secretário Júnior Oliveira.

#DefesaCivil Há 2 dia(s)

Defesa Civil de Trizidela do Vale segue monitorando o volume do Rio Mearim

O órgão, que trabalha em parceria com a Prefeitura, também avalia a situação nas regiões ribeirinhas do município.

#Educação Há 4 dia(s)

Trizidela do Vale ocupa posição de destaque no ranking nacional do Índice de Fluência Leitora 2023

“Parabenizo todos os profissionais da educação por essa conquista. Nossa gestão, investe de forma considerável da educação do município”, afirma Deibson Balé.

#Juventude Há 5 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale entrega camisetas a alunos do projeto Capoeira Renascer do Amanhã

Foram doadas mais de sessenta camisetas em benefício ao projeto voltado a crianças e adolescentes.

#Educação Há 8 dia(s)

Seminário discute educação especial e inclusiva para autistas e crianças com deficiência em Trizidela do Vale

“Estamos incansáveis nessa luta buscando dar dignidade e melhorar o nível dessas crianças, que elas também têm o direito de aprender”, destaca a secretária Sônia Abreu.

#Saúde Há 9 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale garante atendimento domiciliar a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção

Equipe multiprofissional é formada por médicos e enfermeiros.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito