Uma forma da gente chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, frisa a secretária de Saúde do município, Fabiana Meireles.
A conscientização sobre o câncer de mama é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Pensando nisso, o Centro de Reabilitação de Trizidela do Vale promoveu uma Roda de Conversa com pacientes em alusão ao Outubro Rosa.
Guiada por uma profissional da Enfermagem, a Roda de Conversa buscou despertar nas mulheres uma atenção maior aos exames que devem se tornar rotina em suas vidas, não apenas neste mês de outubro, como explica a secretária de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles.
"É um mês em que a gente evidencia mais essas ações como uma forma da gente chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, visto que é uma problemática no mundo inteiro e nós temos altos índices no Brasil e no Maranhão. Cada vez mais a faixa etária dessas mulheres diagnosticadas com câncer de mama é menor. Então, torna-se cada vez mais indispensável essa campanha. Não que nós não façamos o ano inteiro, mas no mês de outubro a gente de mobiliza de uma forma ainda mais evidente para que essa mulheres possam estar se atentando a buscar o serviço de saúde e realizando exames que ajudam na descoberta ou estar prevenindo esse câncer", destaca a secretária.
Além da Roda de Conversa, que muito tira as dúvidas do público, são ofertados no Centro de Reabilitação de Trizidela do Vale atendimentos com nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapia e outros. "Os pacientes que sentem alguma coisa, que estão com sintomas, a gente encaminhou para as UBS mais próximas de suas residências para fazerem consulta médica mais à vontade, para assim serem encaminhados para o Centro de Imagem e realizar o exame", explica a diretora da unidade, Layana de Sousa.
Por meio de rodas de conversas como esta, ou mesmo outros momentos de discussão sobre o Outubro Rosa, é possível orientar as mulheres trizidelenses sobre os exames disponíveis na Rede de Saúde do município. São eles: o autoexame de mama, a ultrassonografia de mama e a mamografia, que se somam a outros tão importantes quanto, a exemplo dos testes rápidos e exame preventivo.