A dermatologista Olívia Maia deu dicas para as mulheres, fez alertas e mostrou a importância dos cuidados com a pele.
As ações do Outubro Rosa estão acontecendo desde o início do mês em Trizidela do Vale e, dentre as atividades, estão palestras e orientações de especialistas da saúde para servidoras municipais e as mulheres em geral. A Casa da Mulher Trizidelense, em parceria com a Secretária de Saúde de Trizidela Vale, propõe-se a disseminar informações à população feminina, por meio do projeto "Momento Mulher", com participação de profissionais capacitados para tirar quaisquer dúvidas sobre direitos, saúde e serviços para as mulheres.
O projeto "Momento Mulher" contou, desta vez, com a palestrante dermatologista Olívia Maia. "Eu fico sempre muito feliz quando tem um convite desse para conversar com as mulheres que são a maioria no meu consultório. E aproveitar o Outubro Rosa que é um mês pra alertar quanto aos cuidados para o câncer de mama. Aproveitar para conversar com as mulheres sobre os cuidados com a pele, puxando para o meu lado que sou dermatologista. Porque as mulheres sempre pensam na parte estética, mas a gente também tem que lembrar que nossa cidade é muito quente e nesse período tem uma exposição solar ainda maior, então até os cuidados de proteção por conta do câncer de pele também", ressaltou.
Todos os meses do ano as ações são especiais, mas no Outubro Rosa, os trabalhos e projetos se intensificam, como explica a secretária municipal da Mulher, Dina Selma. "Esse mês nós estamos trabalhando a prevenção do câncer de mama e aproveitando para falar sobre os cuidados com o nosso corpo. Durante esse mês aqui na Casa nos já recebemos várias especialistas cuidando das mulheres. Estamos aqui com Dra. Olívia Maia falando sobre os cuidados com a pele. Já que a gente está num clima bem quente, um sol escaldante", assinalou.
A Casa da Mulher Trizidelense também oferta cursos de Design de Sobrancelha e Depilação. "É muito bom o prefeito trazer esse curso pra gente. Está perfeito, a gente fica por dentro", afirmou a funcionária da Casa da Mulher Michele Assunção.
A Casa da Mulher Trizidelense está, aberta diariamente, a partir das 8h, mantendo uma rotina de atenção e cuidado às mulheres. "Todos os dias, mulheres, visitem a Casa da Mulher. Venha para tirar suas dúvidas, conhecer o trabalho, fazer um curso. Nosso prefeito muito sensível. Só temos a agradecer ao nosso gestor por essa visão de estar inserindo e potencializando essa massa que é a mulher, essa grande estrutura feminina dentro do nosso município", acrescenta Dina Selma.
Estas ações como palestras e cursos resultam em ganhos, principalmente, porque garantem mais conhecimentos a elas. "Trazendo orientações voltadas para as mulheres, falando do Outubro Rosa, chamando atenção dessas mulheres para que elas se toquem, realizem o autoexame da mama. Também temos a questão do câncer do colo do útero. Nosso município se encontra de parabéns por estar oferencendo várias especialidades, contamos com um centro de imagem, um avanço no governo do Dr. Deibson Balé", destacou Arlene Freitas, coordenadora da Atenção Básica.
O momento também é essencial para as mulheres tirarem dúvidas. "Existe muita informação, mas existe muita informação errada sobre esses cuidados com a pele. Às vezes, as pacientes acham que o protetor tem que ser caríssimo e não é. A verdade é que o melhor protetor é aquele que a gente usa, que a gente consegue usar todos os dias", concluiu a dermatologista Olívia Maia.