O encontro abre as discussões sobre diretrizes educacionais para a década de 2024 a 2034.
O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé, participou, na manhã desta sexta-feira (6), no Auditório do Colégio Frei Germano, da Conferência Municipal de Educação 2023. A rodada de debates reuniu órgãos públicos, entidades, instituições educacionais e movimento sindical,
Com a temática "Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável", o encontro promoveu os diálogos iniciais para a elaboração do Plano Nacional de Educação, como explica o palestrante Nazeldo Cruz, articulador pedagógico regional de gestão. "Nós temos que elaborar o novo Plano Nacional de Esucação para a próxima década. Esse é o momento de ouvir, de estudar o documento referência, eleger os delegados, numa outra etapa, nós iremos a Bacabal para a Conferência Intermunicipal. Lá, faremos a avaliação do documento referência, proposições, alterações, contribuições, como manda a Constituição. Dessa etapa intermunicipal sairão os delegados para a Conferência Maranhense, em São Luís. Na Conferência Maranhense, nós elegeremos os delegados para a Conferência Nacional em Brasília", detalhou.
"Esse momento é essencial porque daqui nós iremos eleger delegados que farão parte das etapas subsequentes. É pensando nas políticas públicas para a melhoria da educação do Brasil", complementou a secretária de Educação de Trizidela do Vale, Sônia Abreu, que classificou a Conferência como bastante participativa.
O prefeito Deibson Balé destacou os investimentos em educação, bem como o modelo de gestão que vem superando desafios, gerando resultados positivos e alcançando vitórias." São grandes os índices alcançados, e isso demonstra o quanto a nossa educação está sendo valorizada e que a qualidade de ensino está sendo cada vez mais melhorada. Nós, na verdade, fizemos uma revolução na educação do nosso município. Melhoramos todas as nossas escolas, ampliamos, construímos, melhoramos a qualidade do ensino com essas palestras, conferências, aprimoramento, aperfeiçoamento dos nossos educadores, de forma que a sociedade está acompanhando todo este trabalho que estamos desenvolvendo na educação", declarou Deibson.
O vereador Francisco Corró, presidente da Câmara Municipal de Trizidela do Vale, também contribuiu com este momento importante para. A educação . "O poder Legislativo não pode ficar de fora das conferências, principalmente da educação. São discutidos vários projetos importantes, e quem vai ganhar é o município de Trizidela do Vale para melhorar o ensino dos nossos estudantes", afirmou.
A Conferência busca ainda fortalecer o diálogo dentro da sociedade democrática para contribuir com a construção das demandas da política educacional para os próximos anos. "A gente veio discutir as melhorias para a nossa educação trizidelense. É um plano que tem todos os segmento e que cada segmento vai participar dando suas opiniões, inserindo aquilo pra melhorar a educação na nossa cidade", disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Trizidela do Vale, Luíza Maria.
A vereadora Márcia Maia, que é presidente do Fórum de Educação, também participou da Conferência Municipal e frisou que trata-se de um momento ímpar na educação. "Estão todos os segmentos aqui representados para discutir a educação no geral, educação municipal, estadual e federal. Eu sou uma apaixonada pela educação. Hoje, a educação tem esses documentos, esses pactos e existe uma união, um compartilhamento de todos. Esses frutos que estamos plantando agora, nós já começamos a colher. Trizidela do Vale tem hoje uma educação reconhecida a nível do Maranhão, uma das melhores em educação", pontuou.
O professor Jânio Cléber acrescenta que este Plano também define os pontos em que a educação brasileira precisa melhorar. "Recebemos o convite para estar aqui representando o governo do Estado para estar apoiando diversas representações que estão aqui nessa Conferência", finalizou.