A reforma na unidade de saúde proporcionará melhor acolhimento dos usuários e adequadas condições de trabalho aos profissionais.
Posto do Povoado Iguará
O Posto de Saúde do Povoado Iguará passa por reformas estruturais com o objetivo de melhorar a ambiência, o acolhimento dos usuários e condições de trabalho aos profissionais da unidade. Esta é uma das obras em abafamento na área da saúde promovidas pela gestão do prefeito Deibson Balé.
"Ofertar o atendimento à população com privacidade e conforto. É isso que a gestão Trabalho e Desenvolvimento tem trazido. Nós temos nessa gestão unidades reformadas e outras sendo reformadas. Mais três passando por reforma", declara a secretária de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles.
As unidades de saúde do município estão recebendo serviços de melhorias e ampliação com o intuito de ofertar atendimento com mais qualidade e conforto aos trizidelenses.
"É muito bom porque a gente precisa muito. Esse posto traz muito benefício pra gente. Quando a gente precisa do remédio elas [enfermeiras] trazem. Tem a estrada que tá boa, o posto, a energia, a comunidade sendo bem assistida pela Prefeitura. A gente tá feliz com tudo que está acontecendo aqui, não só comigo, como toda a comunidade do Iguará", afirma Antônio Patrício, que é morador do Povoado.
Planejamento na Saúde
Além das obras em andamento, a Secretaria de Saúde de Trizidela do Vale já se organizou para o mês de outubro, com a reunião mensal de planejamento. A equipe da pasta esteve articulando as ações do Outubro Rosa e outras demandas deste mês.
Um dos pontos destacados na reunião foi a posição de Trizidela do Vale no ranking do Previne Brasil, programa nacional que mede a qualidade da Atenção Básica no país. Dentre os 217 municípios do Maranhão, Trizidela do Vale ocupa 53ª a posição. "Estamos na 3ª posição entre os municípios da nossa região. A gente tem sustentado esse indicador, tem conseguido permanecer firme através de um trabalho árduo das unidades, das enfermeiras, das equipes de Saúde da Família, dos atendimentos médicos, do conjunto", aponta a secretária Fabiana Meireles.
Previne Brasil
O programa Previne Brasil foi instituído pela
Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.