27-SET-2023

População trizidelense aproveita dia de atendimento social e de saúde organizado dentro da campanha Setembro Amarelo

Com apoio da Prefeitura do município, a ação ofertou diversos serviços, incluindo atendimento jurídico, de psicologia, assistência social e outros.

#SetembroAmarelo POR ASCOM 27 DE SETEMBRO DE 2023

Na reta final das ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate à depressão e ao suicídio, a população de Trizidela do Vale pôde contar com serviços de atendimento social e de saúde na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na rua do Campo, nessa terça-feira (26).

Arlene Freitas coordenadora da Atenção Básica, explicou a ação deste mês voltado para os cuidados com a saúde mental. "Estamos fechando o mês com grandes ações em todas as UBS, vários pontos da cidade e também da zona rural. Estamos agora na rua do Campo, finalizando o Setembro Amarelo com diversos profissionais voltados para cuidar da nossa população. Nós só temos a agradecer ao nosso gestor Dr. Deibson Balé e a nossa secretária de Saúde Fabiana por nós darem total apoio nessas ações e estaremos sempre melhorando a assistência à nossa população", detalha.

A ação se soma a tantas outras realizadas ao longo do Setembro Amarelo, com o apoio da Prefeitura de Trizidela do Vale. Desde o início da campanha, houve palestras, rodas de conversas em Unidades Básicas de Saúde e outros locais do município. Desta vez, foram ofertados os seguinte serviços: jurídico, social, consultas médicas, testes rápidos, assistência social, entrega de medicamentos, vacinas e atendimento com psicólogo.

"Nosso trabalho é mais uma sensibilização para que a pessoa que esteja em sofrimento emocional procure um profissional de saúde e fale qual é sua dor. Se for o caso, esteja em acompanhamento dos nossos profissionais, seja psicólogo, seja psiquiatra. É uma quebra de estigmas, quebra de tabus, fala sobre si mesmo, quebrar o preconceito porque saúde mental é algo que se constrói todos os dias", explica a psicóloga Débora Marques.

A secretaria da Mulher também faz parte desse time da valorização da vida. A Casa da Mulher Trizidelense uniu esforços disponibilizando médica, psicóloga e advogada para a o atendimento durante a ação. "A gente veio aqui para somar forças trabalhando a questão da mente humana. Diante de tantos suicídio, de tanta depressão, nada mais importante do que estar acompanhado da Saúde que tem esse papel principal e prioritário dentro da nossa comunidade e também assistindo as mulheres na Casa da Mulher Trizidelense, ajudando outras mulheres, ajudando população", declarou a secretária da Mulher, Dina Selma.