NOTÍCIAS

21-SET-2023

Setembro Amarelo: Campeonato de Travinha na UBS Chico Chicote desperta adolescentes para o ato aproveitar a vida

Os jovens trizidelenses tiveram um momento de orientação, prática esportiva e interação com colegas em prol da saúde mental e física.

#Saúde POR ASCOM 21 DE SETEMBRO DE 2023

A meninada se reuniu para jogar de bola no Campeonato de Travinha, organizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Chicote, e promovido pelas secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer de Trizidela do Vale. Diversão, interação social e saúde deram o tom dessa atividade em alusão à Campanha Setembro Amarelo.

A brincadeira desperta adolescentes para o bom da vida, que é viver, "demonstrando a importância de viver, como é bom estar em ambientes junto com os outros, brincando na rua", aponta a enfermeira Adriele Araújo. "Foi uma ideia que deu certo, estamos trabalhando isso de forma que eles possam aproveitar da melhor forma", continua.

O Campeonato de Travinha também marcou o Dia do Adolescente, celebrado em 21 de Setembro. A ação teve como tema "Um brado a favor da vida", para afastar os jovens de questões obscuras e mostrar o prazer do esporte e do brincar. "Trabalha muito a saúde mental, depressão, ansiedade, enfatiza muito também sobre drogas. E o esporte conduz e incentiva o jovem a sair da depressão", declara a diretora da UBS, Rejane Sales.

O Setembro Amarelo é uma campanha que combate o suicídio. O Campeonato de Travinha vem para despertar ânimo àqueles que possam estar enfrentando alguma dificuldade ou que estejam enclausurados em um mundo ilusório fomentado pelas novas mídias. "Essa moçada, hoje, tem peculiaridades, e uma delas é viver reclusa no quarto por conta da internet, dessas novas facilidades e oportunidades da vida contemporânea. Mas, é bom chegar num local desse, um dia lindo, praticar esporte e interagir com os amigos. Esse é um momento em que eles podem ver o que é bom viver, quanto é bom desfrutar da vida e das oportunidades que Deus deu a cada um deles", defende o pastor Anax, que participou do momento me prol da valorização da vida.

Quem também esteve presente no Campeonato e levou orientação aos adolescentes foi a clínica geral Andressa Barros. "É um tema muito importante, mas muita gente tem medo de falar. A vida é presente, a vida é hoje, que a gente tem que cuidar da saúde física e também mental. Até porque a nossa saúde mental é que engloba toda nossa saúde física e orgânica. Estamos aqui para ajudar e prevenir", conclui a médica.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 1 dia(s)

Cultura apoia roda de capoeira em celebração que reuniu mestres e amantes desta arte em Trizidela do Vale

“A gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social”, afirma secretário Chagas Melo.

#Esporte Há 2 dia(s)

4º Encontro de Lameiros de Trizidela do Vale atrai motociclistas para esta aventura única

Participantes de cidades vizinhas também compareceram ao evento.

#Juventude Há 2 dia(s)

Secretaria da Juventude orienta estudantes trizidelenses sobre oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho

“Nosso objetivo é fazer o Plantão de Oportunidades em todas as escolas do município”, afirma o secretário Júnior Oliveira.

#DefesaCivil Há 3 dia(s)

Defesa Civil de Trizidela do Vale segue monitorando o volume do Rio Mearim

O órgão, que trabalha em parceria com a Prefeitura, também avalia a situação nas regiões ribeirinhas do município.

#Educação Há 5 dia(s)

Trizidela do Vale ocupa posição de destaque no ranking nacional do Índice de Fluência Leitora 2023

“Parabenizo todos os profissionais da educação por essa conquista. Nossa gestão, investe de forma considerável da educação do município”, afirma Deibson Balé.

#Juventude Há 6 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale entrega camisetas a alunos do projeto Capoeira Renascer do Amanhã

Foram doadas mais de sessenta camisetas em benefício ao projeto voltado a crianças e adolescentes.

#Educação Há 9 dia(s)

Seminário discute educação especial e inclusiva para autistas e crianças com deficiência em Trizidela do Vale

“Estamos incansáveis nessa luta buscando dar dignidade e melhorar o nível dessas crianças, que elas também têm o direito de aprender”, destaca a secretária Sônia Abreu.

#Saúde Há 10 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale garante atendimento domiciliar a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção

Equipe multiprofissional é formada por médicos e enfermeiros.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito