Professora da escola Frei Germano Cedrate também foi condecorada no evento pelo trabalho de excelência que desenvolve em sala de aula.
A Coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou estudantes de Trizidela do Vale com medalhas de bronze na etapa regional. A cerimônia contou com a participação de familiares das alunas vitoriosas, Secretaria de Educação, direção da escola Frei Germano Cedrate, onde as medalhistas estudam, e também representantes da OBMEP.
A diretora do colégio trizidelense Frei Germano, Isabel Martins, comenta que a escola sempre participa da competição. "A gente fica sem palavras, mas muito feliz em nome dos professores, dos alunos e das famílias também. Os alunos são estimulados e se envolvem e, hoje, estamos aqui sendo condecorados. Eles se esforçaram e deram tudo de si. Todos os anos, nós temos alunos que são medalhistas. É um estímulo muito grande porque a gente sabe que a matemática ainda é um gargalo, mas a escola e a Secretaria de Educação estão sempre estimulando nossos alunos", declara a diretora.
Também esteve presente no evento a secretária de Educação de Trizidela do Vale, Sônia Abreu, demonstrando responsabilidade com aqueles que são o futuro da cidade. "É orgulho de ser trizidelense, de fazer parte da educação do município de Trizidela do Vale e poder ver o nosso município sempre se destacando quando o assunto é educação", ressalta.
Duas alunas trizidelenses, Ana Clara e Vera Sofia, foram premiadas e sentiram o reconhecimento pelos esforços e resultados nesta etapa da OBMEP. "É uma alegria muito grande, estou muito feliz. Ultimamente eu estou mais focado pra conseguir tirar as melhores notas. Agora, que vai ter a 18ª OBMEP, estou estudando para conseguir de novo", afirma Ana Clara. "Está sendo muito gratificante ter nosso esforço recompensado. É muito emocionante ter toda essa premiação porque a gente ver todo o reconhecimento de nosso esforço. As portas que a OBMEP consegue abrir para nós são enormes e vale muito a pena", complementa Vera Sofia.
O pai Ivonilson Soares se viu orgulhoso pela filha vitoriosa. "É muito satisfatório ver o fruto de todo aquele sacrifício que a gente faz como pai, na medida do possível, tudo aquilo que um pai pode fazer pelo filho é incentivar a estudar. A gente dá a vida pelos filhos, tentar dar de tudo do melhor para eles, e a gente quer ver eles num lugar bem melhor que o nosso. A Prefeitura de Trizidela junto a Secretaria estão de parabéns porque sempre incentivaram os jovens, e o Colégio Frei Germano sempre foi uma referência. Todos estão de parabéns", destaca.
Quando o município investe em educação e conhecimento para seus alunos, como prioriza a Prefeitura de Trizidela do Vale, o resultado é este. O bom desempenho das jovens alunas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) reflete um esforço conjunto, como afirma Leonardo Rodrigues, coordenador regional da OBMEP. "A OBMEP não se faz sozinha, se faz em parceria com os municípios e secretarias regionais. Então, ver um município que se empenha em inscrever suas escolas, incentivar os professores e criar programas que que qualifiquem melhor os alunos para participar da OBMEP. Os resultados vêm através de premiações. Quanto mais o município investe na OBMPE, mais resultados o município vai conquistar", ressalta.
Jânio Cléber Alves, que é gestor regional, fala da importância deste elo entre a comunidade escolar e poder público. "Mostra o esforço da gestão escolar, da Secretaria de Educação do município de Trizidela do Vale, nós tivemos alunos aqui premiado, isso mostra a importância. E mostra também que há um esforço de todos esses entes, isso traz uma alegria para nós. Mostra que o município de Trizidela está no caminho certo buscando uma educação de qualidade. Parabéns ao prefeito e à Secretaria de Educação".
Os prêmios foram entregues no Auditório da escola Oscar Galvão no município de Pedreiras. A cerimônia contou com familiares de premiados, professores, direções de escolas e a gestão regional da OBMEP. Também foi homenageada a professora Geane Alves, sendo condecorada pelo trabalho de excelência que vem desenvolvendo. Ela fala da satisfação e do amor pelo que faz. "Nosso papel diário é tentar transmitir de preferência mais do que a gente sabe. Nosso papel é contribuir de todas as formas possíveis com a educação. Quando você faz educação, você acredita nela. Quando você faz parte disso, isso é transmitido para quem convive com você diariamente, no caso nosso aluno. Então ver meus alunos ser premiados nas duas escola que eu trabalho não tem como não me deixar feliz. Ser premiada é só a cereja do bolo. É um sinal de que você faz um trabalho de qualidade, seu esforço vale a pena e quando eles se dedicam, eles são maravilhosos porque inteligência eles têm de sobra", declara