Um time de profissionais da Saúde apresentou todas as informações necessárias sobre o tema.
Uma ação de conscientização sobre a importância da amamentação foi realizada na manhã desta quarta-feira (30) no Centro de Saúde Dr. Pedro Barroso, Aeroporto, em Trizidela do Vale. O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, chamou a atenção de gestantes e puérperas para o aleitamento materno, complementando as atividades dentro do Agosto Dourado.
Instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017, agosto é o mês do aleitamento materno, quando são intensificadas as ações para o esclarecimento e incentivo às mães. "A gente fala que é o alimento de ouro para as mães. Rico em nutrientes, rico em vitaminas e em proteção para o bebê. É aquele primeiro alimento que o bebê precisa. Além de ajudar o vínculo entre mãe e filho, ajuda a mãe na contracepção e também ajuda ela a voltar mais rápido o corpo normal", explica a enfermeira Karla Uchôa.
Nesta ação, profissionais da Saúde de Trizidela do Vale, apresentaram informações a grávidas e puérperas sobre os benefícios de oferecer o leite materno aos filhos até os 2 anos de idade, derrubando mitos e combatendo a desinformação.
Soliane Sousa, já tem uma filha e está na segunda gestação, mas entende que sempre é possível aprender mais. "É importante para tirar todas as dúvidas e nos orientar corretamente sobre os procedimentos que devemos seguir com nossas crianças. A gente aprende muitas coisas que a gente não sabia", comenta.
"Tivemos um mês cheio de ações e atividades voltadas para as gestantes e puérperas. Agradeço a nossa gestora de saúde Fabiana Meireles e ao nosso gestor municipal Dr. Deibson Balé por nós incentivar em cada ação que foi realizada onde levamos informações para nossas gestantes", acrescenta a coordenadora da Atenção Básica, Arlete Freitas.
O aleitamento materno auxilia na prevenção do câncer de mama e câncer de ovários na mãe, ajuda no desenvolvimento cognitivo do bebê, evita alergias e intolerâncias, bem como infecções intestinais na criança. "Não existe leite fraco. Isso é mito. Quanto mais a mãe beber líquido, quando mais ela se alimentar, quanto mais o bebê sugar, mais vai produzir leite para amamentar", destaca a nutricionista Valdiane Uchôa.
Vale ressaltar que a rede municipal de saúde de Trizidela do Vale disponibiliza os cinco testes da triagem neonatal: testes do pezinho, olhinho, orelhinha, linguinha e do coraçãozinho, exames de extrema importância logos nos primeiros meses de vida.