NOTÍCIAS

19-SET-2023

Você sabe como é o trabalho da Casa da Mulher Trizidelense, por que é importante e quais serviços são ofertados?

A Secretaria da Mulher constitui este importante aparelho municipal destinado a manter a atenção aos direitos das mulheres e combater qualquer forma de violência contra elas

#Mulher POR ASCOM 19 DE SETEMBRO DE 2023

A Casa da Mulher Trizidelense começou como um departamento dentro da gestão municipal e só foi se expandindo, ganhando maturidade para cuidar de assuntos preocupantes e delicados. O departamento virou a Secretaria da Mulher, que tem em seu comando Dina Selma. Depois, a estrutura ganhou a Casa da Mulher, ampliando e fortalecendo as políticas públicas de combate à violência contra a mulher.

Este serviço de atenção à mulher vítima de violência em Trizidela do Vale é, atualmente, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, contando com assessoria jurídica, assessoria social, advogada, psicóloga e outros funcionários. Somado a tudo isto, existe a atuação de um conjunto de órgãos como a Guarda Municipal, Polícia Civil, Assistência Social, Conselho Tutelar Conselho de Direitos da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria da Mulher e Poder Judiciário. "A mulher hoje precisa de suporte e equipe preparada para atender. Temos amor e carinho por todas nossas mulheres. Nosso gestor, Dr. Deibson, sempre deixou claro: vamos cuidar das nossas mulheres seja onde elas estiverem", afirma a secretaria da Mulher, Dina Selma.

O atendimento especial e com competência se inicia na recepção, com o acolhimento da mulher vítima de violência e total apoio da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. É a hora de saber se ela está sendo perseguida pelo agressor. Bruna Sousa, que atua na recepção e com as mídias sociais, revela que as vítimas chegam com psicológico abalado, sem orientação jurídica, mas têm à disposição profissionais que as ajudam a se reerguer.

"As mulheres vêm com o emocional transtornado devido às violências dentro do seu lar. E aqui nós preparamos as mulheres, oferecemos curso para que elas possam sair do ciclo de violência e se manter financeiramente. Nossas mulheres têm essa mentalidade de que o homem tem que ser o progenitor dentro de casa", destaca Bruna Sousa. Entre os cursos disponibilizados a estas mulheres em estado de vulnerabilidade, estão sobrancelha, depilação, crochê e outros.

O processo de acolhimento tem momentos distintos, começando pela recepção, depois atendimento com a advogada, passando pelo atendimento psicológico até chegar à sala da Secretária. "Temos que estar preparados para recebê-la com todo carinho, com todo suporte possível para que essa mulher saia daqui com todo entendimento e atendimento que ela merece", completa Bruna, que também trabalha com a divulgação, nas redes sociais da instituição, sobre a legislação e os benefícios voltados às mulheres.

Com uma longa caminhada no combate à violência contra a mulher no município, Ivone Silva, advogada da Secretaria da Mulher, ressalta que não é fácil para a mulher denunciar o agressor. "Ela é muito criticada, é julgada, porque ela acaba retornando para o agressor. A Lei Maria da Penha disciplina muito a legislação, a pena, toda a conduta do agressor, mas o sentimento é algo que não dá para alcançar. Por isso, muitas mulheres retornam ao ambiente e acabam sofrendo violência novamente. Mas, tivemos diversos casos acompanhados pela Secretaria da Mulher, onde as mulheres romperam o ciclo da violência, passaram a viver de forma livre e agradecendo todo esse nosso trabalho", conta.

Dessa forma, do cafezinho ao serviço mais burocrático, todas as funcionárias que ali atuam vestem a camisa da sororidade, lutando sempre pelo bem-estar da mulher trizidelense e dando força para o empoderamento daquelas que mais precisam. "Nosso trabalho é de formiguinha, é todo dia, tem dias bem intensos, mas estamos aqui com esse papel de motivar sempre nossas mulheres para que elas possam romper com o ciclo da violência", pontua Joelma, que trabalha no setor administrativo da Casa da Mulher de Trizidela do Vale.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Trizidela do Vale é contemplada com 100 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida - Calamidades

Atuação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em parceria com a Prefeitura garantiu construção de moradias às famílias trizidelenses afetadas por enchentes.

#Saúde Há 3 dia(s)

Secretária de Saúde de Trizidela do Vale realiza ação sobre saúde mental aos profissionais do Hospital João Alberto

A iniciativa visa fortalecer o bem-estar psicológico dos colaboradores da unidade.

#Agricultura Há 6 dia(s)

Trizidela do Vale anuncia associações contempladas com recursos do PAA Conab para aplicação na agricultura familiar

“O montante em dinheiro será de 270 mil reais que serão transformados em cestas verdes”, afirma o secretário municipal de Agricultura.

#Cultura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale instrui artistas sobre incentivo da Lei Paulo Gustavo e oferta oficinas

O secretário de Cultura e Turismo, Chagas Melo, acompanhou o momento que convocou artistas da região.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Ações de cuidado e acolhimento da Prefeitura e Assistência Social aos desabrigados garantem segurança e bem-estar

Equipe multiprofissional ouve e atende às necessidades das famílias afetadas pelas enchentes e que estão vivendo em abrigos em Trizidela do Vale.

#previdência Há 11 dia(s)

Nova entrega de certificados de aposentadoria a servidores trizidelenses é realizada no governo Deibson Balé

“Estamos cumprindo com nosso dever de entrega de direitos e garantias constitucionais”, afirma o presidente do Instituto de Previdência Social municipal.

#Emprego Há 11 dia(s)

Prefeito Deibson Balé assina Ordem de Serviço para construção da Quadra Poliesportiva do Gavião

“Uma obra que agrega na educação, no lazer, no esporte, com certeza vai ser de muito valor”, aponta o secretário de Esporte.

#pascoa Há 15 dia(s)

Pelo quarto ano consecutivo, prefeito Deibson Balé distribui ovos de Páscoa e faz alegria da criançada

Idealizado pela primeira-dama Josy Fernandes, a entrega de chocolates nesta época virou tradição na zona urbana e rural de Trizidela do Vale.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito