NOTÍCIAS

13-SET-2023

Município de Trizidela do Vale define estratégias para combater a violência contra meninas nas escolas

As secretarias da Mulher e da Educação, bem como outras instituições municipais, estiveram reunidas para debater o assunto na Casa de Mulher Trizidelense.

#Planejamento POR ASCOM 13 DE SETEMBRO DE 2023

Um conjunto de esforços e estratégias visa combater a violência contra as meninas nas escolas de Trizidela do Vale. Durante uma reunião, na manhã desta quarta-feira (13), na Casa da Mulher Trizidelense, as secretarias da Mulher e da Educação, em parceria com com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, membros de igrejas, assistentes sociais e demais redes de proteção, propuseram um fortalecimentos para enfrentar a violência entre os mais jovens.

Preocupados com a harmonia no ambiente escolar e familiar, também com o desenvolvimento dos jovens e, consequentemente, com a segurança de todos, autoridades políticas, liderança religiosa e diversos profissionais se juntaram para dar início a uma campanha por escolas sem violência contra as meninas em Trizidela do Vale. "Hoje, foi um momento de traçarmos metas e estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas, principalmente, com as meninas. Não se faz um trabalho sozinho. Só se faz em parceria e por isso estamos aqui elencados nessa rede de proteção para tentarmos combater essa prática", declara a secretária da Mulher, Dina Selma.

A ideia é unir forças, em que cada parte dessa rede contribua de alguma forma para identificar formas de violência contra as garotas e dar uma solução pacífica ao problema. "Tem um ditado popular que diz: a união faz a força. Então estamos numa rede de proteção para que a gente possa garantir uma educação para as nossas crianças que contemple também a cultura da paz. Que a gente possa resgatar aqueles que já estão envolvidos no mundo da violência, no mundo das drogas. Essa parceria é muito bem-vinda. A Educação agradece", explica a secretária de Educação, Sônia Abreu.

Neste sentido, a Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha com policiamento comunitário, colabora saindo do campo ostensivo e desempenhando um trabalho mais preventivo. A intenção é buscar uma aproximação e confiança da população. "A gente preconiza prevenir os crimes. E na raiz dele é nossa principal preocupação, é trazer essa população para perto da gente e evitar que chegue nas vias de fato, no crime em si.

Porque quando a gente trabalha na base, a gente evita o estopim lá em cima. A parceria com a igreja, com as secretarias e com os órgãos de enfrentamento nos ajuda demais nessa resolutividade da questão da violência e dos crimes", explica o soldado da PM Lima Ribeiro, demonstrando a importância de lapidar os cidadãos para o bem desde a infância.

Para o pastor Josiel Palhano, esta aproximação da juventude com a Polícia Militar, além de levar a garotada a compreender o exercício da profissão, também deve despertar mais empatia, respeito e uma cultura de paz. "O Pacto pela Paz vem trabalhando de uma forma ímpar na ajuda da aproximação da Polícia Militar com as comunidades. Eu acredito que nosso papel é trazer essa aproximação. Fazer com que a Polícia Militar seja vem vista. A Polícia Militar é parceira. Essa união é para trazer esse melhoramento, essa aproximação do jovem conhecer melhor o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros", ressalta.

Completando a corrente, a Assistência Social também se compromete em trabalhar prestando todo o suporte para reduzir a violência nas escolas. "Nós estamos aqui para fortalecer todos os vínculos familiares e cultural dessas famílias que passam por esses momentos. Nós enquanto rede de proteção estamos aqui para contribuir e procurar junto a essas famílias rumos para usaírem dessas situações de violência, sejam elas quais forem", completa o assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Lindoel Alves.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale renova drenagem com substituição de manilhas na Rua Soraia

“Aqui é um fluxo muito grande, e essa obra só vai beneficiar as pessoas que passam pelo local”, afirma secretário de Infraestrutura.

#Cultura Há 4 dia(s)

Cultura apoia roda de capoeira em celebração que reuniu mestres e amantes desta arte em Trizidela do Vale

“A gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social”, afirma secretário Chagas Melo.

#Esporte Há 5 dia(s)

4º Encontro de Lameiros de Trizidela do Vale atrai motociclistas para esta aventura única

Participantes de cidades vizinhas também compareceram ao evento.

#Juventude Há 5 dia(s)

Secretaria da Juventude orienta estudantes trizidelenses sobre oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho

“Nosso objetivo é fazer o Plantão de Oportunidades em todas as escolas do município”, afirma o secretário Júnior Oliveira.

#DefesaCivil Há 6 dia(s)

Defesa Civil de Trizidela do Vale segue monitorando o volume do Rio Mearim

O órgão, que trabalha em parceria com a Prefeitura, também avalia a situação nas regiões ribeirinhas do município.

#Educação Há 8 dia(s)

Trizidela do Vale ocupa posição de destaque no ranking nacional do Índice de Fluência Leitora 2023

“Parabenizo todos os profissionais da educação por essa conquista. Nossa gestão, investe de forma considerável da educação do município”, afirma Deibson Balé.

#Juventude Há 9 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale entrega camisetas a alunos do projeto Capoeira Renascer do Amanhã

Foram doadas mais de sessenta camisetas em benefício ao projeto voltado a crianças e adolescentes.

#Educação Há 12 dia(s)

Seminário discute educação especial e inclusiva para autistas e crianças com deficiência em Trizidela do Vale

“Estamos incansáveis nessa luta buscando dar dignidade e melhorar o nível dessas crianças, que elas também têm o direito de aprender”, destaca a secretária Sônia Abreu.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito