A escola Santo Antônio de Pádua foi palco do evento comemorativo com realização de concurso literário.
Em comemoração aos 200 anos de Gonçalves Dias, a Biblioteca Municipal de Trizidela do Vale promoveu, nessa quinta-feira (10), uma programação especial em alusão ao poeta maranhense.
O evento comemorativo ocorreu na escola Santo Antônio de Pádua, do Povoado Sítio do Meio, com a presença do secretário municipal de Cultura, Chagas Melo, da diretora da Biblioteca Municipal, Iolete Araújo, e também do poeta Joaquim Filho.
Na oportunidade, foi realizado um concurso literário envolvendo obras de Gonçalves Dias. "Fizemos um momento em homenagem a nosso poeta maranhense Gonçalves Dias, pelo seu bicentenário. Todas as bibliotecas do Estado fizeram esse momento, e a Biblioteca de Trizidela do Vale não poderia ficar de fora", destacou Iolete Araújo.
"O Maranhão inteiro promoveu esse momento, e nós aqui não poderíamos ficar de fora. E realizamos um concurso de poesia, como todos sabem Gonçalves Dias foi um marco na poesia da Literatura brasileira. Quero agradecer ao Dr. Deibson Balé pelo apoio", acrescentou o secretário Chagas Melo.
O poeta, advogado, professor, jornalista e teatrólogo Gonçalves Dias nasceu no dia 10 de agosto de 1823, no sítio Boa Vista, em terras de Jatobá (a 14 léguas de Caxias, hoje pertencente à cidade emancipada com nome de Aldeias Altas) e morreu em 3 de novembro de 1864, aos 41 anos, vítima do naufrágio do navio Ville de Boulogne, no Maixio dos Atins, na Costa Maranhense.
É considerado o maior poeta da primeira geração romântica brasileira. Gonçalves Dias escreveu poemas de caráter indianista e nacionalista.