07-AGO-2023

Secretário Lívio Maia acompanha produção da agricultura de vazante no Povoado Santa Maria dos Ricardos

Quando o Rio Mearim baixa, o trabalhador agrícola garante sua renda com plantações de alimentos como melancia, abóbora,  feijão e cuxá.

#Agricultura POR ASCOM 07 DE AGOSTO DE 2023

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Trizidela do Vale, Lívio Maia, visitou, na manhã dessa quinta-feira (3), uma área de vazante no Povoado Santa Maria dos Ricardos, onde acompanhou de perto o trabalho de colheita à beira do Rio Mearim. Os agricultores se mostraram felizes e gratos pelo apoio da pasta, tão essencial desde o processo de plantação.

Ao lado dos trabalhadores, o secretário pôde apreciar a qualidade das frutas e verduras que dali escoam para toda Trizidela do Vale, que vão gerar retorno financeiro para o trabalhador agrícola. "Alimento para nossa mesa e dinheiro para nosso agricultor", ressaltou Lívio Maia.

Francinaldo é um dos responsáveis pela plantação no local que, outrora, foi tomado pela cheia Rio Mearim. Quando as águas baixam, o produtor e tantos outros aproveitam as condições do solo para semear melancia, abóbora, feijão e cuxá, por exemplo. O período da vazante começa, geralmente, entre os meses de abril e maio. "Essa época agora é o tempo da colheita. A gente fica muito feliz. A Secretaria de Agricultura sempre nos ajuda quando a gente precisa. E a estrada ‘tá' boa. A gente agradece ao prefeito Deibson Balé", relata Francinaldo.

Um dos incentivos da gestão municipal aos agricultores foi a oportunidade de abastecerem com alimentos a rede de ensino, garantindo a merenda escolar. Além disso, a Secretaria de Agricultura fornece o maquinário e todo o apoio técnico para o homem do campo. Somado a isso, as melhorias na estrada fortalecem esta importante cadeia de produção e escoamento de suprimentos de Santa Maria dos Ricardos para as áreas urbanas.

#Prefeito Hoje

#ConselhoTutelar Hoje