Os pré-fóruns estão sendo organizado pela Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Articulação do Selo Unicef, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), contando ainda com a participação ativa das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além de membros dos Conselho Tutelar, e comunidade em geral.O primeiro deles aconteceu na manhã desta terça-feira,22 no Colégio São Vicente de Paula.
Junior Oliveira articulador do selo Unicef disse que "Serão momentos preparatórios para o Fórum Comunitário que que irá acontecer. Nos pré-fóruns nós trabalharemos a elaboração do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O público-alvo é formado por profissionais de todas as secretarias envolvidas no Selo Unicef, adolescentes, a própria comunidade e profissionais liberais. É um momento de construção coletiva, extremamente importante, porque vai nortear o Plano de Ação, que será apresentado e aprovado no Fórum Comunitário".
Sobre o Selo Unicef
Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Ao fazer a adesão ao Selo Unicef, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.
Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente e a participação de adolescentes. Cada ciclo do Selo Unicef dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal.