O setor contábil trabalha de forma real para de forma minuciosa atender todos os quesitos que o Tribunal de Contas exige, explica contador do município.
Trizidela do Vale alcançou o segundo lugar no ranking de transparência divulgado pela Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (Sefiz-MA). Para a gestão municipal, a avaliação é um reconhecimento das ações permanentes que vem sendo realizadas visando o desenvolvimento da cidade é melhor qualidade de vida para os trizidelenses.
"É de grande importância porque quando você atinge um índice desse três vezes consecutivas mostra que o dinheiro do município está sendo bem usado. Não é só a transparência. Isso quer dizer como é utilizada essa verba. É utilizada dentro dos trâmites legais, isso deixa nosso município apto a receber vários recursos. Mostra que nosso município é confiável. Quando você tem transparência, tem confiabilidade de parlamentares e órgãos. Tudo o que vem é gasto da maneira correta. Hoje, a gente fica muito grato, isso é um respaldo que nos dá não só perante a comunidade jurídica, mas diante da comunidade da população de Trizidela do Vale", ressalta o secretário municipal de Planejamento Charles Bedor.
O contador do município, William Figueiredo, destaca que o resultado é um trabalho contínuo de controle e responsabilidade com o dinheiro público. "A gente tem desempenhado um grande papel no setor de contabilidade em conjunto com as secretária e todos os setores da Prefeitura de Trizidela do Vale. É notório os avanços que a gente tem alcançado, os trabalhos que a gente tem executado com maestria nesse âmbito da Contabilidade e no âmbito fiscal também. A gente procura está sempre bem atualizado. O setor contábil trabalha de forma real para de forma minuciosa atender todos os quesitos que o Tribunal de Contas exige, que os entes fiscalizadores exigem", explica.
"As informações começam em cada setor. Assim essas informações chegam para a contabilidade passando também por uma melhor fiscalização e avaliação dos processos", continua o contador.
A elevada pontuação (9,85) recebida por Trizidela do Vale no quesito transparência revela o compromisso assumido pela administração pela integridade, transparência, acesso à informação, participação social, governança pública e combate à corrupção.
"A importância é a qualidade da informação. A informação tem que ser correta. O Tribunal de Contas exige um processo de pagamento completo. Tanto a contabilidade quanto o controle interno tem esse papel de observar se tem algum vício no processo, alguma pendência e saná-lá para que a gente consiga cumprir e, automaticamente, a conseguir chegar nesse índice de transparência elevado", finaliza o contador William Figueiredo.
Acesse o link (https://app.tcema.tc.br/diario/publicacao/pdf/8968) do Diário Oficial do TCE onde foi publicado o Ranking de Transparência do segundo semestre de 2023.