NOTÍCIAS

20-OUT-2023

Ação Outubro Rosa

UBS Chico Chicote estimula o autoexame e convoca mulheres trizidelenses a adotar hábitos saudáveis para prevenir o câncer de mama

#outubrorosa POR ASCOM 20 DE OUTUBRO DE 2023

As ações de atenção à saúde da mulher, que ocorrem durante todo o ano, são intensificadas durante o Outubro Rosa nas unidades de saúde de Trizidela do Vale. Além do agendamento de exames de mamografia, uma palestra com orientações na Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Chicote teve o intuito de despertar a busca por hábitos saudáveis e, também, tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

Aberta das 8h às 22h, a UBS Chico Chicote conta com profissionais qualificados, que estão sempre envolvidos em atividades que proporcionem uma rotina saudável aos pacientes, como a que ocorreu nesta semana. "Uma ação diferente, onde as meninas estão motivando todas a mulheres a praticar exercícios. Mas também com uma palavras da médica Dr. Andressa trazendo informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama, orientações, informações, conhecimento, para que a gente deixe nossas mulheres cada vez mais munidas de informação", explica a secretária de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles.

Temas como prevenção, autoexame e hábitos saudáveis foram levados às pacientes da UBS. "É importante a gente prevenir e informar os nossos pacientes, principalmente, nesse Outubro Rosa, que é a prevenção ao câncer de mama. A nossa área é muito participativa, a nossa equipe é muito árdua em poder buscar nossos pacientes. Aqui a gente sempre está falando dos fatores de riscos, a prevenção, tirando as dúvidas, estamos de portas abertas", ressalta a clínica-geral Andressa Barros.

A mulherada foi motivada a praticar exercícios físicos e combater o sedentarismo, um risco para a saúde e fator que contribui não só para o câncer de mama como também outras enfermidades. "É uma forma de prevenção do câncer fazer exercício físico e alimentação adequada. O que a gente quer deixar? Que esse trabalho em feito durante todo o ano o mês de outubro é só pra enfatizar", comenta a enfermeira Adriele Araújo.

"Uma atividade física requer muito exercício do nosso corpo e evita o câncer de mama. É uma precaução. Boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas, tabagismo, isso tudo é uma forma de se prevenir contra câncer de mama. No mês Outubro Rosa a gente enfatiza muito a conscientização, o apoio das empresas e um diagnóstico precoce", acrescenta a diretora da UBS Chico Chicote, Rejane Sales.

Os exames para o diagnóstico do câncer de mama estão disponíveis gratuitamente na UBS. "Às vezes você se tocando, descobre nódulo que pode ser benigno ou mo. Hoje, no nosso município, nós temos a mamografia de graça, ultrassom, preventivo, então a gente só tem a agradecer ao nosso prefeito, à secretária, à coordenadora da Atenção Básica e à diretora da UBS", aponta a enfermeira Luzia Carvalho.

É importante trabalhar o corpo, mas a mente e espiritualidade também estiveram em foco nesta ação, por isso, um líder religioso foi convidado para enriquecer o momento de conscientização. "Essas lutas são muito importantes. Elas têm dois enfoques: a participação coletiva e responsabilidade individual. Quando falamos da responsabilidade individual, necessariamente ou obrigatoriamente, nós temos que lembrar de Deus, de recorrer a ele, suplicar sua ajuda. Portanto, essa iniciativa da UBS Chico Chicote e da Saúde como um todo que tem sempre alguém para trazer uma palavra de Deus, uma orientação espiritual, é muito válido. Isso não pode ser negligenciado. O município tem cuidado muito bem disso e eu louvo a Deus por isso", conclui o pastor Anax.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 1 dia(s)

Trizidela do Vale é contemplada com 100 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida - Calamidades

Atuação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em parceria com a Prefeitura garantiu construção de moradias às famílias trizidelenses afetadas por enchentes.

#Saúde Há 1 dia(s)

Secretária de Saúde de Trizidela do Vale realiza ação sobre saúde mental aos profissionais do Hospital João Alberto

A iniciativa visa fortalecer o bem-estar psicológico dos colaboradores da unidade.

#Agricultura Há 4 dia(s)

Trizidela do Vale anuncia associações contempladas com recursos do PAA Conab para aplicação na agricultura familiar

“O montante em dinheiro será de 270 mil reais que serão transformados em cestas verdes”, afirma o secretário municipal de Agricultura.

#Cultura Há 4 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale instrui artistas sobre incentivo da Lei Paulo Gustavo e oferta oficinas

O secretário de Cultura e Turismo, Chagas Melo, acompanhou o momento que convocou artistas da região.

#AssistênciaSocial Há 9 dia(s)

Ações de cuidado e acolhimento da Prefeitura e Assistência Social aos desabrigados garantem segurança e bem-estar

Equipe multiprofissional ouve e atende às necessidades das famílias afetadas pelas enchentes e que estão vivendo em abrigos em Trizidela do Vale.

#previdência Há 9 dia(s)

Nova entrega de certificados de aposentadoria a servidores trizidelenses é realizada no governo Deibson Balé

“Estamos cumprindo com nosso dever de entrega de direitos e garantias constitucionais”, afirma o presidente do Instituto de Previdência Social municipal.

#Emprego Há 9 dia(s)

Prefeito Deibson Balé assina Ordem de Serviço para construção da Quadra Poliesportiva do Gavião

“Uma obra que agrega na educação, no lazer, no esporte, com certeza vai ser de muito valor”, aponta o secretário de Esporte.

#pascoa Há 13 dia(s)

Pelo quarto ano consecutivo, prefeito Deibson Balé distribui ovos de Páscoa e faz alegria da criançada

Idealizado pela primeira-dama Josy Fernandes, a entrega de chocolates nesta época virou tradição na zona urbana e rural de Trizidela do Vale.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito