Desde o início da gestão do prefeito Deibson Balé, Trizidela do Vale vem sendo avaliada positivamente com relação à transparência pública.
A Prefeitura de Trizidela do Vale realizou, na manhã dessa quinta-feira, (21), no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024. O encontro teve por objetivo levar ao público o conhecimento sobre a condução das receitas e despesas orçamentárias do Executivo Municipal e também convocar a sociedade em geral para debater as prioridades para a cidade.
Nesta Lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para Trizidela do Vale. "A própria Constituição Federal obriga o gestor público a vir à audiência pública para colher todas as informações. É uma oportunidade que a administração pública concede à população como um todo de vir participar da elaboração da Lei Orçamentária. É o chamado Orçamento Participativo, onde toda a sociedade é convidado a juntamente conosco elaborar a proposta orçamentária para o ano de 2024", explica o assessor contábil Raimundo Batista.
A audiência sobre a LOA 2024 contou com a participação também do presidente da Câmara, vereador Francisco Corró. "É de obrigação todos os anos ter a audiência pública para que chegue a Lei para a Câmara aprovar. Não tendo essa audiência pública, é nula. Para que acontece isso? Para que se ouça as comunidades, as entidades, os sindicatos, as secretarias, para que venha o recurso e conste no orçamento. Só se faz tudo isso com o aval do povo", ressalta Corró.
Trizidela do Vale foi avaliada positivamente com relação à transparência pública, consolidando uma cultura de integridade na divulgação de informações sobre as finanças municipais. "Em relação à transparência, esse princípio da publicidade, o município de Trizidela do Vale tem cumprido à risca. Os órgãos fiscalizados quando analisam as 217 prefeituras do Estado do Maranhão, Trizidela do Vale está lá em primeiro lugar e ela se mantém em primeiro lugar, praticamente, toda a gestão do governo Deibson. Nem um outro município conseguiu tirar esse primeiro lugar", revela o assessor Raimundo Batista.