NOTÍCIAS

17-AGO-2023

Prefeitura promove capacitação durante a Semana de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral

Treinamento foi realizado no Auditório Frei Germano, com o clínico geral Edilberto Sousa.

#Saúde POR ASCOM 17 DE AGOSTO DE 2023

A Secretaria de Saúde de Trizidela do Vale realiza a Semana de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral, a qual contou em sua programação com uma oficina, nessa quarta-feira (16), voltada para a capacitação de profissionais sobre a doença também conhecida como calazar. Enfermeiros, técnicos e agentes de saúde compareceram ao Auditório Frei Germano, onde reforçaram e ampliaram seus conhecimentos sobre a patologia transmitida pela fêmea do mosquito palha, que representa um risco aos animais e ao ser humano.

"Estamos aqui hoje, mais uma vez, treinando nossos profissionais, com o manejo da Leishmaniose. O nosso município está sempre à frente capacitando nossos profissionais para que a gente possa ter uma saúde cada vez mais de qualidade, uma saúde de responsabilidade, e nossos profissionais treinados e capacitados para estarem levando melhorias para nossa comunidade", ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Arlene Freitas.

O médico responsável pelo treinamento dentro da Semana de Prevenção à Leishmaniose, o clínico geral Edilberto Sousa, destacou a necessidade de um trabalho de conscientização e de educação. "Estamos aqui para ver o que podemos fazer para evitar a transmissão dessa doença, que passa pela conscientização da população, passa pela educação, pois a gente tem sempre que estar relembrando os conceitos, passa por uma mudança em nós mesmos", afirma, acrescentando informações importantes sobre a doença.

"O cachorro não transmite a Leishmaniose. Quem transmite é o mosquito que pica o cachorro que está doente e termina transmitindo para o ser humano. Não só o cachorro, mas ele pica outros animais que também podem transmitir para o ser humano", explica.

Agora, mais preparados, os profissionais da saúde poderão instruir a população sobre a Leishmaniose e os cuidados. "A Secretaria de Saúde está trazendo esse conhecimento para que o agente de Saúde possa orientar a nossa população", comenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ivete Pascoal.

Um dos profissionais responsáveis por levar as orientações de casa em casa é o agente comunitário de Endemias. Reginaldo Alves é um deles. "A parte mais importante do nosso trabalho é identificar os animais que estão portando a doença leishmaniose ou calazar. Dessa forma, a gente pode controlar. A gente notifica o dono do animal e dá as dicas, o que ele tem que fazer, o que ele tem que evitar. Por exemplo, evitar acúmulo de lixo, dar banho nos animais e por aí vai", aponta.

O agente de Endemias acredita ser enriquecedora esta iniciativa da gestão municipal, que só melhora a qualidade da saúde trizidelense. "Esse momento de formação é de grande importância porque o trabalho fica mais abrangente, principalmente, nas áreas rurais. Com essa formação, o serviço tende a melhorar", conclui. As atividades da Semana de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral começaram no dia 11 de agosto e se encerram nesta sexta-feira (18).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Prefeito Há 6 dia(s)

Prefeito e primeira-dama prestigiam Domingão da Mamãe Premiada em Trizidela do Vale

Evento realizado pela gestão municipal chegou ao quarto ano consecutivo com sorteio de prêmios.

#ConselhoTutelar Há 6 dia(s)

Rede de proteção recebe capacitação sobre sistema de garantia de direitos da criança e adolescente em Trizidela do Vale

O curso de formação começou com os conselheiros tutelares e agora chega ao segundo momento.

#ConselhoTutelar Há 11 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale oferta curso de capacitação para conselheiros tutelares

“A gente também vai trabalhar o Sistema de Informação da Infância", diz palestrante.

#Saúde Há 11 dia(s)

Encontro da Saúde, Assistência e Conselho da Criança define metas e viabiliza caminhada contra violência sexual infantil

O Dia D da Campanha de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes ocorrerá no próximo 18 de maio.

#Saúde Há 15 dia(s)

Ação das Secretarias de Assistência Social e de Saúde distribui enxovais e leva informações a gestantes trizidelenses

As mamães participaram de roda de conversas sobre saúde bucal e pré-natal.

#Infraestrutura Há 15 dia(s)

Recuperação de estrada do Povoado Centro do Meio é realizada pela Prefeitura de Trizidela do Vale

“Mesmo com as dificuldades, temos que trabalhar para deixar as comunidades assistidas”, afirma secretário de Infraestrutura.

#Infraestrutura Há 17 dia(s)

Prefeito Deibson Balé visita a Rua Soraia onde obra de drenagem está em ritmo acelerado

“Nossas equipes estão trabalhando, efetuando suas atividades, de modo que o povo possa ter mais comodidade, mais trafegabilidade”, afirma o gestor.

#Infraestrutura Há 20 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale renova drenagem com substituição de manilhas na Rua Soraia

“Aqui é um fluxo muito grande, e essa obra só vai beneficiar as pessoas que passam pelo local”, afirma secretário de Infraestrutura.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito