CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Trizidela do Vale instrui artistas sobre incentivo da Lei Paulo Gustavo e oferta oficinas O secretário de Cultura e Turismo, Chagas Melo, acompanhou o momento que convocou artistas da região.
#Cultura 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Domingueira Folia garante lazer às famílias e renda extra a barraqueiros e artistas locais no Espaço Major Lucena Promovido pela Prefeitura de Trizidela do Vale, o evento começou as 15h com muita música e diversão.
#AssuntosReligiosos 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Culto em Ação de Graças pelo aniversário de Trizidela do Vale na Praça da Bíblia A celebração foi marcada também por uma merecida homenagem aos pastores evangélicos da cidade
#SantaMissa 08/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Aniversário de Trizidela do Vale tem Missa em Ação de Graças com a participação do prefeito Deibson Balé Os fiéis lotaram a Igreja Santo Antônio de Pádua durante a celebração especial.
#Festa 09/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Deibson Balé participa do 10° Círio de Nazaré do Morro dos Caboclos que reuniu multidão em momento marcante de fé Tradicional festejo ocorreu nesse fim de semana e contou com a presença do presidente da Famem, Ivo Rezende.
#Cultura 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Imagem de Nossa Senhora é reverenciada em Trizidela do Vale faltando poucos dias para o início do Círio de Nazaré Ao lado da sua mãe Tinãia Balé, prefeito Deibson recebeu a imagem de Nossa Senhora.
#Cultura 14/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Deibson Balé realizou a maior e melhor festa de aniversário que Trizidela do Vale já teve Deibson priorizou, mais uma vez, os artistas da terra.
#Cultura 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS E SHOW CATÓLICO MARCAM NOITE ABERTURA DO ANIVERSÁRIO DE TRIZIDELA DO VALE.

A prefeitura de Trizidela do Vale através da Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento Municipal de Assuntos Religiosos promoveu ontem no domingo,31 de outubro uma celebração em ação de graças da abertura alusiva aos 27 anos de emancipação política. A celebração contou com a participação do prefeito Deibson Balé, do vice-prefeito Gustavo Brandão, vereadores, secretários do governo e convidados. Antes mesmo da celebração o prefeito dr. Deibson Balé e o vice-prefeito Gustavo Brandão adentraram no corredor cultural com a bandeira do município onde em seguida foi dada início a celebração religiosa presidida pelo pároco Frei Hernane da Matriz de Santo Antônio de Pádua. E para fechar a noite com chave de ouro após a celebração foi a vez do público ali presente prestigiar grande show católico com a cantora Jake Trevisan que ali cantou e encantou o público que ali compareceu. Sobre as festividades o prefeito, dr. Deibson Balé destacou a importância de valorizar as religiões e disse que estará sempre à disposição das igrejas para apoiá-las no que necessário for.

AscomTV

#Cultura 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SHOW GOSPEL COM CANTOR ELIELTON JHONSON CELEBRA O DIA DA CULTURA EVANGÉLICA E ABRE FESTIVIDADE DOS 27 ANOS DE TRIZIDELA

O dia Municipal da cultura evangélica em Trizidela do Vale foi marcado por um grande show com louvores e orações a Deus realizado na noite de sábado (30/10). Abrindo as comemorações alusivas dos 27 anos de emancipação de Trizidela do Vale, onde Representantes de várias igrejas, o prefeito dr. Deibson Balé,o vice-prefeito Gustavo Brandão,a ex-vereadora Tinãia Balé, secretários municipais, vereadores e a população em geral participaram da programação evangélica.

A noite ficou marcada com o show do cantor Elielton Jhonson, reunindo um bom público.De acordo com o prefeito dr. Deibson Balé "Esse momento ficou marcado pelo fato do cantor convidado ser o interprete do hino "O ESCOLHIDO" canção esta que foi tema de sua campanha e nada melhor que agradecer a Deus por esta oportunidade que o fez relembrar toda sua trajetória vitoriosa.Deibson disse ainda: "tivemos a oportunidade de confraternizar com os amigos e Pastores de todas as Igrejas e o mais importante louvar e agradecer a Deus por todas as conquistas já alcançadas onde daremos continuidade com as bençãos de Deus ao grandioso trabalho aqui já realizado.

AscomTV

#Cultura 22/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NOVOS INTEGRANTES TOMAM POSSE NO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE TRIZIDELA DO VALE/MA.

Fiscalizar e acompanhar os trabalhos realizados na área cultural são algumas das funções dos novos conselheiros municipais de cultura de Trizidela do Vale, que tomaram posse na noite desta sexta-feira (17). A solenidade, que oficializou a atuação dos novos membros para o biênio 2020/2022, aconteceu na casa dos Conselhos Municipais, com a participação da Chefe de Gabinete, Maria Vanusa Inácio Leite, neste ato representando o prefeito municipal Charles Frederick Maia Fernandes, e do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Helcimar da Silva Nunes, o Presidente da casa dos Conselhos Municipais, José Leôncio Ibiapino, assessoria de imprensa e convidados.

Para o secretário Helcimar Silva a cidade deve estar preparada para a nova realidade que se desenha a partir da pandemia do novo coronavírus. "É um momento difícil que estamos vivendo, a gente sabe que essa crise vai ter impactos em vários setores, e a cidade precisa estar aberta e preparada para essa nova realidade. No âmbito da cultura, temos que estar atentos aos novos potenciais e novas narrativas". Ainda segundo ele, a cultura tem muitas iniciativas e o Conselho vem para dar continuidade.

"O Conselho é fundamental, pois constitui-se num órgão de nível de assessoramento, controle social e deliberação coletiva, junto ao poder público municipal, propondo a formulação de políticas públicas com vistas a promover a articulação e o debate entre o governo municipal e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais para serem implementadas. Que este colegiado consiga desenvolver seu fundamental papel na formulação de políticas culturais para atender todas as demandas existentes no município", completou o secretário de cultura.

A principal atuação do Conselho Municipal de Política Cultural de Trizidela do Vale é a construção do Plano Municipal de Cultura e aplicação no município de Trizidela do Vale os recursos da Lei Aldir Blanc, que dispõe de recursos financeiros para o auxílio emergencial do setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus. O Conselho Municipal de Política Cultural de Trizidela do Vale é um órgão colegiado, de formação igualitária entre o poder público e a sociedade civil, com caráter deliberativo, normativo e consultivo.

Foram empossados representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente em seus setoriais de cultura e representantes do poder público conforme consta no Decreto Municipal nº 35/2020, de 10 de julho de 2020.

Na reunião ordinária que aconteceu no dia 17 de julho de 2020, foram eleitos democraticamente as seguintes funções dentro do conselho:

Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural

HELCIMAR DA SILVA NUNES

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural

BENEDITO RODRIGUES PEREIRA

1° Secretário do Conselho Municipal de Política Cultural

ADRIEL PEREIRA DO NASCIMENTO LIMA

2° Secretário do Conselho Municipal de Política Cultural

EDUARDO DA SILVA COELHO

Confira a relação dos novos membros:

Representantes da Sociedade Civil

Titulares:

BENEDITO RODRIGUES PEREIRA

EDUARDO DA SILVA COELHO

Suplentes:

JOSÉ AURIZIO NEIDE DOS SANTOS

LUIS SOUSA MORAIS

Representantes Poder Público

Titulares:

HELCIMAR DA SILVA NUNES

MARIA VANUSA INÁCIO PEREIRA LEITE

Suplentes:

IOLETE CORNÉLIA DE ARAÚJO

MARIA EDNA ARAÚJO DA CRUZ

Representante de Entidades Ligadas à Cultura

Titulares:

JOCSUÍLA MAURÍCIO DO VALE PEREIRA

HIDELBRANDO SOARES DA SILVA

Suplentes:

ADRIEL PEREIRA DO NASCIMENTO LIMA

JUVENAL GOMES DE SOUSA

#Cultura 21/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE INICIA CADASTRAMENTO PARA O RECEBIMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DA CULTURA.

A Prefeitura de Trizidela do Vale, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) iniciou, nesta quarta-feira (15), o cadastramento para o recebimento do auxílio emergencial, editais e prêmios para profissionais da área de cultura que foram prejudicados com o isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. O benefício será concedido graças à Lei Federal n° 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, sancionada no fim do mês de junho, que vai transferir recursos para ações emergenciais destinadas ao setor cultural. A lei determina o repasse de R$ 3 bilhões para o setor cultural, desse modo, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) disponibiliza estimativa de quanto cada Município deverá receber para aplicar no setor cultural, o município de Trizidela do Vale segundo o levantamento receberá cerca de R$ 169.995,08 desse total.

Serão beneficiados trabalhadores da cultura que se encontram impossibilitados de exercerem suas atividades, como músicos, atores, profissionais da dança e da literatura, atores, artesãos, povos e comunidades tradicionais entre outros.

Para se cadastrar é preciso acessar o site da Prefeitura de Trizidela do Vale no link https: https://trizideladovale.ma.gov.br/ que estará disponível nesta quarta-feira (15). Quem não tiver acesso à Internet, poderá fazer o cadastro na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizado na Rua da Salvação 579ª, Jerusalém, ao lado da Agência dos Correios (Agendamento prévio). É necessário estar munidos de seus documentos pessoais, comprovante de residência, exercício da atividade artística ou cultural, e apresentar sua biografia.

"O atendimento presencial ajuda o profissional que precisará levar um pen drive com todos os documentos e fazer um upload no computador. O primeiro passo é realizar o cadastro que será avaliado pela equipe técnica da SECULT para validação dos mesmos. Assim que o repasse dos recursos for concretizado pelo Governo Federal, a Prefeitura, no prazo máximo de 60 dias destinará a totalidade dos recursos recebido conforme rol de possibilidades previstas na Lei", comentou o secretário municipal de Cultura, Helcimar da Silva Nunes, que acrescentou:

"Estamos planejando executar o recurso do auxílio emergencial em cota integral de R$ 1.800,00 pois a classe artística foi a primeira a interromper suas atividades laborais e provavelmente será uma das últimas a retomar sua vida normal", lembrou.

Quem pode receber o auxílio emergencial?

Trabalhadores que comprovem atuação no setor cultural nos últimos dois anos. Além disso, o trabalhador deve ter tido rendimentos de até R$ 28.559,70 no ano de 2018. Do valor geral, 20% serão destinados para a manutenção de espaços artísticos e de micro e pequenas empresas culturais que tiveram as suas atividades interrompidas por conta das medidas de isolamento social. As empresas e pessoas físicas precisarão realizar cadastro municipal. O recurso também poderá ser usado para editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

Quem não pode receber?

Não poderão receber o auxílio aqueles que têm emprego formal ativo ou que são titulares do benefício previdenciário. Também não podem receber os beneficiários do seguro-desemprego e para quem já recebe o auxílio emergencial pago a trabalhadores informais. Para espaços culturais a ajuda prevista pela Lei Aldir Blanc varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Para trabalhadores e fazedores culturais a lei prevê uma complementação mensal de renda de R$ 600,00 em três parcelas que em Trizidela do Vale, como explicamos, será paga em cota única.

Quais outras iniciativas devem ser contempladas?

Após sancionada, a lei de auxílio emergencial também servirá para custear editais, chamadas públicas, cursos, produções audiovisuais, prêmios, manifestações culturais, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural, entre outras ações da cadeia da Economia criativa.

www.trizideladovale.ma.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 09:43:15