CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE INICIADA EM TRIZIDELA DO VALE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS DE IDADE.

Foi iniciada nesta quarta-feira (19/01), à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. De acordo com a Norma Técnica do Governo do Estado, deve-se aguardar 20 minutos após a aplicação da dose para que sejam observadas qualquer reação adversa durante esse breve período. Na ocasião, nenhuma criança apresentou qualquer reação adversa. A vacinação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Josenil Bezerra do Nascimento. De acordo com informações da SEMUS-Secretaria Municipal de Saúde e a coordenação de imunização o município 120 doses da vacina Pfizer Pediátrica. Na oportunidade, a coordenadora de imunização, Leidiane Siqueira reforçou sobre a importância da vacinação de crianças, pois esta ação dar mais seguridade tanto para as crianças quanto as famílias principalmente que já está se aproximando a volta ás aulas.Leidinae explicou ainda que este momento, a vacinação é para as crianças de 5 a 11 COM COMORBIDADES e DEFICIÊNCIA. No ato da vacina todas as crianças receberam certificado de coragem e registraram na carteira a primeira dose de certeza que breve será vencido o inimigo invisível.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE MORADORES DO MORRO DOS CABOCLOS SÃO IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19.

Desde que começou a aplicação das doses da vacina contra a covid-19 no município de Trizidela do Vale a gestão municipal tem se esforçado ao máximo em garantir a imunização da população, ou seja, uma luta diária tanto do prefeito Deibson Balé quanto da secretária de saúde Fabiana Meireles e toda equipe dos profissionais da saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde até o momento Trizidela do Vale já recebeu 9.745 doses e foram aplicadas 9.170 doses. No sábado dia, 17 de julho o município recebeu um total de 500 doses graças ao empenho e a persistência do prefeito Deibson Balé que no dia seguinte no domingo,18 de julho autorizou aplicação das doses em moradores do Morro dos Caboclos dentro da faixa etária estabelecida dos 40 anos acima além dos 18 anos a mais com comorbidades onde ali foram aplicadas 100 doses da vacina da Jansen. Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Deibson Balé que enfatizou o seu compromisso em imunizar o mais rápido possível todas as faixas etárias dos trizidelenses e reconheceu o grande esforço dos profissionais de saúde que com rapidez aceleram a vacinação da população. A aplicação de doses se dará durante toda a semana na sede e nos povoados Povoado Gavião Real, Jiquiri, Centro da Velha Rosa a partir das 8h da manhã e na sede na Unidades Básica de Saúde Dr.Pedro Barroso (Aeroporto), Centro de Saúde Jerusalém e U.B.S Josenil Bezerra do Nascimento (Baixada) até durar o estoque afim de contribuir com os grupos prioritários e faixas etárias de acordo com o Ministério da Saúde.

AscomTV

#Saúde 10/06/2021 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE TESTA SERVIDORES DA PRAÇA DA JUVENTUDE PARA COVID-19.

A Prefeitura de Trizidela do Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a realização de testes rápidos de sorologia para a covid-19 nos servidores municipais que trabalham na praça da juventude onde ali estão incluídas as secretarias de cultura, esporte e juventude. Os testes foram realizados na manhã desta quinta-feira,10 de junho.O resultado negativo (não reativo) indica que a pessoa ainda não apresentou contato com o vírus até a data da testagem. Já o resultado positivo (reativo), acusa duas diferentes etapas da infecção. O tipo IgG indica que a pessoa tem memória imunológica, ou seja, teve contato com o novo coronavírus e, portanto, já adquiriu os anticorpos, não é mais um transmissor da doença e é considerado curado. O tipo IgM, por sua vez, registra que a infecção viral está ativa no organismo no exato momento da execução do teste. Neste caso, mesmo estando assintomática, a pessoa está transmitindo a doença e é orientada a se dirigir ao prédio das síndromes gripais no Bairro Santo Antônio dos Oliveiras para a partir daí serem tomados os primeiros procedimentos. Equipes da Vigilância Epidemiológica em Saúde, liderados pela enfermeira, Ivete Pascoal, realizam vários testes por dia. Os servidores públicos testados foram atendidos individualmente, em cumprimento aos protocolos sanitários e às medidas de prevenção e higiene que vigoram no município.

AscomTV.

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE PROMOVE ARRAIÁ DA VACINAÇÃO DE COMBATE A COVID-19.

A Semus-Secretaria Municipal de Saúde e a coordenaria de imunização realizam durante todo o dia desta quarta-feira,09 de junho o Arraiá da Vacinação em continuidade a imunização da Covid-19.O local para aplicação das doses é a praça d a juventude no Bairro Jerusalém e quem desta vez está sendo imunizado são as pessoas na faixa etária dos 55 aos 59 anos de idade. Segundo a secretária municipal de saúde Fabiana Meireles esta é uma estratégia de promover uma saúde maneira diferente, agradável e acolhedora é também um momento importante para que essas pessoas possam ter a oportunidade de se prevenirem contra o vírus, mas é necessário lembrar que mesmo após a aplicação a dose os cuidados devem permanecer para que assim possa ser evitado o contagio. A coordenadora de imunização Leidiane Siqueira explica que além da imunização de pessoas com comorbidades é também uma oportunidade para as pessoas que já atingiram a faixa etária estabelecida. Dados da saúde municipal revela que Trizidela do Vale atualmente já aplicou 92,61% das doses já recebidas e tudo isso graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos que diuturnamente estão nessa luta de combate a codi-19 e da gestão municipal que não tem medido esforços.

AscomTV.

#Saúde 30/03/2021 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA PLANTÃO DE VACINA CONTRA COVID-19 PARA IDOSOS NA FAIXA ETÁRIA DOS 60 ANOS.

A prefeitura de Trizidela do Vale através da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadoria de imunização realiza durante toda esta terça-feira,30 de março o plantão da vacina contra a covid-19 em pontos estratégicos do Bairro da Baixada. Os locais definidos pela equipe de saúde para aplicação da dose nas pessoas da faixa etária dos 60 anos estão concentrados na Pracinha da Rua do Tamarindo e Rua da Boa Vista frente ao Colégio Monsenhor Gerson. De acordo com a secretária municipal de saúde Fabiana Meireles, Trizidela do Vale hoje é um dos municípios que mais vacinam em toda região, pois, a gestão municipal tem cumprido seu papel quando o assunto é coibir a disseminação do vírus e para isto a saúde idealizou esse plantão que tem o intuito de agilizar cada vez mais o processo de imunização dos idosos trizidelenses. Segundo a coordenadora de imunização Leidiane Siqueira desde que o município recebeu as primeiras doses da vacina a saúde vem se desdobrando ao máximo para aplicação dessas doses e que o trabalho dará continuidade até que todos possam estar completamente imunes.

ASCOM-PREFEITURA

#Saúde 15/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE FUNCIONÁRIOS DO PALÁCIO MUNICIPAL PASSAM POR TESTAGEM DA COVID-19.

Nesta segunda-feira,15 de março a Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica do município, encaminharam uma equipe da saúde ao Palácio Municipal para realização de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em todos os funcionários do prédio. A ação é coibir a disseminação do vírus visando dar mais proteção aos funcionários e ao público que procuram sobre os atendimentos o que recentemente de acordo com o novo decreto nº17/2021 de 13 de março de 2021, baixado pelo prefeito dr. Deibson Balé todos os atendimentos no Palácio estarão suspensos até o próximo dia 29 de março, segundo explicou o secretário de administração Enoque Filho que salientou ainda que exceto os serviços essenciais que não poderão ser paralisados o que em outros casos os serviços por parte de alguns funcionários serão home office.

Essa estratégia possibilita compreender quantas pessoas desse público alvo foram expostas ao vírus e quantas ainda poderão se infectar, também permite compreender a magnitude e o comportamento da doença e auxiliar nas tomadas de decisões e medidas de prevenção quanto ao controle do vírus.

Ascom-PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE

#Administração 13/03/2021 GABINETE DO PREFEITO ASSINADO NOVO DECRETO COM MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA CONTER O AVANÇO DO CORONAVÍRUS EM TRIZIDELA DO VALE. AS s novas medidas mais rigídas são para conter o avanço da Covid-19.
#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TRIZIDELA DO VALE RECEBE O PRIMEIRO LOTE DA CORONAVAC DE COMBATE À COVID-19.

A secretária Municipal de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles,o prefeito dr.Deibson Balé, a coordenadora de imunização Leidiane e equipe de saúde receberam agora a pouco na unidade básica de saúde do Bairro Jerusalém o primeiro lote da vacina de combate à Covid-19 destinada pelo Ministério da Saúde, através do governo do Estado do Maranhão onde no total o município recebeu 150 doses o que corresponde a 34% para o início da campanha de imunização. O grupo prioritário deste primeiro momento serão os profissionais da saúde conforme definido pelo próprio ministério da Saúde. Segundo a Secretária os primeiros a tomarem a dose serão os profissionais que trabalham diretamente com pacientes infectados pelo vírus, ou seja, os que atuam no hospital Municipal.

Todo o plano de operacionalização já foi desenvolvido com apoio da equipe técnica de vigilância sanitária, atenção básica, vigilância epidemiológica e imunização, Assistência farmacêutica e profissionais da saúde. O plano contempla estratégias e ações para prevenir e controlar os casos da Covid-19.

Ascom-Assessoria de Comunicação de Trizidela do Vale.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE E EQUIPE PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A secretária municipal de saúde, Fabiana Meireles e equipe participaram Na segunda-feira,18 de janeiro em São Luis de um evento voltado ao treinamento da campanha de vacinação contra a covid-19 além do tratamento de forma eficácia.Nesta terça-feira,19 o evento dar continuidade dessa vez em Bacabal onde a secretária e sua equipe estão otimistas com o aprendizado que absolveram durante esses encontros e da campanha de vacinação que deverá ser iniciada brevemente no município.

#Saúde 27/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE SOBRE DECRÉSCIMO NO NÚMERO DE ÓBITOS DO BOLETIM INFORMATIVO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Trizidela do Vale durante todos esses meses tem realizado grandes ações de enfrentamento à pandemia de. Alinhada ao Plano de Contingência da Covid-19, a Vigilância Epidemiológica um exerce papel fundamental, pois tem acomapanhado diraiamente o trabalho de todos os profissionais de saúde que estão na linda de frente no combate ao vírus.

A Vigilância Epidemiológica tem, entre suas tarefas tem como responsabilidade proporcionar o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Pois, segundo a coordenadora da pasta Amanda Giordana não existem ações de prevenção e controle de doenças que não estejam estruturadas sobre sistemas de Vigilância Epidemiológica, a qual compreende um ciclo de atividades específicas, intersetoriais e contínuas.E nesse sentido a vigilância tem procurado smepre fazer um trabalho exemplar de forma que venha cumprir sua devida função com compromisso e responsabilidade.Embasada na legalidade e na transparência da gestão municipal a secretaria de saúde por meio da vigilância epidemiológica emitiram uma nota esclarecendo sobre o decréscimo no número de óbitos informados no Boletim Informativo diário.

#Administração 01/06/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE TRIZIDELA DO VALE DECRETA LUTO OFICIAL APÓS MORTES DE PESSOAS NO MUNICÍPIO VÍTIMAS DA COVID-19.

Após a confirmação de pelo menos 22 mortes por Covid-19 em Trizidela do Vale , o prefeito Fred Maia decretou, nesta segunda-feira (01), luto oficial por três dias em memória das pessoas que perderam a vida para o novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, a medida deve ser publicada no Diário Oficial do Município e é tomada sem prejuízo às atividades municipais.

"É um momento difícil na história da nossa cidade. Mais do que números, temos trajetória de pessoas interrompidas pela pandemia. O luto oficial é um sinal de respeito e reverência às vítimas, seus familiares e amigos", disse o prefeito.

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Muncipal de Saúde, Trizidela do Vale tem mais de 318 casos confirmados da doença. Segundo o prefeito o mês de junho, possa ser o maior pela disseminação da doença. O total acima de pessoas que morreram vitima da covid-19 reforça a importância do isolamento social, medida mais eficaz para conter a propagação, de acordo com o executivo municipal.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 25/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE CORONAVÍRUS: PREFEITURA INSTALA TOTENS COM ÁLCOOL EM GEL EM UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE E HOSPITAL MUNICIPAL.

A prefeitura de Trizidela do Vale como sempre na frente no combate ao coronavírus não perde tempo e adquiriu totens com dispenser de álcool em gel, com pedal para ajudar na higiene das mãos e no enfrentamento ao coronavírus. Os equipamentos foram insalados e distribuídos em todas as unidade de saúde da sede e no hospital e maternidade Dr.João Alberto.

Os equipamentos vão auxiliar na higienização da população que busca atendimento no serviço público, garantindo a segurança do cidadão e dos servidores públicos e reduzindo a possibilidade de contaminação e transmissão da covid-19.

Assecom-Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 25/05/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VAI A FLORIANO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM A COVID-19

O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, acompanhado do médico Dr. Allan Roberto, Dr. Ivan e da secretária de Saúde, Arilene Oliveira, viajou na madrugada desta segunda-feira (25) para a cidade de Floriano no Piauí.

O objetivo da viagem do prefeito Fred Maia é um encontro com o médico Dr. Justino Moreira, diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano e buscar conhecimentos sobre tratamentos para a Covid-19.

O protocolo médico usado em Floriano (PI) tem dado bons resultados com diminuição no número de internações em UTI.

#Segurança 21/05/2020 GABINETE DO PREFEITO TRIZIDELA DO VALE: DECRETO PROÍBE VENDA E CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO MUNICÍPIO DURANTE PANDEMIA.

O prefeito Fred Maia, baixou nesta,quinta-feira (21) um decreto que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas no município, em razão do alto número de pessoas confirmadas de casos do novo coronavírus. A decisão do prefeito prevê que sem álcool, pessoas irão reduzir reuniões em suas casas,aglomerações em calçadas, festas e churrascos, diminuindo o índice de transmissão na cidade.

Entre essas e outras medidas, a resolução prevê que seja realizada barreiras sanitárias indicadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e ainda serão admitidas somente a entrada e saída nos locais indicados pelo órgão responsável acima citado bem como destaca o o ART. 1º , II : ambulâncias; b) viaturas policiais; o) profissionais de saúde em deslocamento, exclusivamente em desempenho de suas atividades, devidamente comprovado; d) veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam ou irão realizar tratamento de saúde fora do seu domicílio; e) caminhões; f) veículos a serviço das atividades essenciais;

Em conversa com o secretário de segurança Alisson Pascoal ele disse que a fiscalização será intensificada a partir da data do decreto em bares e logradouros públicos inibindo o consumo e a venda de bebida alcoólica não somente na cidade bem como na zona rural.

A decisão pode até gerar certos comentários , mas é altamente recomendada pela Organização Mundial da Saúde. No dia 14 de abril, o principal órgão de monitoramento da pandemia de coronavírus pediu aos governos que limitassem o consumo de bebidas alcoólicas durante o período.

O descumprimento do decreto poderá gerar penalidade previstas no no ART. 10 da Lei Federal no 6.437, de 20 de agosto de 1977, no que couber.

Assecom

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA ADQUIRE MAIS UM RESPIRADOR PARA O HOSPITAL MUNICIPAL E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria de Saúde, continua investindo na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dessa vez a gestão municipal conseguiu mais um respirador,incluindo máscaras, óculos de proteção e outros equipamento necessários para os trabalhadores da área da saúde. Porém agora em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19), a gestão municipal tem se desdobrado ao máximo e adquirido vários equipamentos de proteção.Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito Fred Maia esteve em seu gabinete realizando a entrega dos citados equipamentos que muito contribuirão com o trabalho dos profissionais de saúde.Na entrega dos equipamentos estiveram presentes a secretária municipal de saúde Arilene Oliveira e o assessor de saúde Ivan que vem contribuindo o bastante na prestação dos serviços voltados ao combate da pandemia.Ao receber os equipamentos Arilene agradeceu o empenho da administração e disse que tudo isso chegou em boa hora.

Com a chegada desses equipamentos Trizidela do Vale fica a frente até mesmo de grandes municípios da região onde a maioria deles não possuem respiradores caso os pacientes necessitem."A Prefeitura continuará investindo na aquisição de equipamentos que possam salvaguardar as equipes de saúde. Essa é a maneira de fortalecer nossas equipes no atendimento à população e no enfrentamento do coronavírus", disse o prefeito.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREVENÇÃO: BOMBEIROS REALIZAM DESINFECÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS EM TRIZIDELA DO VALE.

A 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (13º CIBM), de Trizidela do Vale, esta realizando o trabalho de desinfecção em todos os prédios públicos do município que recebem diariamente um bom número de pessoas na cidade. Nesta primeira etapa passaram por essa higienização o Centro de Saúde da Baixada Josenil Bezerra do Nascimento, Palácio Municipal (onde funciona sede do poder executivo), Hospital e maternidade dr. João Alberto sendo que o trabalho dará continuidade nas unidade básicas de saúde.Para a realização desse trabalho, os bombeiros utilizam hipoclorito diluído em água produto esse, que além de eficaz contra o novo coronavírus, combate também outros tipos de vírus.Mediante essas ação desenvolvida no combate a Covid-19.Contudo, o prefeito Fred Maia reforça e continua batendo na mesma tecla que as ações preventivas só tem eficiência garantida se cada o cidadão fizer a sua parte e permanecer em casa.

Assecom

#Saúde 20/03/2020 PROCURADORIA GERAL O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 16/03/2020 GABINETE DO PREFEITO EVENTOS COM AGLOMERAÇÕES E AULAS SERÃO SUPENSOS POR 15 DIAS, DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

TRIZIDELA DO VALE:EVENTOS COM AGLOMERAÇÕES E AULAS SERÃO SUSPENSOS POR 15 DIAS, DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Em uma reunião realizada no inicio da noite desta segunda-feira,(16) com diretores de escolas e creches da rede municipal de ensino, o prefeito Fred Maia decidiu que tanto as aulas como os eventos de massa (grandes eventos), governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração acima de 100 pessoas também devem ser suspensos ou adiados. Para isso o prefeito já criou um decreto que deverá ser publicado no Diário Oficial do município a partir da data mencionada a suspensão por 15 dias e começará a partir de quarta-feira, (18) e seguirá até o (2) de abril, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.Quanto a reposição das aulas deve ocorrer ainda dentro do calendário letivo deste ano,ou seja no mês de julho.

"Não queremos pânico, queremos prevenção ao coronavírus", destacou o prefeito Fred Maia que enfatizou ainda que todas essas medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença, mas reforçou que o município está preparado e todas as medidas necessárias já foram estabelecidas.

Participaram da reunião a secretária municipal de saúde Arilene Oliveira que também fez uso da palavra e disse que todo um plano de contingência já foi traçado e pediu ainda o apoio de todos para o combate a esta luta.

O secretário de educação Chico da TV disse que de forma alguma os alunos serão prejudicados com essa suspensão,pois a gestão fez a opção certa em seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde onde esperam confiantes para logo tudo volte ao normal.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

www.trizideladovale.ma.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 13:41:44