CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 18/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Trizidela do Vale garante atendimento domiciliar a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção Equipe multiprofissional é formada por médicos e enfermeiros.
#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretária de Saúde de Trizidela do Vale realiza ação sobre saúde mental aos profissionais do Hospital João Alberto A iniciativa visa fortalecer o bem-estar psicológico dos colaboradores da unidade.
#Saúde 20/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Centro de Especialidades Médicas de Trizidela do Vale oferta diversos tipos de atendimentos à população Consultas com cardiologista ocorrem sempre às segundas-feiras.
#Saúde 17/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Março Lilás: vacina contra HPV é ofertada em escola de Trizidela do Vale Imunização é importante no combate ao câncer de colo do útero.
#Saúde 12/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Março Lilás reforça a prevenção do câncer de colo de útero nas UBSs de Trizidela do Vale Roda de conversa, orientações e o trabalho de porta em porta dos agentes de saúde são algumas ações para conscientizar as mulheres.
#Saúde 08/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em UBSs, escolas e nas comunidades em Trizidela do Vale “Nossos agentes de saúde e de endemias estão visitando os domicílios”, informou a secretária Fabiana Meireles.
#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilância Epidemiológica pede apoio da população para combater a dengue em Trizidela do Vale “A gente pede a população que abra suas portas para que nossos agentes de endemias façam esse trabalho”, afirma a coordenadora Ivete Pascoal.
#Saúde 15/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretarias municipais se unem em campanha educativa durante o Carnaval em Trizidela do Vale O objetivo foi alcançar o maior número de pessoas, combater o assédio e lembrar sobre a importância do uso do preservativo.
#Saúde 29/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Trizidela do Vale realiza mutirão de cirurgias de catarata e pterígio com objetivo de zerar fila de espera Ação foi concretizada por meio de parceira do município, governo estadual e deputado Francisco Nagib.
#Saúde 29/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Trizidela do Vale contra com três Unidades Básicas de Saúde funcionando manhã, tarde e noite “Você que tem sua rotina corrida, pode estar vindo buscar atendimento até as dez horas da noite”, afirma a secretária Fabiana Meireles.
#Saúde 17/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretária de Saúde de Trizidela do Vale recebe kit do Programa Cuidar de Todos destinado à Atenção Primária O Governo do Maranhão enviou equipamentos para auxiliar no atendimento de saúde dos trizidelenses.
#Saúde 16/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Trizidela do Vale torna acessível à comunidade os serviços de saúde no Povoado Morros dos Pregos Dezenas de famílias recebem atendimento médico e odontológico sem precisar se deslocar para longe.
#Saúde 18/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Depois da zona rural, é a vez da área urbana de Trizidela do Vale receber a vacinação antirrábica para cães e gatos Iniciativa da Prefeitura de Trizidela do Vale, que vacina de casa em casa, facilita acesso aos imunizantes.
#Saúde 21/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Setembro Amarelo: Campeonato de Travinha na UBS Chico Chicote desperta adolescentes para o ato aproveitar a vida Os jovens trizidelenses tiveram um momento de orientação, prática esportiva e interação com colegas em prol da saúde mental e física.
#Saúde 19/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Setembro Amarelo é tema de roda de conversa com pacientes do Centro de Reabilitação de Trizidela do Vale Trabalhar a campanha dentro da unidade pode ajudar a esclarecer e identificar sinais de sofrimento
#Saúde 30/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Agosto Dourado: gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno no Centro de Saúde Dr. Pedro Barroso Um time de profissionais da Saúde apresentou todas as informações necessárias sobre o tema.
#Saúde 30/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Agosto Dourado: especialistas da UBS Jerusalém orientam gestantes sobre o aleitamento materno No mês de agosto, a rede municipal de Saúde intensificou as ações voltadas para orientar e melhor atender as grávidas e puérperas de Trizidela do Vale.
#Saúde 24/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Foi realizada a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 2023 Trizidela do Vale participa da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite e apresenta política para a pessoa com deficiência.
#Saúde 23/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Moradores do Iguará recebem atendimento médico e odontológico pela Unidade Móvel de Trizidela do Vale Unidade Móvel está percorrendo os povoados de Trizidela do Vale.
#Saúde 17/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura promove capacitação durante a Semana de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral Treinamento foi realizado no Auditório Frei Germano, com o clínico geral Edilberto Sousa.
#Saúde 10/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Trizidela do Vale leva atendimento médico e odontológico às famílias do Povoado Santa Maria dos Ricardos A ação disponibilizou à comunidade atendimento de enfermagem, nutrição, odontologia, realização de testes rápidos e outros.
#Saúde 08/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilância Sanitária promove ações educativas nas escolas de Trizidela do Vale Ocorre até sexta-feira (11) a Semana da Vigilância Sanitária com o tema “Educar para Promover e Proteger a Saúde da População”
#Saúde 30/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Novembro diabestes azul Nosso time é da prevenção, previna o pé diabético!
#Saúde 03/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Congresso das secretarias de saúde do Norte e Nordeste

Secretária de saúde Fabiana Meirelles, participa do Congresso Norte e Nordeste das secretarias municipais de saúde.

#Saúde 19/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

A Secretaria da Mulher em parceria com Secretaria de Saúde, comemorou o dia da Mulher Rural com uma ação que promoveu atendimento médico, exames de prevenção, vacinação e atendimento jurídico. Nossas cidadãs trizidelenses são respeitadas e valorizadas!

Ah, não esqueça Mulher! Estamos no Outubro Rosa, procure nossas unidades de atendimento e previna-se.

#Saúde 12/10/2022 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS REALIZA AÇÃO DO OUTUBBRO ROSA NA CÂMARA MUNICIPAL
#Saúde 19/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Trizidela do Vale implantará Centro de Especialidades Médicas

E o nosso Bom Dia é trazendo mais uma novidade em nossa Cidade.

O nosso Centro de Especialidades já está realizando atendimentos nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Dermatologia, Psiquiatria.

Estamos funcionando de Segunda a Sexta-feira de 8 às 12h e das 14 às 17h.

#Saúde 19/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atualização da vacina contra o HPV

Chegou a hora de atualizar a carteirinha de vacinação das nossas crianças e adolescentes contra o HPV. Papai e Mamãe agora é tudo igual no quesito faixa etária, meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Vamos lá, é uma picadinha só! Que vai ajudar a proteger nossas crianças e adolescentes.

Trizidela do Vale é mais trabalho, desenvolvimento e Saúde!

#Saúde 05/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITO DEIBSON BALÉ RECEBE PLACA DE AMIGOS DOS ACS'S E ACE'S

Em especifico, para os ACE's e ACS's, foi garantido todos os direitos de funcionário efetivo para a categoria, cursos de capacitação custeado pela gestão, inclusão dos profissionais do regime de previdência. Trizidela do Vale foi o primeiro município da região a pagar o novo salário e com retroativo.

#Saúde 05/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde realiza reunião mensal de planejamento A Reunião é realizada mensalmente como forma de mensurar os resultados e planejar novas ações na administração pública.
#Saúde 27/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE CARRETA DO HOSPITAL DE AMOR FAZ EXAMES GRATUITO DE MAMOGRAFIA E DO PAPANICOLAU EM TRIZIDELA DO VALE.

Em Parceria com a Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Carreta do Hospital de Amor, está na cidade com o objetivo de cuidar da saúde da mulher trizidelense cujo atendimento teve início nesta segunda-feira,27.

Na oportunidade estão sendo realizados diversos exames oferecidos pela prefeitura através de seus profissionais de saúde, consultas médicas, testes rápidos e outros.

A carreta oferece os exames de MAMOGRAFIA para mulheres com idade dos 40 anos aos 69, para as menores de 18 anos de idade o exame de mamografia só poderá ser realizado elas estando acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Já o exame do PAPANICOLAU é destinado as mulheres com idade dos 25 aos 49 anos.

A equipe de saúde lembra que as mulheres com a idade de 18 anos interessadas em realizarem o exame do PAPANICOLAU já deverão ter iniciado vida sexual.

Para o cadastro é necessário apresentar documentos originais e cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

A Carreta do Hospital de Amor está instalada na Praça da Juventude no Bairro Jerusalém com funcionamento das 8h às 17h e funcionará até amanhã terça-feira,28 de junho.

Por dia são realizados 48 exames de Mamografia e 68 do Papanicolau.

O prefeito, dr. Deibson Balé esteve no local e ali agradeceu a parceria com o Hospital de Amor e enfatizou a importância do exame.

"Cuidar da nossa comunidade sempre foi e será a prioridade da nossa gestão. Parcerias como essa com o Hospital de Amor são importantes e por isso, agradecemos a presença destes profissionais onde agradeço também a grande contribuição do senador Weverton Rocha, quero também lembrar que aqui temos trabalhado exatamente para oferecer uma saúde de qualidade para a população, com prevenção e autocuidado", disse o prefeito.

AscomTV

#Saúde 20/05/2022 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE SEMUS DE TRIZIDELA DO VALE PROMOVEU A SEMANA DA ENFERMAGEM COM A PARTICIPAÇÃO DE TÉCNICOS E ENFERMEIROS.

A Secretaria de Saúde de Trizidela do Vale promoveu de 09 a 13 de maio a Semana Da Enfermagem com uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. As capacitações aconteceram no Hospital Dr.João Alberto e no Centro de Convenções. Além da capacitação o objetivo maior foi valorizar os profissionais e reforçar a importância do trabalho desenvolvido pelas equipes no município reforçando e aprimorando o conhecimento de cada profissional sobre os atendimentos e outros tipos de serviços prestados na rede municipal de saúde.

Além da capacitação, a "Semana da Enfermagem" contou com outras ações, voltadas para técnicos e enfermeiros. De acordo com a secretária de saúde do município, Fabiana Meireles "Os profissionais da enfermagem representam a essência da atenção primária e estão presentes em todas as demais áreas de atendimento, contemplando também a média e a alta complexidades. Isso mostra o papel fundamental da enfermagem, que é cuidar do paciente. Só temos a agradecer aos nossos profissionais por todo carinho e dedicação na assistência prestada" e ao prefeito Dr.Deibson Balé que não mede esforços para valorizar toda nossa categoria.

Em conversa com o prefeito Dr.Deibson Balé ele disse: "Seguimos trabalhando para elevar o patamar da Saúde trizidelense Para isso contamos com profissionais de excelência, pessoas dedicadas e que se doam ao cuidado para com o próximo. Quero aqui parabenizar a secretária de saúde e todos que formam essa equipe de guerreiros pelo comprometimento e o profissionalismo de cada um deles.

A capacitação da Semana de Enfermagem foi encerrada com uma confraternização promovida pela Secretaria de Sáude como forma de reconhecer o empenho de todos eles.

ASCOMTV

#Saúde 02/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE E SEMUS REÚNE AGENTES DE ENDEMIAS E ALINHAM METODOLOGIA DE TRABALHOS.

A Coordenação Da Atenção Básica e Secretaria de Saúde estiveram reunidos com todos os agentes de endemias para ali traçarem todos os requisitos no que tange ao processo de trabalho no município. De acordo com a coordenadora da atenção básica, Arlene Freitas este é um momento onde todos debatem acerca de ideias que possam ser implantadas dentro do cronograma de trabalho bem o ajuste das ações já executadas por toda equipe. Fabiana Meireles, secretária municipal de saúde frisou que a saúde de Trizidela do Vale se diferencia por isso, pois, cada um tem a responsabilidade de rever os erros e a parti deles corrigirem para o bom andamento da saúde que vem dando certo graças ao apoio da gestão municipal bem como o empenho de todos os profissionais.

ASSECOM.

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE INICIADA EM TRIZIDELA DO VALE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS DE IDADE.

Foi iniciada nesta quarta-feira (19/01), à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. De acordo com a Norma Técnica do Governo do Estado, deve-se aguardar 20 minutos após a aplicação da dose para que sejam observadas qualquer reação adversa durante esse breve período. Na ocasião, nenhuma criança apresentou qualquer reação adversa. A vacinação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Josenil Bezerra do Nascimento. De acordo com informações da SEMUS-Secretaria Municipal de Saúde e a coordenação de imunização o município 120 doses da vacina Pfizer Pediátrica. Na oportunidade, a coordenadora de imunização, Leidiane Siqueira reforçou sobre a importância da vacinação de crianças, pois esta ação dar mais seguridade tanto para as crianças quanto as famílias principalmente que já está se aproximando a volta ás aulas.Leidinae explicou ainda que este momento, a vacinação é para as crianças de 5 a 11 COM COMORBIDADES e DEFICIÊNCIA. No ato da vacina todas as crianças receberam certificado de coragem e registraram na carteira a primeira dose de certeza que breve será vencido o inimigo invisível.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 17/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TRIZIDELA DO VALE REALIZOU A X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 10ª Conferência Municipal de Saúde, foi realizada nesta quarta-feira,17/11 no Centro de Convenções dr. Kleber Carvalho Branco e teve como tema central o papel do SUS durante a pandemia. O evento contou com a participação de mais de 60 profissionais da saúde, além de pessoas da comunidade, abordando várias temáticas entre outros assuntos. O objetivo era mobilizar a sociedade e colocar em pauta e avaliar as políticas públicas de saúde em Trizidela do Vale, bem como propor ações de saúde que beneficiem a população. A conferência aprovou diversas propostas em diversas áreas.

Realizada pela Secretaria de Saúde de Trizidela do Vale em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como resultado propostas que contemplam as áreas da atenção primária à saúde, controle social e participação popular, atenção de média e alta complexidade, atenção psicossocial, vigilância em saúde e saúde da trabalhadora e do trabalhador. As ações aprovadas ainda abrangem diversos segmentos da cidade e vão ajudar a construir as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual 2021-2024.

Além de incluir a participação popular nas questões de saúde, os apontamentos dão atenção à população em vulnerabilidade social e ampliam discussões para atender às demandas dos usuários de serviços de saúde.

ASCOMTV

#Saúde 26/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE AGENTES DE ENDEMIAS E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE TRIZIDELA DO VALE, FECHA CAMPANHA MENSAL CONTRA LEISHMANIOSE VISCERAL (CAL

A ação fecha o mês de agosto com o trabalho desenvolvido de rua em rua, visando o controle da doença no município haja visto que existem alguns registros em caninos. O calazar, é uma Doença infecciosa causada por parasitas. Umas das fontes de infecção mais comum é o cão; pois os cães têm uma particularidade: eles transmitem o vírus um para o outro sexualmente e também para os filhotes. Desta forma, o animal como reservatório, fica mais fácil a transmissão dessa doença para humanos. Uma das formas de eliminar a doença é detectar o cão positivo e fazer o controle da população canina. Segundo a Coordenação de endemias e Vigilância Sanitária, essa ação causa um impacto muito grande na saúde pública; vista que é uma doença que transmite do cão para o homem. E todo este trabalho tem uma extrema importância para a saúde pública! Por esse motivo; a equipe de endemias e da vigilância sanitária vem orientando a população sobre os riscos da doença, as formas de combate ao inseto transmissor conhecido como "mosquito palha", a realização de testes em cães suspeitos e aplicação da vacina contra a raiva em cães e gatos. "

ASCOMTV

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TRIZIDELA DO VALE GANHA MAIS UMA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE.

Na manhã desta quinta-feira,29 de julho o prefeito Deibson Balé em companhia do deputado federal Juscelino Filho apresentaram através de um vídeo a nova ambulância que foi solicitada e adquirida para o município de Trizidela do Vale. A nova ambulância é o mesmo modelo da que Trizidela do Vale já possui, ou seja, mais uma (UTI) Unidade Móvel de Terapia Intensiva completa e com equipamentos modernos para os atendimentos da equipe de saúde e o deslocamento de pacientes. Na ocasião o prefeito Deibson Balé disse que é uma grande satisfação poder receber essa ambulância e agradeceu ao deputado Juscelino Filho por sempre está contribuindo com a população e ao governador Flávio Dino por ter atendido a esse pedido no qual será bastante útil para a saúde de todos e em especial dos trizidelenses.

AscomTV

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE MORADORES DO MORRO DOS CABOCLOS SÃO IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19.

Desde que começou a aplicação das doses da vacina contra a covid-19 no município de Trizidela do Vale a gestão municipal tem se esforçado ao máximo em garantir a imunização da população, ou seja, uma luta diária tanto do prefeito Deibson Balé quanto da secretária de saúde Fabiana Meireles e toda equipe dos profissionais da saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde até o momento Trizidela do Vale já recebeu 9.745 doses e foram aplicadas 9.170 doses. No sábado dia, 17 de julho o município recebeu um total de 500 doses graças ao empenho e a persistência do prefeito Deibson Balé que no dia seguinte no domingo,18 de julho autorizou aplicação das doses em moradores do Morro dos Caboclos dentro da faixa etária estabelecida dos 40 anos acima além dos 18 anos a mais com comorbidades onde ali foram aplicadas 100 doses da vacina da Jansen. Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Deibson Balé que enfatizou o seu compromisso em imunizar o mais rápido possível todas as faixas etárias dos trizidelenses e reconheceu o grande esforço dos profissionais de saúde que com rapidez aceleram a vacinação da população. A aplicação de doses se dará durante toda a semana na sede e nos povoados Povoado Gavião Real, Jiquiri, Centro da Velha Rosa a partir das 8h da manhã e na sede na Unidades Básica de Saúde Dr.Pedro Barroso (Aeroporto), Centro de Saúde Jerusalém e U.B.S Josenil Bezerra do Nascimento (Baixada) até durar o estoque afim de contribuir com os grupos prioritários e faixas etárias de acordo com o Ministério da Saúde.

AscomTV

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE REFORÇA REALIZAÇÃO DO TESTE DO PEZINHO.

Nesta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde através da Prefeitura de Trizidela do Vale realizou durante esta manhã vários atendimentos voltados ao teste do pezinho, teste da orelhinha, linguinha, consulta com a pediatra e entrega dos resultados dos exames anteriores dos testes de pezinhos realizados. O Teste do Pezinho é realizado do terceiro ao quinto dia de vida do bebê, o exame contribui para monitorar a saúde dos recém-nascidos, pois permite identificar doenças que atrapalham o desenvolvimento infantil e que podem demorar muito tempo para apresentar sintomas. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura oferece o serviço de forma descentralizada, o que segundo a secretária municipal de saúde, Fabiana Meireles os testes acontecem também nas unidades básicas de saúde do Jerusalém, Baixada e Aeroporto. Levar o Teste do Pezinho mais perto da comunidade foi uma estratégia adotada pela Prefeitura como forma de garantir mais acesso a população. Quando a mãe e o bebê recebem alta da maternidade do Hospital Municipal já saem informados da unidade de saúde para a coleta do Teste do Pezinho e avaliação também para a avaliação do quinto dia. " É uma avaliação atenciosa e humanizada tanto da mãe quanto do bebê, para saber se está tudo bem nos primeiros dias após o parto", explicou Fabiana Meireles. Um trabalho que faz diferença por permitir o diagnóstico precoce de enfermidades (metabólicas, genéticas e/ou congênitas), conforme explicou a enfermeira Vera Carvalho da Equipe de Estratégia Saúde da Família-ESF "Nossa preocupação é revelar esse diagnóstico o quanto antes para iniciar o tratamento precoce e evitar que a saúde da criança seja comprometida. A triagem neonatal é oferecida totalmente gratuita à população e fazemos a busca ativa de cada criança", finalizou.

AscomTV

#Saúde 10/06/2021 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE TESTA SERVIDORES DA PRAÇA DA JUVENTUDE PARA COVID-19.

A Prefeitura de Trizidela do Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a realização de testes rápidos de sorologia para a covid-19 nos servidores municipais que trabalham na praça da juventude onde ali estão incluídas as secretarias de cultura, esporte e juventude. Os testes foram realizados na manhã desta quinta-feira,10 de junho.O resultado negativo (não reativo) indica que a pessoa ainda não apresentou contato com o vírus até a data da testagem. Já o resultado positivo (reativo), acusa duas diferentes etapas da infecção. O tipo IgG indica que a pessoa tem memória imunológica, ou seja, teve contato com o novo coronavírus e, portanto, já adquiriu os anticorpos, não é mais um transmissor da doença e é considerado curado. O tipo IgM, por sua vez, registra que a infecção viral está ativa no organismo no exato momento da execução do teste. Neste caso, mesmo estando assintomática, a pessoa está transmitindo a doença e é orientada a se dirigir ao prédio das síndromes gripais no Bairro Santo Antônio dos Oliveiras para a partir daí serem tomados os primeiros procedimentos. Equipes da Vigilância Epidemiológica em Saúde, liderados pela enfermeira, Ivete Pascoal, realizam vários testes por dia. Os servidores públicos testados foram atendidos individualmente, em cumprimento aos protocolos sanitários e às medidas de prevenção e higiene que vigoram no município.

AscomTV.

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE PROMOVE ARRAIÁ DA VACINAÇÃO DE COMBATE A COVID-19.

A Semus-Secretaria Municipal de Saúde e a coordenaria de imunização realizam durante todo o dia desta quarta-feira,09 de junho o Arraiá da Vacinação em continuidade a imunização da Covid-19.O local para aplicação das doses é a praça d a juventude no Bairro Jerusalém e quem desta vez está sendo imunizado são as pessoas na faixa etária dos 55 aos 59 anos de idade. Segundo a secretária municipal de saúde Fabiana Meireles esta é uma estratégia de promover uma saúde maneira diferente, agradável e acolhedora é também um momento importante para que essas pessoas possam ter a oportunidade de se prevenirem contra o vírus, mas é necessário lembrar que mesmo após a aplicação a dose os cuidados devem permanecer para que assim possa ser evitado o contagio. A coordenadora de imunização Leidiane Siqueira explica que além da imunização de pessoas com comorbidades é também uma oportunidade para as pessoas que já atingiram a faixa etária estabelecida. Dados da saúde municipal revela que Trizidela do Vale atualmente já aplicou 92,61% das doses já recebidas e tudo isso graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos que diuturnamente estão nessa luta de combate a codi-19 e da gestão municipal que não tem medido esforços.

AscomTV.

#Saúde 28/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO.

A Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou segunda-feira (26) diversas atividades para comemorar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. As ações foram voltadas para toda a comunidade e foi realizada na praça da juventude no Bairro Jerusalém.

Hipertensão

A Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 140 por 90 mm/Hg. A pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

A Hipertensão pode levar a diversas complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, e insuficiência renal crônica.

De acordo com dados da saúde nesta ação foram realizados.

Atendimentos médico: 39

Atendimento de enfermagem: 302

Atendimento equipe multiprofissional: 15

Farmácia básica:16 entregas

Aferição da pressão: 63

Glicemia capilar:12

Eletrocardiograma:31

Teste rápido: 124

Vacina COVID: 17 doses

Rodas de conversas: 03.

#Saúde 20/04/2021 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE PASSA A IMUNIZAR IDOSOS DE 60 ANOS.

PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE PASSA A IMUNIZAR IDOSOS DE 60 ANOS.

A Prefeitura de Trizidela do Vale continua com a vacinação contra a Covid-19. Com a chegada de uma nova remessa de vacinas, a imunização para os idosos com idade a partir de 60 anos ou mais foi aberta nesta terça-feira (20) na praça da juventude com aplicação da primeira dose. De acordo com a Coordenadoria de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o município recebeu 310 doses para essa faixa etária.

A coordenadoria de Imunização reforçou ainda que, na medida em que novas remessas forem chegando, e, seguindo os Informes Técnicos do MS, a Semus irá abrir atender para outras faixas etárias. A coordenadoria de imunização informou ainda que além das 310 doses para o público de idosos dos 60 anos a educação foi contemplada com 60 doses da vacina que serão aplicadas neste dia 20 no período da tarde na Creche João Barroso do Bairro Aeroporto nos profissionais que estão na ativa.

Para a administração da segunda dose é recomendado que quem recebeu a primeira dose é necessário apresentar o cartão de vacina que comprova a aplicação da primeira dose, além de um documento com foto.

ASCOM-PREFEITURA

#Saúde 19/04/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO POVOADO CENTRO DO MEIO DOS DAVIS PASSARÁ POR REPAROS.

Garantir que as ações de governo cheguem a toda a zona rural. É com esse objetivo que o prefeito, Deibson Balé, tem visitado com frequência as comunidades rurais, mantendo o compromisso com a população. Após as reformas e ampliações dos espaços que compreendem o sistema de abastecimento de água dos povoados São Raimundo dos Bebés e Cajazeiras. No domingo,18 de abril foi a vez do prefeito Deibson Balé visitar o povoado Centro do Meio dos Davis onde ali pode constatar a situação real da caixa d´água do povoado que precisa com urgência de alguns reparos. Ao tomar conhecimento da situação atual o prefeito já autorizou a secretaria de infraestrutura que possa o mais rapidamente dar início ao serviço de melhoria de toda estrutura e base de sustentação entre outros reparos.

#Saúde 10/04/2021 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE MEMBROS DA CRUZ VERMELHA VISITAM ABRIGOS EM TRIZIDELA DO VALE E PRESTAM SERVIÇOS DE SAÚDE PARA O PÚBLICO EM GERAL.

O presidente da cruz vermelha do Maranhão,Carlos Rangel e equipe visitaram hoje todos os abrigos onde se encontram as famílias desabrigadas pela cheia do Rio Mearim em Trizidela do Vale.Na oportunidade as equipes de saúde do município, assistência social e o prefeito Deibson Balé acompanharam os membros da cruz vermelha nessa missão que além dos atendimentos de saúde prestados as famílias foi também doar ao município cestas básicas e outros utensílios que serão repassados aos desabrigados como forma de amenizar essa situação vivida por eles longe de casa.Carlos Rangel agradeceu ao prefeito pela recepção e parabenizou o trabalho conjunto de toda equipe que tem se desdobrado ao máximo para garantir mais dignidade a essas famílias.O prefeito Deibson Balé disse que é uma honra mais uma vez receber toda a equipe da cruz vermelha no município e salientou a importância do grande trabalho que eles desenvolvem no Maranhão e agradeceu pessoalmente ao presidente da cruz vermelha pelos serviços prestados em parceria com os profissionais da saúde da familia onde foram oferecidos atendimentos ao público em geral como testes rápidos de HIV,sífilis,hepatite B e C,aferição da pressão arterial,glicemia,além de orientações e prevenção de doenças bem como todas as recomendações necessárias para não disseminação da covid-19.Deibson Balé disse ainda que o apoio a essas famílias será mantido,pois além de responsabilidade sua é mais que compromisso continuar contribuindo com todas as famílias que tiveram suas casas tomadas pela água,pois apesar desse drama vivido anualmente por elas durante o período invernoso o dia a dia de muitas não tem sido fácil nesse tempo de pandemia e receber a cruz vermelha isso torna-se uma parceria grandiosa em poder sempre contar com o Estado e seus orgãos a disposição do povo mais carente.

ASCOM

#Saúde 30/03/2021 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA PLANTÃO DE VACINA CONTRA COVID-19 PARA IDOSOS NA FAIXA ETÁRIA DOS 60 ANOS.

A prefeitura de Trizidela do Vale através da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadoria de imunização realiza durante toda esta terça-feira,30 de março o plantão da vacina contra a covid-19 em pontos estratégicos do Bairro da Baixada. Os locais definidos pela equipe de saúde para aplicação da dose nas pessoas da faixa etária dos 60 anos estão concentrados na Pracinha da Rua do Tamarindo e Rua da Boa Vista frente ao Colégio Monsenhor Gerson. De acordo com a secretária municipal de saúde Fabiana Meireles, Trizidela do Vale hoje é um dos municípios que mais vacinam em toda região, pois, a gestão municipal tem cumprido seu papel quando o assunto é coibir a disseminação do vírus e para isto a saúde idealizou esse plantão que tem o intuito de agilizar cada vez mais o processo de imunização dos idosos trizidelenses. Segundo a coordenadora de imunização Leidiane Siqueira desde que o município recebeu as primeiras doses da vacina a saúde vem se desdobrando ao máximo para aplicação dessas doses e que o trabalho dará continuidade até que todos possam estar completamente imunes.

ASCOM-PREFEITURA

#Saúde 15/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE FUNCIONÁRIOS DO PALÁCIO MUNICIPAL PASSAM POR TESTAGEM DA COVID-19.

Nesta segunda-feira,15 de março a Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica do município, encaminharam uma equipe da saúde ao Palácio Municipal para realização de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em todos os funcionários do prédio. A ação é coibir a disseminação do vírus visando dar mais proteção aos funcionários e ao público que procuram sobre os atendimentos o que recentemente de acordo com o novo decreto nº17/2021 de 13 de março de 2021, baixado pelo prefeito dr. Deibson Balé todos os atendimentos no Palácio estarão suspensos até o próximo dia 29 de março, segundo explicou o secretário de administração Enoque Filho que salientou ainda que exceto os serviços essenciais que não poderão ser paralisados o que em outros casos os serviços por parte de alguns funcionários serão home office.

Essa estratégia possibilita compreender quantas pessoas desse público alvo foram expostas ao vírus e quantas ainda poderão se infectar, também permite compreender a magnitude e o comportamento da doença e auxiliar nas tomadas de decisões e medidas de prevenção quanto ao controle do vírus.

Ascom-PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE

#Saúde 13/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PRÉDIOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SAÚDE PASSAM POR SANITIZAÇÃO.

A sanitização de ambientes é uma ação eficiente contra a presença de vírus, bactérias e fungos nos ambientes que tanto prejudicam a nossa saúde.E sobre esta ação a Prefeitura de Trizidela Vale por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica dão contuidade a este trabalho já executado nos locais de abrigos das familias atingidas pela cheia do Rio Mearim.Após conclusão dos abrigos a prefeitura autorizou a que fosse feita a sanitização dos prédios públicos de saúde e quem primeiro passou por este tipo de desinfecção foi o Hopsital Municipal dr.João Alberto em seguida a Unidade Básica de Saúde Chico Chicote do Bairro Santo Antonio dos Oliveiras .A sanitização de ambientes é uma ação eficiente contra a presença de vírus, bactérias e fungos nesses locais de muita circulação.Segundo a secretária de saúde,Fabiana Meireles a medida foi tomada para garantir tranquilidade aos profissionais e a todos que são recebidos diariamente nesses locais. "Toda a equipe continua exercendo suas atividades para que o trabalho do Executivo continue, sem nenhum prejuízo, destacou.De acordo com Ivete Pascoal,coordenadora do setor de vigilância epidemiológica o sanitizante é formulado especialmente para higienização e desinfecção de todo e qualquer tipo de local e superfícies com potencialidade de contaminação do Covid-19. Além disso,desde o início da pandemia a saúde municipal está realizando o controle de todos os pacientes confirmados, suspeitos e com sintomas do coronavírus.A ação emergencial segue o protocolo de segurança e cuidados no combate ao novo coronavírus, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.Desde já pedimos a colaboração e a compreensão de toda população, para que mantenham todos os cuidados e medidas de proteção. E não esqueça, se for sair de casa, use máscara.Cuide de você e de quem você ama.!

ASCOM-PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE

#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA DEDETIZAÇÃO DE ABRIGOS EM TRIZIDELA DO VALE.

"A iniciativa dessa ação é evitar a disseminação do vírus nos locais onde se encontram abrigadas as famílias. "

A Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, estão realizando a higienização em todos os abrigos, com o intuito de frear o contágio do novo coronavírus (Covid-19) proporcionando mais qualidade de vida as famílias e segurança para não disseminação do vírus. De acordo com a secretária municipal de assistência social, nesta quarta-feira (10), os primeiros locais a passarem por este tipo de ação foram os abrigos da Igreja Santa Clara e o Ginásio de esporte ambos no Bairro Aeroporto. Baseado no cronograma de dedetização serão também desinfectados os seguintes abrigos: Vestiário do estádio municipal, quadra da paróquia de Santo Antônio de Pádua, Salão Paroquial, Anexo Santos Dumont, Restaurante da Paróquia, Oasis, Escola de Música, Barraca ao lado dos Bombeiros e igreja do Santo Antônio Dos Oliveiras. De acordo como prefeito Deibson Balé essas medidas são eficazes para descontaminações desses locais, pois sabemos que não é fácil para essas famílias neste momento, por isso, todas as medidas foram estudadas para abrigá-las nesses locais de forma que as barracas ficassem distantes uma das outras evitando possíveis aglomerações.

Ascom-Prefeitura

#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE PASSAM POR CAPACITAÇÃO.

A Secretaria de Saúde de Trizidela do Vale por meio da Coordenadoria de Atenção Básica de Saúde reuniu enfermeiros,técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde na manhã desta sexta-feira,26 em uma capacitação voltada para a importância do exame citopatológico bem como da assistência ao pré-natal tema este abordado pela secretária municipal de saúde Fabiana Meireles.A capacitação foi realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. A iniciativa da capacitação partiu do próprio orgão de saúde. Fabiana Meireles disse:"Nós sempre estamos em busca de melhorar a qualidade dos nossos serviços e quando se trata de saúde, a capacitação deve ser algo constante aos nossos profissionais .A coordenadora da atenção básica, Arlene Freitas agradeceu aos participantes e a pessoa do prefeito Deibson Balé que ao se pronunciar aos participantes agradeceu ao empenho de cada um dos profissionais e disse que se a saúde poderá contar sempre com seu apoio,pois sua administração além de trabalhar em prol de todas as áreas a saúde será sempre uma das bandeiras que ele terá por missão melhorar a qualidade dos atendimentos a população trizidelense.

ASCOM-PREFEITURA

#Saúde 26/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE DEFINE COM PROFISSIONAIS AÇÕES E ATENDIMENTOS PARA 2021.

Nesta terça-feira,26 a secretária municipal de saúde esteve reunida com profissionais das equipes multidisciplinar: Assistência Social,fisioterapia,nutricionista e educador físico onde ali foi discutido sobre o planejamento para ser dado início as atividades que serão executadas durante todo o ano.Na oportunidade foi debatido também com dentistas e ténicos da saúde bucal as ações e os atendimento previstos para o corrente ano.

#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TÉCNICA DE ENFERMAGEM É A PRIMEIRA PROFISSIONAL DE SAÚDE A SER VACINADA EM TRIZIDELA DO VALE.

A técnica de enfermagem Cosma Pereira Sampaio, de 67 anos, foi a primeira profissional da saúde de Trizidela do Vale a receber a vacina contra o coronavírus. A dose foi aplicada pela coordenadora Municipal de imunização a enfermeira Leidiane Siqueira, nesta quarta-feira (20), em uma pequena solenidade que contou com as presenças de todos os profissionais de saúde,da Secretária de saúde Fabiana Meireles,do prefeito dr.Deibson Balé acompanhado da primeira dama Josyane Fernandes,vereadores,diretora do hospital Fabricy,o diretor do hospital de campanha em Pedreiras, enfermeiro Ivan,a coordenadora da vigilância epidemiológica Ivete Pascoal e demais convidados que estiveram no Hospital Dr. João Alberto local onde a técnica de enfermagem Cosma trabalha."Me sinto muito honrada em receber a primeira dose. Sou a favor da vacina e da ciência", disse Cosma.

A técnica de enfermagem mora na Rua da Boa Vista, no Bairro da Baixada é viúva, mãe, avó e mesmo fazendo parte do grupo de risco apesar em razão da idade ,ela tem sido um braço forte na contribuição de cuidar dos pacientes.

Ascom.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TRIZIDELA DO VALE RECEBE O PRIMEIRO LOTE DA CORONAVAC DE COMBATE À COVID-19.

A secretária Municipal de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles,o prefeito dr.Deibson Balé, a coordenadora de imunização Leidiane e equipe de saúde receberam agora a pouco na unidade básica de saúde do Bairro Jerusalém o primeiro lote da vacina de combate à Covid-19 destinada pelo Ministério da Saúde, através do governo do Estado do Maranhão onde no total o município recebeu 150 doses o que corresponde a 34% para o início da campanha de imunização. O grupo prioritário deste primeiro momento serão os profissionais da saúde conforme definido pelo próprio ministério da Saúde. Segundo a Secretária os primeiros a tomarem a dose serão os profissionais que trabalham diretamente com pacientes infectados pelo vírus, ou seja, os que atuam no hospital Municipal.

Todo o plano de operacionalização já foi desenvolvido com apoio da equipe técnica de vigilância sanitária, atenção básica, vigilância epidemiológica e imunização, Assistência farmacêutica e profissionais da saúde. O plano contempla estratégias e ações para prevenir e controlar os casos da Covid-19.

Ascom-Assessoria de Comunicação de Trizidela do Vale.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE E EQUIPE PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A secretária municipal de saúde, Fabiana Meireles e equipe participaram Na segunda-feira,18 de janeiro em São Luis de um evento voltado ao treinamento da campanha de vacinação contra a covid-19 além do tratamento de forma eficácia.Nesta terça-feira,19 o evento dar continuidade dessa vez em Bacabal onde a secretária e sua equipe estão otimistas com o aprendizado que absolveram durante esses encontros e da campanha de vacinação que deverá ser iniciada brevemente no município.

#Saúde 15/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE EM AÇÃO: PROFISSIONAIS ADEREM AO JANEIRO BRANCO E ROXO E A CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE.

A saúde municipal já iniciou o ano com a realização de campanhas que obedecem ao calendário do Ministério da Saúde.Voltado ao janeiro branco de orientações e cuidados com a saúde mental ,janeiro roxo com orientações sobre a hanseníase e rodas de conversas que já aconteceram com moradores do povoado centro dos gomes sobre os cuidados eessencias para não proliferação do mosquito transmissor da da dengue,ou seja o aedes aegypti.Isso sim é fazer saúde com responsabilidade, e a prefeitura de Trizidela do Vale cuidado da nossa gente com trabalho e desenvolvimento.

#Saúde 08/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE REÚNE PROFISSIONAIS DA ÁREA E DISCUTE AÇÕES QUE SERÃO EXECUTADAS DURANTE O ANO.

A secretária municipal de saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles esteve reunida na tarde desta terça-feira, 08 de janeiro com profissionais da equipe de ESF-estratégia saúde da familia, agentes comunitários de saúde, gerentes de unidade básicas de saúde, e coordenadores no auditorio do Colégio Frei Germano de Cedrate onde ali foram tratados de diversos assuntos incluindo ações que serão executadas durante todo o ano. A secretária enfatizou ainda que além das ações a finalidade do encontro foi também apresentar aos demais participantes as novas equipes que farão parte de suas respectivas responsabilidades.Na ocasião aa secretária deu boas vindas aos participantes e disse que sua meta diante da secretaria será fazer um trabalho conjunto na saúde para que o município possa continuar sendo referência como nos anos anteriores.

#Saúde 14/12/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE REALIZOU MAIS UM MUTIRÃO DO GLAUCOMA.

A Prefeitura de Trizidela do Vale realizou na sexta-feira,11 mais um mutirão do Glaucoma. Os atendimentos foram feitos no auditório do Colégio Frei Germano de Cedrate de acordo com dados da secretaria municipal de saúde foram atendidos 140 pacientes, sendo 42 sem glaucoma e 98 diagnosticados com a doença.

O objetivo da ação foi realizar o diagnóstico precoce, encaminhar o paciente para o tratamento adequado e amenizar a fila de espera.

Durante o mutirão do Glaucoma os pacientes passam por uma triagem e em seguida são chamados para a realização de testes, que são realizados por enfermeiros. Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença.

A secretária municipal de saúde,Arilene Oliveira disse que por mais uma vez a prefeitura de Trizidela do Vale em parceria com o Hospital da visão do Maranhão cumpriram suas responsabilidades em contribuir com a população no que tange a saúde dos olhos.

Sobre o Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que surge do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico, causando cegueira caso o paciente não seja tratado corretamente.

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.

Assecom.

#Saúde 04/12/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITO INAUGURA POÇO ARTESIANO E POSTO DE SAÚDE NO POVOADO IGUARÁ.

A manhã dessa sexta-feira,04 de dezembro, foi de festa para os moradores do Povoado Iguará. Após muitos anos de sofrimento por falta de água em suas casas, o prefeito Fred Maia esteve realizando o antigo sonho dos moradores e dessa vez em dose dupla e ali entregou de presente um poço artesiano que recebeu o nome "Judson Leite" e um posto de saúde que recebeu nome de uma antiga moradora e doadora da área onde antes foi construído o prédio escola que atualmente passou a ser o posto de saúde, "Luzia Ana da Silva Sousa".Na solenidade a presença de familiares dos homenageados,e o vereador Hamilton do Gás irmão do homenageado onde ali destacou emocionado sobre este momento que contou também com a presença da equipe de saúde,secretária de saúde Arilene Oliveira,os vereadores, Corró,Sival,Belmiro além dos eleitos Ricardo Maia, Ednalva, secretários do governo municipal,convidados,o presidente do sistema de abastecimento de água e esgoto do município, Edmilson Reis e o prefeito Fred Maia.

Ao fazer uso da palavra o prefeito agradeceu a presença de todos que compareçam e ratificou a importância de concretizar este antigo sonho, disse ainda que além de realizar a entrega do poço e do posto de saúde os moradores do povoado será contemplado ainda com a melhoria da estrada vicinal,pois é mais um compromisso seu e que outras obras estão em andamento para beneficiar a população.

Assecom.

#Saúde 27/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE SOBRE DECRÉSCIMO NO NÚMERO DE ÓBITOS DO BOLETIM INFORMATIVO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Trizidela do Vale durante todos esses meses tem realizado grandes ações de enfrentamento à pandemia de. Alinhada ao Plano de Contingência da Covid-19, a Vigilância Epidemiológica um exerce papel fundamental, pois tem acomapanhado diraiamente o trabalho de todos os profissionais de saúde que estão na linda de frente no combate ao vírus.

A Vigilância Epidemiológica tem, entre suas tarefas tem como responsabilidade proporcionar o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Pois, segundo a coordenadora da pasta Amanda Giordana não existem ações de prevenção e controle de doenças que não estejam estruturadas sobre sistemas de Vigilância Epidemiológica, a qual compreende um ciclo de atividades específicas, intersetoriais e contínuas.E nesse sentido a vigilância tem procurado smepre fazer um trabalho exemplar de forma que venha cumprir sua devida função com compromisso e responsabilidade.Embasada na legalidade e na transparência da gestão municipal a secretaria de saúde por meio da vigilância epidemiológica emitiram uma nota esclarecendo sobre o decréscimo no número de óbitos informados no Boletim Informativo diário.

#Saúde 18/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE GANHA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVEL MÓVEL.

Na tarde dessa quarta-feira (17/06), o Prefeito Fred Maia recebeu, com grande orgulho e felicidade, uma nova ambulância destinada à Saúde Municipal.A nova ambulância, irá integrar a frota já existente do município e já veio completamente equipada e preparada para o uso, contando com: Cilindro de Oxigênio;respirador,desfribilador, Maca Articulada, que facilitará o atendimento e os trabalhos de socorro; Banco para Acompanhante dando maior conforto e segurança; porta lateral e traseira, e muito mais. A administração Municipal vem conquistando aquilo que há muito já era sonhado pela população: Melhorias na saúde, com a aquisição de novos equipamentos de ultima geração destinados ao Hospital que recentemente passou por reforma e ampliação sem contar na construção e reformas das várias UBS's (Unidades Básicas de Saúde) em diversos bairros, facilitando os atendimentos básicos à saúde.O veículo faz parte do recurso de convênio originado de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Juscelino Filho (DEMOCRATAS) para compra de uma ambulância na qual o muncipio entrou com uma contrapartida para a compra de uma Unidade de Terapia Intensiva móvel (UTI) o que faz de Trizidela do Vale ser o primeiro município da regional com uma ambulância desse porte.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 26/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE INSTALA TÚNEL DE DESINFECÇÃO NO HOSPITAL MUNICIPAL.

A Prefeitura do Trizidela do Vale sai mais um avez na frente e dessa vez instalou um túnel de desinfecção como forma de prevenção contra a Covid-19. O Hospital Municipal Dr. João Alberto, é o primeiro a receber o equipamento. A ação de higienização é feita com o uso de quartenário de Amônio, que é pulverizado no momento em que as pessoas atravessam o túnel.

Evidências apontam que o coronavírus pode permanecer ativo por horas, portanto, o uso do produto pode auxiliar na redução do risco de infecção. Esse tipo de túnel já é utilizado em outros países - e até mesmo no Brasil - e o uso da fórmula vem sendo intensificado na sanitização de ambientes neste período de pandemia.


Arilene Oliveira, secretária de saúde ressaltou que não tem mais palavras para agradecer o empenho do prefeito em relação a essa guerra contra a covid-19 e disse que a saúde esta de parabéns por mais essa inovação.Para higienização ser efetiva, a pessoa deve atravessá-lo em um intervalo de 5 segundos.

O primeiro aparelho foi instalado no Hospital,segundo o prefeito outras unidades de saúde contarão também com o equipamento que foi produzido por uma equipe própria do municipio."Esse túnel de desinfecção é mais uma alternativa que estamos utilizando para enfrentar o novo coronavírus.

Essa é uma preocupação constante da nossa gestão, em todas as ações que estamos realizando, a exemplo da distribuição de máscaras e conscientização sobre a importância do isolamento social. Nesse momento de pandemia, o poder público e a sociedade devem unir forças para salvar vidas", ressaltou o prefeito Fred Maia.

Assecom-Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 25/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE CORONAVÍRUS: PREFEITURA INSTALA TOTENS COM ÁLCOOL EM GEL EM UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE E HOSPITAL MUNICIPAL.

A prefeitura de Trizidela do Vale como sempre na frente no combate ao coronavírus não perde tempo e adquiriu totens com dispenser de álcool em gel, com pedal para ajudar na higiene das mãos e no enfrentamento ao coronavírus. Os equipamentos foram insalados e distribuídos em todas as unidade de saúde da sede e no hospital e maternidade Dr.João Alberto.

Os equipamentos vão auxiliar na higienização da população que busca atendimento no serviço público, garantindo a segurança do cidadão e dos servidores públicos e reduzindo a possibilidade de contaminação e transmissão da covid-19.

Assecom-Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 25/05/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VAI A FLORIANO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM A COVID-19

O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, acompanhado do médico Dr. Allan Roberto, Dr. Ivan e da secretária de Saúde, Arilene Oliveira, viajou na madrugada desta segunda-feira (25) para a cidade de Floriano no Piauí.

O objetivo da viagem do prefeito Fred Maia é um encontro com o médico Dr. Justino Moreira, diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano e buscar conhecimentos sobre tratamentos para a Covid-19.

O protocolo médico usado em Floriano (PI) tem dado bons resultados com diminuição no número de internações em UTI.

#Saúde 23/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA ABRE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE.

Em caráter emergencial, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lançou um edital de processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas para atuarem no enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas unidades de saúde e no hospital.

Os candidatos têm até o dia 15 de junho de 2020 (horário de

Brasília), por meio do recebimento de currículos através do email: semus_trizidela@hotmail.com. A seleção será por meio de análise curricular, avaliação de títulos e experiência profissional.

Em conversa com a secretária Municipal de Saúde, Arilene Oliveira ela disse que a saúde vem passando por um momento bastante difícil em razão de alguns funcionários terem pedido demissão,alguns terem se afastados de suas funções por motivo de estarem assintomáticos e outros por medo. Segundo o prefeito Fred Maia ele autorizou a secretária a realização do seletivo para que a saúde venha ter sempre profissionais que possam combater esse inimigo invisível e ainda destacou que hoje não existem secretarias distintas,pois todas estão imbuidas em um só objetivo,ou seja, combater o coronavírus.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA PREFEITURA REALIZA BARREIRA SANITÁRIA EM TRIZIDELA DO VALE.

A prefeitura de Trizidela do Vale por meio da secretaria municipal de segurança baseada no decreto baixado pelo prefeito Fred Maia na quinta-feira dia 21, implantou nesta sexta-feira,(22) uma barreira sanitária na saída da cidade sentido Bernardo do Mearim para conter a disseminação do coronavírus. Na oportunidade estiveram colaborando neste ação a Polícia Militar, Bombeiros Civis,Vigilância sanitária, Guarda Municipal e uma equipe de enfermeiros que tiveram a incumbência de de medir a temperatura dos condutores bem como a distribuição de máscaras e panfletos informativos quanto aos cuidados essenciais para não disseminação do vírus. Segundo o secretário de segurança responsável pela ação, Alisson Pascoal ele disse que essa medida deve se estender e que todos os condutores serão abordados para a medição da temperatura o que caso algum sintoma do Coronavírus seja identificado,tanto o condutor quanto os ocupantes do veículo serão encaminhados para o Hospital Municipal, onde passarão por atendimento médico", informou o secretário.

Além da barreira sanitária toda equipe envolvida na segurança do município terá por responsabilidade fiscalizar os bares que segundo decreto não poderão vender bebidas alcoólicas para o consumo, evitando assim aglomeração de pessoas,pois esta é uma medida restritiva que o município está tomando para diminuir o fluxo de pessoas na cidade e, consequentemente, diminuir o risco de pessoas que possam ser infectadas pelo vírus.

Assessoria de comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 20/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITO FRED MAIA ENTREGA DO HOSPITAL E MATERNIDADE DR. JOÃO ALBERTO REFORMADO E COM TODOS OS EQUIPAMENTOS NOVOS.

A solenidade de entrega do Hospital e Maternidade Dr. João Alberto, realizada nesta quarta-feira, 20, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, marcou o início de uma nova fase nos atendimentos de saúde do município. É que desde que foi iniciada a reforma no prédio do hospital,toda equipe de saúde e os atendimentos essenciais estiveram funcionando provisoriamente no centro de saúde Josenil Bezerra do Nascimento do Bairro Baixada,em seguida foi necessário ser transferido após a cheia do Rio Mearim onde veio a atender no prédio da Unidade de Ensino Santos Dumont do Bairro Aeroporto.Mesmo com todas as dificuldades a administração vinha suprindo com muita responsabilidade o atendimento ao público ,mas cobrou agilidade na obra para que pudesse desafogar a grande demanda e assim o sonho tornou-se realidade.Segundo o prefeito Fred Maia apesar dos altos e baixos e ainda momento que o mundo enfrenta ele nunca baixou a cabeça diante das críticas e que neste dia foi possível concluir a tão sonhada obra que oferece espaço mais agradável com tudo novo,equipamentos modernos,raio x, monitoramento por câmeras, estacionamento amplo, construção de galerias para o escoamento da água que antes afetava salas do prédio,piso industrial,tubulação de oxigênio,novas camas hospitalares, atendimento computadorizado entre outras inovações em se tratando de tecnologia.

Fizeram parte da solenidade o secretário de estado de indústria e comércio Simplício Araújo,vereadores, funcionários da saúde ,a secretária municipal de saúde Arilene Oliveira, a diretora da unidade hospitalar Fabrici,autoridades religiosas e demais convidados que participaram desse momento.

Ao fazer uso da palavra o secretário de estado de indústria e comércio,Simplício Araújo enalteceu o trabalho do prefeito e disse é que dessa forma que se trabalha,pois viu na pessoa de Fred o empenho de está todos os dias cobrando por melhorias para o povo no qual ele representa muito bem.

Emocionada, a secretária de saúde não conteu as lágrimas e disse que tudo isso só foi possível em virtude da saúde contar com apoio primordial do prefeito que tem se doado ao máximo para entregar esse presente tão grandioso a população.

Em sua fala o prefeito foi bem direto e falou das dificuldades que enfrenta,mas que mesmo assim não se deixa abater,agradeceu todos os profissionais de saúde pela dedicação,ao ex-deputado Victor Mendes que muito contribuiu destinando emendas para a saúde de Trizidela do Vale, inclusive emenda para a reforma do prédio do hospital, agradeceu ao secretário de finanças Bob, ao governo do estado por sempre o atender quando ele precisa e ainda intitulou de "mulher maravilha" a secretária de saúde,Arilene Oliveira por está se doar com toda sua equipe fazendo o diferencial na saúde do município.

Fred Maia disse ainda que isso não tudo, e que seu trabalho dará continuidade até o ultimo dia de sua administração,pois para quem não acreditou eis então a resposta, foi possível entregar aos trizidelenses com um dos hospitais mais modernos de toda a região.

Assecom-Assessoria de comunicação

#Saúde 15/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITO FRED MAIA RECEBE PROTETORES FACIAIS DOADO PELO IFMA PARA SEREM DESTINADOS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Campus Pedreiras doou 20 protetores faciais para os profssionais de saúde que estão na linda de frente ao combate do coronavírus em Trizidela do Vale.Segundo o professor professor Cardoso representante da instituição a ideia é contribuir com os municípios que possuem alunos matriculados na instituição sendo eles Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos.Neste primeiro lote a instituição fez a entrega de 20 unidades confeccionadas no próprio laboratório de mecânica da do instituto e daqui a dez dias concluirá a entrega de mais 30 protetores faciais.Quem esteve pessoalmente recebendo os protetores doados para Trizidela do Vale foi o prefeito Fred Maia que satisfeito agradeceu essa iniciativa do Instituto em colaborar com os profissionais de saúde que tem desempenhado um papel grandioso e até mesmo colocando em risco suas vidas na intenção de salvar a cada paciente.O professor Cardoso ressaltou que para a instituição é um prazer contribuir com os municípios e se tratando de Trizidela do Vale ele tem observado o esforço e o compromisso do prefeito Fred Maia quando o assunto é salvar vidas.

Assecom-Assessoria de Comunicação.

#Saúde 05/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DISPONIBILIZA CAIXAS D’ÁGUA E SABÃO PARA HIGIENIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.

A Prefeitura de Trizidela do Vale durante todo esse momento de pandemia tem traçado grandes ações no combate desse inimigo invisível que tem tirado o sossego de muita gente,mas que a gestão municipal ão tem descansado no sentido de combater a disseminação do vírus.

Um trabalho árduo,mas que vale a pana ressaltar o empenho de cada profissional de saúde que estão nessa linha de frente.Outra grande iniciativa do município foi colocar em pontos estratégicos da cidade caixas d’água de 310 litros além de sabão neutro para higienização das mãos da população que por algum motivo esteja em casas lotéricas, agências bancárias ou mesmo no comércio.

Segundo o prefeito Fred Maia essa é mais uma forma de combater o coronavírus,pois é de grande e tremenda importância as pessoas estarem informadas de lavarem constantemente as mãos, mas lembrou ainda que cabe a consciência de cada um para não contribuírem com a disseminação do vírus,e que o melhor que se faça nesse momento é permanecer sempre em casa, caso não tenha algo de necessidade a revolver fora dela afirmou o prefeito.

A prefeitura esta fazendo sua parte bem como a secretaria de saúde e as coordenações de vigilância sanitária e epidemiológica do município entre as demais pastas que estão contribuindo nessa campanha de combate a Covid-19.

Assecom-Assessoria de Comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA ADQUIRE MAIS UM RESPIRADOR PARA O HOSPITAL MUNICIPAL E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria de Saúde, continua investindo na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dessa vez a gestão municipal conseguiu mais um respirador,incluindo máscaras, óculos de proteção e outros equipamento necessários para os trabalhadores da área da saúde. Porém agora em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19), a gestão municipal tem se desdobrado ao máximo e adquirido vários equipamentos de proteção.Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito Fred Maia esteve em seu gabinete realizando a entrega dos citados equipamentos que muito contribuirão com o trabalho dos profissionais de saúde.Na entrega dos equipamentos estiveram presentes a secretária municipal de saúde Arilene Oliveira e o assessor de saúde Ivan que vem contribuindo o bastante na prestação dos serviços voltados ao combate da pandemia.Ao receber os equipamentos Arilene agradeceu o empenho da administração e disse que tudo isso chegou em boa hora.

Com a chegada desses equipamentos Trizidela do Vale fica a frente até mesmo de grandes municípios da região onde a maioria deles não possuem respiradores caso os pacientes necessitem."A Prefeitura continuará investindo na aquisição de equipamentos que possam salvaguardar as equipes de saúde. Essa é a maneira de fortalecer nossas equipes no atendimento à população e no enfrentamento do coronavírus", disse o prefeito.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 22/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE LOJAS NOROESTE DOA 2.000 MÁSCARAS DE PROTEÇÃO À SECRETARIA DE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE.

LOJAS NOROESTE DOA 2.000 MÁSCARAS DE PROTEÇÃO À SECRETARIA DE SAÚDE DE TRIZIDELA DO VALE.

Como método de enfrentamento e redução da contaminação da COVID19/coronavírus, as Lojas Noroeste através da gerência da filial Pedreiras na manhã desta, quarta-feira (22) esteve realizando a doação de 2.000 mil máscaras de proteção à Secretaria Municipal de Saúde de Trizidela do Vale para serem distribuídas para os pacientes que estão no hospital, acompanhantes, pessoas que não estão em contato com pacientes, funcionários e pessoas em casa que estão sob cuidados da saúde e em isolamento.De acordo com o gerente Braga Neto esta iniciativa solidária partiu do próprio dono da empresa que mediante essa dura realidade autorizou a produção de 100.000 mil máscaras que confeccionadas pelo próprio departamento de fabricação das Lojas Noroeste que decidiu por bem fazer esta doação,sendo que para filial da Loja Noroeste em Pedreiras foram enviadas 4.000 mil máscaras a serem divididas em partes iguais aos dois municípios.Para a secretária de saúde, Arilene Oliveira este é um gesto nobre que torna-se mais que um exemplo para que as demais empresas possam também contribuir praticando essa ações que venha beneficiar a saúde de todos.Ao tomar conhecimento sobre essa ação solidária o prefeito Fred Maia parabenizou as Lojas Noroeste e disse que melhor ainda seria se todos os empresários tomassem essa mesma atitude.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PREVENÇÃO: BOMBEIROS REALIZAM DESINFECÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS EM TRIZIDELA DO VALE.

A 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (13º CIBM), de Trizidela do Vale, esta realizando o trabalho de desinfecção em todos os prédios públicos do município que recebem diariamente um bom número de pessoas na cidade. Nesta primeira etapa passaram por essa higienização o Centro de Saúde da Baixada Josenil Bezerra do Nascimento, Palácio Municipal (onde funciona sede do poder executivo), Hospital e maternidade dr. João Alberto sendo que o trabalho dará continuidade nas unidade básicas de saúde.Para a realização desse trabalho, os bombeiros utilizam hipoclorito diluído em água produto esse, que além de eficaz contra o novo coronavírus, combate também outros tipos de vírus.Mediante essas ação desenvolvida no combate a Covid-19.Contudo, o prefeito Fred Maia reforça e continua batendo na mesma tecla que as ações preventivas só tem eficiência garantida se cada o cidadão fizer a sua parte e permanecer em casa.

Assecom

#Saúde 20/03/2020 PROCURADORIA GERAL O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 16/03/2020 GABINETE DO PREFEITO EVENTOS COM AGLOMERAÇÕES E AULAS SERÃO SUPENSOS POR 15 DIAS, DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

TRIZIDELA DO VALE:EVENTOS COM AGLOMERAÇÕES E AULAS SERÃO SUSPENSOS POR 15 DIAS, DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Em uma reunião realizada no inicio da noite desta segunda-feira,(16) com diretores de escolas e creches da rede municipal de ensino, o prefeito Fred Maia decidiu que tanto as aulas como os eventos de massa (grandes eventos), governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração acima de 100 pessoas também devem ser suspensos ou adiados. Para isso o prefeito já criou um decreto que deverá ser publicado no Diário Oficial do município a partir da data mencionada a suspensão por 15 dias e começará a partir de quarta-feira, (18) e seguirá até o (2) de abril, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.Quanto a reposição das aulas deve ocorrer ainda dentro do calendário letivo deste ano,ou seja no mês de julho.

"Não queremos pânico, queremos prevenção ao coronavírus", destacou o prefeito Fred Maia que enfatizou ainda que todas essas medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença, mas reforçou que o município está preparado e todas as medidas necessárias já foram estabelecidas.

Participaram da reunião a secretária municipal de saúde Arilene Oliveira que também fez uso da palavra e disse que todo um plano de contingência já foi traçado e pediu ainda o apoio de todos para o combate a esta luta.

O secretário de educação Chico da TV disse que de forma alguma os alunos serão prejudicados com essa suspensão,pois a gestão fez a opção certa em seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde onde esperam confiantes para logo tudo volte ao normal.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 11/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE INAUGURADA A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ANASTÁCIO FERREIRA DE ARAÚJO DO POVOADO MATÕES.

O prefeito Fred Maia, acompanhado de , secretários municipais,agentes comunitário de saúde,equipes de saúde e a secretária municipal de Saúde além de familiares como esposa e filhas do homenageados, as presenças da prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa,o articulador de assuntos políticos do governo do Estado Totota e a secretária municipal de saúde Arilene Oliveira, inauguraram na manhã dessa quarta-feira , 11, a Unidade Básica de Saúde Anastácio Ferreira de Araújo, Localizada no povoado Matões, a nova UBS é dotada de modernas instalações e terá os mesmos serviços de saúde realizados nas unidades da zona urbana, como por exemplo, nutrição, vacinação, consultas médicas e de enfermagem, sala de procedimentos, curativos, troca de sonda e outros para atender a demanda do povoado.

A cerimônia de entrega que contou com a presença de grande parte dos moradores que mesmo antes da U.B.S na localidade já contavam com todos os atendimentos básicos de saúde ali prestados.

Com a entrega dessa unidade de saúde o prefeito Fred Maia diz estar cada vez mais consciente do seu papel quanto gestor no qual disse que assim como a educação é base de seu governo a saúde também não é diferente e se Deus permitir brevemente também ele fará a entrega de uma unidade básica de saúde no povoado Iguará e das novas instalações do Hospital e Maternidade Dr.João Alberto.

Para a Secretária de saúde faltam palavras ver o desempenho do prefeito que a cada dia vem fazendo muito mais no sentido de contribuir não somente com a saúde,mas com todas as áreas do município.

Assecom-Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

#Saúde 30/08/2019 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO PREFEITURA PREPARA TERRENO PARA PERFURAÇÃO DE MAIS UM POÇO ARTESIANO. O SERVIÇO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS NA ZONA RURAL DE TRIZIDELA DO VALE CONTINUAM A TODO VAPOR,APÓS A CONCLUSÃO DOS POÇOS DOS POVOADOS BOA VISTA DO POMPEU E SANTA MARIA DOS RICARDOS A PREFEITURA DEU INICIO NESTE ,30 DE AGOSTO AO PREPARO DO TERRENO PARA A PERFURAÇÃO DO 3º POÇO ARTESIANO QUE DESSA VEZ CONTEMPLARÁ O POVOADO ALTO DE AREIA II E ADJACÊNCIAS.COMO SEMPRE PRESENTE NOS LOCAIS DE OBRA ACOMPANHADO PELO PRESIDENTE DO SISTEMA MUNICIPAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NANÔ DO POVO O PREFEITO FRED MAIA DISSE ESTAR BASTANTE FELIZ COM O QUE VEM ACONTECENDO,POIS GRAÇAS A COLABORAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL NA PESSOA DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO QUE LIBEROU O DINHEIRO PARA PERFURAÇÃO DESSES POÇOS E A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DA SUPERINTENDENTE DA FUNASA-MA,MAURA JORGE AS COMUNIDADES ESTÃO SENDO BENEFICIADAS COM ESSAS OBRAS QUE SERÃO UM GRANDE MARCO DE SUA ADMINSITRAÇÃO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.
ASSECOM-ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMTV
#Saúde 28/08/2019 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO CONCLUÍDA PERFURAÇÃO DE MAIS UM POÇO ARTESIANO NA ZONA RURAL DE TRIZIDELA DO VALE. Foi finalizada a perfuração dos 300 metros do poço artesiano do Povoado Santa Maria Dos Ricardos. Em menos de quatro meses a prefeitura de Trizidela do Vale já perfurou o 2º poço o primeiro povoado a contar com tão grande obra foi o Povoado Boa Vista do Pompeu cujo os moradores já receberam em suas casas agua potável e de qualidade. Dessa forma, o atual governo municipal vem cumprindo com muita responsabilidade o seu papel de administrar para o povo, e com essa perfuração isso vem a significar mais uma etapa do plano da atual administração para resolver definitivamente o problema do abastecimento de água nessas comunidades.

O senhor Costa morador da Santa Maria dos Ricardos diz agora estar bastante alegre com a realização desse sonho, pois comprovaram a veracidade da administração que sempre foi pautada em um trabalho de compromisso e respeito com o cidadão, pois mesmo antes da perfuração a prefeitura já tinha todo o cuidado de abastecer a localidade. Para o prefeito Fred Maia é motivo de alegria ver estampado no rosto dessas pessoas a felicidade de ter em suas próprias casas água potável e de qualidade e que o trabalho não para por aqui o maquinário já estará se deslocando para o povoado Alto de Areia onde será perfurado mais um poço.

Assecom-Assessoria de comunicação PMTV

#Saúde 14/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITO REALIZA ENTREGA DE NOVAS CAMAS HOSPITALARES AO HOSPITAL E MATERNIDADE DRº JOÃO ALBERTO. O Prefeito municipal de Trizidela do Vale, Fred Maia, acompanhado do ex-vereador Ricardo Maia, efetuou nesta quarta-feira(14) ao Hospital Municipal Drº João Alberto,novas camas hospitalares e colhões, adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde e doadas à entidade.As camas hospitalares são especialmente concebidas para o internamento de pacientes ou pessoas que precisam de algum tipo de cuidado de saúde, garantindo a comodidade. São flexíveis, possibilitando levantar e baixar os apoios da cabeça e pés e também ajustar a altura da cama em relação ao chão.De acordo com a diretora do hospital Fabrici que também acompanhou a entrega disse que a chegada dessas novas camas é de grande importância para melhoria das condições de atendimento do hospital e dos serviços prestados pela entidade à população.Fred Maia salientou que ele bem poderia deixar para realizar a entrega das novas camas somente quando inaugurasse as novas instalações do hospital que esta em reforma,mas achou por bem de imediato fazer a entrega das novas camas em virtude da necessidade de ver que as antigas já estavam sendo corroídas pela ferrugem.Em relação as antigas camas elas passarão por reformas e serão encaminhadas para as unidades básicas de saúde para serem utilizadas em caso de emergência para outros pacientes.
Assecom-Assessoria de comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale

#Saúde 13/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE AGOSTO DOURADO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO COM VÁRIOS ATENDIMENTOS DE SAÚDE PARA COMUNIDADE DO BAIRRO AEROPORTO. A secretaria municipal de Saúde de Trizidela do Vale realizou durante toda a manhã de terça-feira 13, no Bairro Aeroporto uma ação voltada para diversos atendimentos de saúde ofertados a comunidade.Na oportunidade o prefeito Fred Maia falou das dificuldades encontradas na saúde,mas disse realizar um trabalho com muita responsabilidade e que não irá cruzar os braços,pois idependentemente de qualquer situação com saúde não se brinca.Além da presença do prefeito,a secretária de saúde Arilene Oliveira, o vice-prefeito Dr° Deibson Balé,Ricardo Maia,vereador Lindinaldo que ali representou os demais colegas do legislativo entre outros convidados.Para a secretária de saúde Arilene Oliveira essa ação faz parte da Campanha agosto dourado voltado para a importância do aleitamento materno e que a secretaria de saúde estará sempre à disposição da população levando serviços essenciais de saúde.Dos atendimentos prestados como consulta médica,testes rápidos, fisioterapia e outros a fez parte da ação um profissional ortopedista prestando atendimento gratuito na qual obteve uma procura muito grande.

Assecom-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.
#Saúde 19/06/2019 GABINETE DO PREFEITO FRED MAIA SE REÚNE COM A SUPERITENDÊNCIA DA FUNASA-MA E COBRA AGILIDADE EM PROJETO DE POÇOS ARTESIANOS PARA POVOADOS Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Fred Maia acompanhado do secretário municipal de segurança Chico da TV estiveram conversando com a nova Superintendente da Fundação Nacional de Saúde - Funasa-MA, na qual hoje tem a frente a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, onde foram bem recebidos e o prefeito esteve tratando sobre o projeto de perfuração dos poços artesianos para os povoados de Trizidela do Vale.

Maura Jorge foi bem suscinta e garantiu todo apoio ao prefeito Fred Maia, pois ela conhece as dificuldades dos prefeitos quanto a esses projetos, mas garantiu que tudo aquilo que tiver ao seu alcance em se tratando do assunto discutido a mesma estará colaborando com o município por fazer parte da região do Médio Mearim.

Fred Maia salientou ainda que apesar dos obstáculos impostos em relação a contemplação desses poços aos povoados, ele esperou ansioso sobre uma resposta positiva e comemorou a medida tomada pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro, que com muita responsabilidade desbloqueou o dinheiro para a realização desse projeto que garantirá água potável de qualidade às comunidades e que hoje é realidade a perfuração do poço no povoado Boa Vista do Pompeu.

Na oportunidade Fred Maia cobrou junto a superintendência da Funasa agilidade para a perfuração dos demais poços previsto aos outros povoados.

Assecom - Assessoria de comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale.
#Saúde 01/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE INICIA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO DAS IST/ AIDS NO PERÍODO DO CARNAVAL A Secretaria Municipal de Saúde de Trizidela do Vale, por meio da Coordenação Organizadora de Mobilização e Prevenção, deu início hoje, 01, a campanha de prevenção das IST/Aids no período carnavalesco, com uma concentração no centro da cidade onde foi montada um atenda para esclarecimentos e distribuição de preservativos as pessoas que por ali passassem. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção das infecções, bem como intensificar as ações no período carnavalesco no Município.
www.trizideladovale.ma.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 14:49:47