PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM TRIZIDELA DO VALE.

O prefeito de Trizidela do Vale Fred Maia, decretou situação de emergência em função da cheia do Rio Mearim e em virtude do número de famílias desalojadas por causa da enchente.

Segundo dados da defesa civil municipal que realiza a aferição do volume de água o nível do rio já ultrapassou a média acima do normal e já totaliza os mais de 7 metros, elevando um grande número de desabrigados sendo mais de 100 desalojadas de suas residências e mais de 1.500 em estado de alerta. Na tarde deste domingo (8) o governador em exercício do estado, Carlos Brandão acompanhado de uma comitiva estiveram em Trizidela do Vale visitando alguns abrigos e em seguida reuniu-se com as autoridades na corporação de bombeiros na qual fora discutido alguns pontos sobre essa situação tão difícil, mas garantiu que o estado já é sabedor desse problema e que estará colaborando o mais rápido possível na ajuda dessas famílias. O decreto foi assinado pelo prefeito Fred Maia e entregue ao governador para que seja homologado e a partir daí as famílias possam ser beneficiadas.

No decreto o prefeito considera que Rio Mearim devido ao elevado índice pluviométrico das chuvas nesta época, vem enchendo além do normal, conforme parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; que devido a inesperada subida das águas, muitas famílias estão desabrigadas e que esse desabrigo das famílias, causam-lhes as perdas materiais, quais sejam: as unidades habitacionais, bens móveis, eletrodomésticos, estabelecimentos comerciais e seus respectivos produtos, áreas de esporte e lazer, estabelecimentos de ensino e saúde, além de outros danos que ainda possam a vir serem acometidos devido ao elevado índice pluviométrico que perdura neste período; e que o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, relata que a ocorrência deste desastre é favorável à declaração de Situação de Emergência.